Garden Story é um jogo de aventura, focado em ser bem casual e relaxante. Foi lançado no dia 11 de agosto de 2021 para Switch e PC, desenvolvido pela Picogram, e publicado pela Rose City Games.
História
Nesta história temos uma uva chamada Concord. Este, tem um grande papel dentro de Garden Story, já que foi retirado do jardim de infância para se tornar um Guardião de The Grove.
Logo no começo, sabemos que Concord deve se tornar o herói de The Grove, derrotando a ‘Podridão’ que afetou as regiões de Spring Hamlet, Summer Bar, Autumn Town e Winter Clade. E aqui começa nossa aventura, onde passaremos por cada uma dessas regiões para identificar os estragos causados e resolver.
Lógico, que, além disso, conheceremos os moradores e ajudaremos com seus problemas.
Jogabilidade
Em cada nova região, vamos ter um lugar para ficar, uma casa. Nela, temos as opções de dormir, alterar o visual, “equipar memórias”, e também podemos reabastecer nossas poções usando um poço de orvalho.

A opção de dormir, é bastante importante no final do dia, pois o jogo tem um sistema de horas e variação entre dia e noite. Com isso, as regiões mudam, com alguns inimigos que aparecem só ao anoitecer, e algumas lojas que só funcionam durante o dia. Além disso, ao encerrar o dia, o jogo mostra como foi sua evolução, pois, temos algumas missões diárias para fazer, como derrotar inimigos, consertar coisas e reunir recursos.
Quando o dia acaba, nós ganhamos level nesses tipos e missões, e isso é necessário para o desbloqueio de novas ferramentas e inimigos. Entretanto, aqui temos um problema um tanto quanto chato. Primeiramente, essas missões são bem simples, e com o tempo se tornam bastante repetitivas. Mesmo as que envolvem quebra-cabeças, acabam sendo muito fáceis, o que me decepcionou um bocado, pois isso prejudica a sensação de progresso.
Estamina
Tem mais um ponto que acredito ser importante mencionar. A forma como quebramos árvores, pedras e outras coisas para conseguir itens necessários para as missões, se torna mais massante devido a uma barra de estamina. Pois, da forma como ela e feita, cada ação de “bater” gasta uma porção da sua estamina. Portanto, a cada poucos golpes, temos de esperar ela carregar antes de continuar. Isso aumenta o tempo para coletar itens, e torna o ritmo do jogo bem mais lento. Logo, isso, aliado às missões repetitivas, acabam prejudicando o andamento do jogo.
Lógico que não existem apenas as missões diárias. Vários personagens vão precisar de nossa ajuda no andamento da história, mas estas também são bem simples. Outro problema é que o mapa não é todo aberto, e precisamos realizar certas missões para novas áreas se abrirem. Em alguns momentos isso passa a sensação de falta de liberdade.
Batalhas
Sobre matar monstros, a mesma barra de estamina também vai ser usado para atacar, ou seja, podemos atacar apenas enquanto tivermos estamina, senão temos de esperar ela recuperar. Além disso, existe apenas um ataque simples, e a arma que você pode equipar, seja uma espada, um martelo e em algumas situações até a vara de pescar. Dessa forma, o combate é bem simplista, e embora exista a possibilidade de evoluir essas armas, através de lojas na cidade, eu não consegui sentir essa melhoria ao matar os inimigos.
Já a evolução do personagem acontece por meio de memórias desbloqueadas em momentos específicos do jogo, após terminar alguma missão. Então, no mesmo lugar que você pode dormir, pode equipar essas memórias que fortalecem Concord, dando mais vida, por exemplo.
A parte mais desafiadora de Garden Story, são as batalhas contra os Chefes no final de cada uma das regiões. Todavia, ainda achei os puzzles para chegar até ali bem simples.
Bem, para terminar essa parte de Jogabilidade, achei que o jogo poderia ter mais profundidade. Embora tenha carisma, eu senti que depois de um tempo as atividades diárias se tornaram desinteressantes, e fiquei cansada muito facilmente. Pois, a estamina com lentidão para recuperação e as missões repetidas, prejudicaram minha experiência.
Trilha Sonora e Arte
Acredito que para a maioria das pessoas que se interessaram por Garden Story, o que mais chamou atenção foi a arte. E realmente, o visual do jogo é de encher os olhos, e deixa o jogador curioso para conhecer as diferentes regiões, e quais outros personagens vão aparecer na história.
Todo o mundo é cheio de detalhes encantadores, com uma paleta de cores muito bem escolhida para passar um ar de tranquilidade. Além disso, há um grande foco na natureza em cada nova parte do mapa.
As customizações do personagem também são muito graciosas. Você vai querer comprar um novo chapéu, ou uma bolsa, pois os mesmos acrescentam fofura a nossa pequena uva.
Sobre as músicas, estas se combinam muito bem com a arte passando o sentimento de tranquilidade e de casualidade. Pois, o seu som leve, nos deixa desfrutar os momentos do jogo, seja de ação, apenas passeando pelo cenário, ou ajudando mais um amigo.
A sensação que passa é que nada vai nos atrapalhar, e neste lugar tranquilo, so o agora importa.

Inovação
Acredito que esse é o principal ponto fraco de Garden Story. Em vários momentos você vai sentir como se já tivesse jogado algo similar. Pois, ele acaba por não fazer nada muito diferente do que outros jogos do mesmo gênero fazem.
Isso pode não ser um problema para a maioria das pessoas, principalmente para o público casual, que realmente pode não ter tido tantas experiências assim. Mas se o leitor joga vários jogos neste estilo, acredito que talvez o sentimento de jogar Garden Story não seja tão bom, pois ele realmente não pretende criar algo muito diferente do que o que já temos no mercado.
Conclusão
Garden Story foi um dos indies que mais esperei esse ano. Sua proposta de ter um visual charmoso e de nosso personagem sempre ajudar os outros, me cativou.
Entretanto, o jogo acaba por se estender demais se tornando repetitivo e até cansativo, onde tudo parece demorar a acontecer. Uma simples ação de cortar uma madeira é adiada pela barra de estamina, que parece estar ali apenas para estender a ação mais do que o necessário, o que com o tempo incomoda e pode fazer com que o jogador deixe o jogo de lado.
Além disso, a falta de uma história bem desenvolvida faz com que você tenha dificuldade para prosseguir. Pois, existem pequenos propósitos de ajudar as pessoas, mas talvez isso não seja suficiente para que algumas pessoas se prendam.
Porém, se você procura um jogo apenas para relaxar, sem grandes preocupações e grandes complexidades, esse pode ser o melhor jogo para o momento. Pois, este acaba sendo o principal objetivo de Garden Story, um passatempo para um dia que você quer apenas relaxar.
* Chave cedida para análise
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