Que não está fácil ser brasileiro no momento todos sabemos… Começamos a semana celebrando a nostalgia com a estreia de Mestres do Universo, mas nos entristecendo pela destruição dos arquivos da Cinemateca Brasileira. Apesar disso, duas outras notícias chamaram a atenção dos fãs de desenho. O adeus a Orlando Drummond – a voz marcante do personagem Scooby-Doo – foi seguido pela despedida à Mario Monjardim – a icônica voz do Salsicha – que também nos deixou nessa fria semana de julho.
Coincidência ou não, essas notícias foram dolorosas para nós que admiramos não apenas desenhos animados, mas também o trabalho incrível da dublagem brasileira (diga-se de passagem, uma das melhores do mundo).
Versão brasileira: Herbert Richards
Quem não se lembra dessa famosa frase? Como uma criança nascida em 1997, ainda consegui aproveitar o hype do que eu chamaria de “era de ouro” de Scooby-Doo. Foi a época dos filmes, jogos, especiais de tv, brinquedos e até dos live-actions (que agora estão na netflix). Como estudante de cinema, tive até mesmo a chance de ver os arquivos da produtora Herbert Richers (que hoje são propriedade da cinemateca do MAM).
Meu primeiro cachorro se chamou Scooby e conheci meu melhor amigo por também ter um cachorro chamado Scooby (algo comum até uns anos atrás). Tive VHS, fiz cosplay de Daphne e Velma com minha irmã e aguardamos ansiosas pela estreia do último filme, prometendo que sentaríamos na primeira fileira para assistir! (o que não aconteceu graças à pandemia). Infelizmente, acredito que não sou a primeira – e nem a única – a sentir profundamente o impacto que essa semana teve para a história da televisão brasileira. Esse aperto no peito vai demorar a passar…





Relembrar é viver!
Como uma forma de homenagem e principalmente de despedida, decidi abraçar a nostalgia e relembrar com vocês de Scooby-Doo: Mystery Mayhem, um jogo de PS2 lançado em 2003.
Neste jogo, você controla os personagens Scooby e Salsicha para resolver um mistério em uma mansão mal assombrada. Infelizmente ele não existe em versão dublada, mas vale a pena conferir se você é um dos fãs mais aficionados do desenho. Assim como os filmes, a série de jogos de Scooby-Doo também possui diversos títulos, lançados entre 1986 e 2010 para vários consoles, mas acredito que este tenha sido um dos mais marcantes.
Como no desenho, Mystery Mayhem segue os personagens tentando resolver o mistério de uma casa mal assombrada, onde vários fantasmas estão à solta. Eles saíram de um livro e Scooby e Salsicha precisam reportar as pistas para Velma, descobrir quem os soltou e recapturá-los. O jogo é bem simples e não possui puzzles muito elaborados, ficando o papel de destaque para a nostalgia. Sem um gameplay inovador, é o carisma de Scooby e Salsicha que torna a experiência realmente memorável. Desse modo, as críticas para ele foram bem medianas na maioria dos sites, ficando com uma média de 6/10.
Ele pode não ter sido o jogo mais amado de todos os tempos (estamos falando de Playstation 2!), mas com certeza ficou na lembrança de muitos de nós, afinal, quem não cresceu sonhando em andar por aí na máquina mistério e desvendar crimes na companhia de um cachorro falante?
O jogo fica então como uma recomendação de uma grande fã para qualquer um que queira matar as saudades e procure algo para passar o tempo, já que sua dificuldade não é o foco principal.
Scooby-Doo, cadê você meu filho?!
Agora, infelizmente, será impossível recitar esta frase sem que uma lágrima ou outra escorra. Contudo, nos despedimos com a certeza de que viver mais de 80 anos não é para qualquer um. O que fica é a alegria de saber que os de vocês foram vividos com felicidade e trouxeram sorrisos para milhares de pessoas pelo país!
Obrigada aos dois por tantas lembranças que guardaremos com carinho, o trabalho de vocês seguirá sempre vivo em nossos corações. Desejamos que suas famílias, seus companheiros de dublagem e amigos consigam encontrar consolo nesse momento tão difícil. E que as suas vozes, agora eternizadas por personagens tão amados, ainda encantem as gerações por vir!