Introdução
Certamente você já ouviu falar de Stardew Valley. Cuidar da sua plantação, alimentar seus animais e criar relações com os moradores da vila… Stardew Valley é sobre coisas simples. O jogo desenvolvido por Eric Barone é um sucesso e é um dos jogos de gerenciamento mais divertidos que já joguei, sendo ele o responsável por me ensinar grandes lições sobre organização.
A Disciplina é a chave para liberdade?
Não sei dizer exatamente o que a canção “Há Tempos” da banda Legião Urbana quer dizer, mas o trecho que diz “Meu amor, disciplina é liberdade” me faz refletir sobre o que é ser livre. Disciplina nos possibilita quebrar as correntes do humor, nos faz fazer o que deve ser feito e não só o que queremos fazer naquele momento.
Em contrapartida, a disciplina em exagero pode sistematizar a vida de uma forma perigosa, na qual o questionamento se torna desnecessário. Portanto se tem uma disciplina necessária é a do próprio questionamento. Em Stardew Valley a disciplina do jogador é testada constantemente, se você quer evoluir vai precisar dela!
O pensamento Empreendedor
O termo “empreendedorismo” está cada vez mais presente no nosso cotidiano. No entanto, o que é ser empreendedor? Obviamente que essa pergunta está aberta a uma série de respostas e interpretações, porém, gosto de pensar no empreendedorismo como o ato de materializar uma ideia, transforma-la em algo de real impacto social e que tenha em sua essência a inovação.
Todavia empreender necessita de muitos processos e métodos, visto que, a constância do negócio é um dos principais fatores da fórmula empreendedora. Ok, mas o que tudo isso tem a ver com Stardew Valley?
Stardew Valley, processos e métodos

À primeira vista Stardew Valley parece um simples jogo de gerenciamento de fazendinha com clara inspiração em Harvest Moon (o que não é mentira), mas com o tempo o jogo cria um cenário no qual o jogador precisará adotar uma rotina cheia de processos guiados por métodos.
Constantemente eu me vi forçado a criar uma rotina de organização e gerir meu tempo para conseguir fazer minha fazenda crescer e, por consequência, ter um maior lucro e evoluir meu impacto na vila. Este último ponto é de extrema importância! Os NPCs do jogo se mostram o grande motor ali dentro, é preciso separar tempo para as relações sociais, isso funciona quase como uma lembrança de que o lucro pelo lucro não vale a pena.
Contudo eu destaco aqui a necessidade constante de se organizar e de inovar na forma de cuidar das tarefas diárias. Para dar conta das minhas plantações e das minhas relações eu precisei criar uma planilha e listar todas as tarefas que eu tinha que fazer, separando-as por ordem de prioridade. Em seguida dei um prazo para cada uma das tarefas e comecei a execução.
Percebem? Escolhi uma ferramenta (planilha), após isso separei as tarefas usando um método (ordem de prioridade) e por fim dei prazo para cada uma das tarefas. Dessa forma comecei a ter bons resultados e inclusive tive mais tempo para conversar com os moradores da vila.
Conclusão
No entanto, devo admitir que não é tão fácil aplicar no nosso dia a dia as questões citadas. Entretanto isso não anula o potencial enorme que Stardew Valley tem em ensinar, de forma muito didática, a importância da gestão de tempo e organizacional.
Destaco também o pensamento empreendedor que está intrínseco no game, sempre que você pensa em formas de inovar e de materializar uma ideia você está praticando fundamentos do empreendedorismo, e mesmo o jogo conversando muito mais com a questão da organização, ele ainda flerta indiretamente com os princípios do empreendedorismo e da importância da disciplina para evolução de um projeto.
Por fim, deixo um convite à reflexão sobre o quão você está empreendendo nos seus projetos e se de fato você é livre? E claro, te convido à jogar Stardew Valley, talvez ele te ajude a responder essas questões, e se não ajudar, pelo menos será muito divertido.