Introdução
Lamentum apresenta uma proposta intrigante. O game tem a premissa de ser um survivor horror fortemente inspirado em clássicos do terror e ainda assim, apresentar algo novo. Portanto, logo nas imagens de divulgação do título fica evidente sua inspiração em Resident Evil e Silent Hill. Pois, temos aqui uma jornada que se passará inteiramente em uma mansão. Além disso, neste local o protagonista terá que enfrentar diversos horrores em busca de sua esposa.
Admito que eu não sou muito fã de jogos que se sustentem em saudosismo. Felizmente, este não é o caso aqui. Assim sendo, me acompanhe em mais uma jornada pelo survival horror nesta análise do Garota no controle.
Lamentum foi desenvolvido pela Obscure Tales e lançado no dia 27 de agosto. O título está disponível nas plataformas Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC, via Steam.
A calmaria antes do terror
Lamentum é ambientado na Nova Inglaterra em meados do século XIX. O game começa introduzindo o protagonista Victor Hartwell, um jovem Aristocrata. Ele está em um jardim a espera de sua esposa, entretanto, decide explorar um pouco o local enquanto espera.

Neste momento, temos um pequeno tutorial de como as principais mecânicas do game irão funcionar. Portanto, podemos interagir com alguns objetos, sendo que o protagonista irá fazer um pequeno comentário sobre. Assim sendo, interagimos com uma fonte e ele comenta que se tivesse uma moeda poderia fazer um desejo. Após isso, se o jogador explorar com cuidado, encontrará uma moeda no jardim. Com este objeto em mãos, é possível jogarmos a moeda na fonte e Victor fará um desejo.
Em minhas análises eu sempre gosto de observar a subjetividade das coisas. Portanto, aqui temos a primeira de muitas coisas subjetivas que Lamentum apresenta. Pois, diferente de outros jogos que explicam passo a passo os objetivos do jogador, o game aqui explica de uma forma inteligente a mecânica de exploração e uso correto de itens.
Portanto, este aspecto será extremamente necessário na jornada do jogador. Embora pareça algo simples, este pequeno elemento inicial já serve de alerta, pois a jornada que Victor irá enfrentar exigirá do personagem atenção ao redor de todos os locais que ele adentra.
Assim sendo, após este momento de calmaria na fonte, a esposa do protagonista, Alissa, finalmente chega. Eles tem um pequeno diálogo e trocam palavras calorosas de amor.
A terrível doença
Após está introdução inicial dos personagens, temos um salto temporal de alguns anos. Alissa acabou desenvolvendo uma doença terminal e Victor está desesperado para encontrar uma cura. Ele já consultou diversos especialistas sobre o que poderia ser feito, entretanto, não teve sucesso. Entretanto, ele ouve falar de um médico que possui métodos pouco ortodoxos e talvez possa ajudá-lo.

Por estar sem opções, ele decide que faria qualquer coisa para salvar sua esposa. Portanto, os dois partem em rumo a misteriosa mansão para encontrar o misterioso Conde.
A maldição da Mansão Grau Hill
Após uma longa viagem, finalmente o casal chega a residência do conde. Logo que chegamos no local podemos perceber o quão macabro o local é. Pois, temos pelo ambiente diferentes quadros estranhos, hospedes que se comunicam de maneira misteriosa e até mesmo uma grande estátua no Hall da mansão. Este momento inicial me lembrou imediatamente de Resident Evil 1. Pois, naquele jogo também nos aventuramos em uma grande mansão que esconde segredos obscuros.
Depois que explorarmos um pouco o local, o mordomo da mansão nos diz que devemos encontrar o Conde em seu escritório. Assim sendo, nos encaminhamos para lá e encontramos o misterioso médico. Logo que Victor se encontra com ele, o conde nos diz que algumas doenças não podem ser curadas de maneiras comuns e que é necessário adentrar caminhos pouco explorados para encontrar a cura para certos problemas.
Uma sensação interpretativa
Durante este pequeno diálogo, o game já transmite uma sensação interpretativa. Pois, cada jogador pode interpretar de uma maneira diferente o que o Conde quer dizer com “métodos pouco ortodoxos”. Claro, evidentemente será algo sobrenatural, mas fica o mistério no ar sobre quais forças estarão agindo no game. Portanto, eu já adianto que este sentimento de narrativa misteriosa irá se prolongar por todo o game. Entretanto, mais pra frente eu falo mais sobre está escolha de storytelling.
Após este diálogo misterioso, o Conde pergunta a Victor se ele está disposto a qualquer coisa para salvar sua amada. O protagonista responde que sim e então a conversa termina. Logo em seguida, o personagem vai até o quarto de sua amada quando um som macabro começa e ele desmaia.
O terror e a sobrevivência começam
Depois de um longo período desmaiado, Victor acorda e percebe que sua esposa desapareceu. Neste momento o personagem entra em desespero e começa a explorar o quarto em busca de pistas. Portanto, enquanto exploramos o local somos introduzidos a algumas mecânicas já conhecidas por fãs de survival horror.
Assim sendo, temos um baú no qual o jogador poderá guardar itens e uma máquina na qual será possível salvarmos o progresso. Além disso, é importante mencionar que para o save ser feito, é necessário tinta, similar ao estilo de salvamento do clássico Resident Evil.
Outro elemento que encontramos no quarto é um documento. Ele contém informações sobre um hospede que esteve naquele local, sendo que estes itens documentais serão de extrema importância para a tentativa de interpretação da narrativa. Portanto, após explorar o quarto, o protagonista parte rumo ao desconhecido em busca de sua esposa.
Uma narrativa interpretativa que poderia ser melhor
Histórias interpretativas são fortemente presentes no gênero survival horror. Após o sucesso de Silent Hill, muitos jogos tentaram emular o aspecto de narrativas na qual o jogador deve interpretar os acontecimentos de acordo com o seu entendimento.
Infelizmente, muitos games acabam não apresentando peças suficientes para que o player consiga refletir sobre o storytelling. Portanto, este acaba sendo o caso em Lamentum. Embora o título se esforce em entregar momentos chaves para o jogador refletir, a desconexão de elementos acaba dificultando a compreensão e a reflexão narrativa.
Assim sendo, o game poderia ter apresentado principalmente por meio dos documentos de texto, mais peças chaves que fariam o player refletir sobre a motivação dos personagens. Portanto, esse fator fica evidente principalmente nas criaturas, pois, embora elas tenham visuais distintos e macabros, a curiosidade do jogador em desvendar o motivo delas estarem ali acaba não senso saciada.

Claro, estou falando de um fator subjetivo aqui, entretanto, a partir do momento que o game se propõe a apresentar um storytelling reflexivo, não entregar peças suficientes para isso acaba não sendo o ideal.
Uma história ok
Embora Lamentum pudesse ser melhor em alguns aspectos narrativos, no geral o game entrega o proposto. Pois, temos aqui uma história com elementos conhecidos por fãs do gênero, como uma personagem que iremos encontrar de tempos em tempos com informações, chefes característicos e até mesmo algumas reviravoltas, sendo que este último aspecto também poderia ter sido melhor trabalhado. Portanto, temos aqui uma narrativa que entrega uma boa história, entretanto, infelizmente não atinge seu potencial máximo.
Um local infestado de criaturas
Por falar nas criaturas do local, chegou o momento de falarmos um pouco sobre elas. Após sairmos do quarto, percebemos que a mansão está completamente diferente. Ele agora está mais macabra do que anteriormente, sendo que temos quadros com imagens bizarras nas paredes, uma espécie de gosma vermelha para todos os lados e claro, monstros. Após explorar um pouco está nova versão do local, nos deparamos com nosso primeiro monstro. Neste primeiro encontro, nossa única opção é fugir, escolha está que poderá ser feita em outros momentos também.
Em relação a variação de inimigos que encontraremos no game, o título faz um bom trabalho. Pois, temos aqui uma grande variação de criaturas, sendo que cada uma delas possuem ataques diferentes.

Portanto, estão presentes monstros rápidos mas com ataques com pouco dano, sendo que ao mesmo tempo, o jogador poderá se deparar com inimigos lentos, entretanto, altamente mortais. Embora tenhamos uma boa variação de criaturas, não existe muita variação na forma de lidar com eles. Portanto, o ideal é atacar eles de forma direta, se afastar até eles atacarem e então repetir este ciclo.
Armas para a sobrevivência
Durante nossa exploração pela mansão, iremos encontrar armas que o protagonista poderá usar contra os monstros. Algumas delas são facas, uma espada e até mesmo uma pistola. Entretanto, estes itens não são de fácil acesso, sendo que será necessário a realização de um quebra cabeça para obtermos o item.
Para exemplificar, temos a espada, ao adentrarmos uma sala, ela está em destaque no centro do local. Porém, ao pegarmos a arma, uma armadilha é ativada na sala. Assim sendo, para obtermos está lamina mortal, é necessário buscarmos outro item para colocarmos no lugar.

No geral, as armas corpo a corpo acabam sendo mais eficazes na luta contra as criaturas. Pois, para usarmos a pistola é necessário munição, item este que é bem escasso no game. Durante o meu gameplay, eu sempre tentava evitar confrontos, pois não faz sentido tentar matar todos os monstros no cenário, sendo que protagonista não é recompensado por isso.
Quebra cabeças
Outro elemento fortemente presente em Lamentum são os quebra cabeças. Embora eles sejam bem variados, a complexidade deles poderia ter sido melhor trabalhada. Pois, temos aqui Puzzles que normalmente envolvem apenas a busca de terminado item para completarmos. Para exemplificar, um dos quebra cabeças envolve o jogador coletar diversos itens para uma mistura química. Portanto, o protagonista deve explorar diferentes locais da mansão em busca destes elementos químicos, sendo que durante o caminho iremos nos deparar com diversas criaturas.

Embora a maioria dos quebra cabeças sigam a mesma linha, existe uma ou outra exceção. Em determinado momento do game, temos que resolver um puzzle que envolve pisarmos em uma combinação de símbolos na ordem correta, sendo que se selecionarmos um símbolo errado, devemos começar do início. Este foi o quebra cabeça que mais se destacou no título, pois, ele fugiu do padrão dos outros.
Uma trilha sonora inspirada nos clássicos
Lamentum apresenta trilhas semelhantes ao clássicos do survival horror. Portanto, durante a exploração pelos cenários da macabra mansão, podemos ouvir o som dos monstros a todo momento, além de uma característica trilha pesada de fundo, que se intensifica quando estamos perto de criaturas. Este elemento remete diretamente a Silent Hill, pois lá também existe este fator constante.
Além disso, aqui também temos uma trilha de sala segura. Assim sendo, sempre que o protagonista se encontra em uma sala de save, é tocada uma música mais calma, que transmite o sentimento de calmaria antes do terror. Particularmente, eu sou muito fã deste elemento no gênero, e Lamentum usa este recurso muito bem.
Um visual macabro e belo ao mesmo tempo
Lamentum consegue fazer uma boa mescla de visuais. Portanto, ao mesmo tempo que temos aqui gráficos pixelados, o título consegue usar este recurso com maestria para deixar os locais ainda mais assustadores. Para exemplicar, temos os quadros nas paredes que mencionei anteriormente.
Graças ao visuais de pixel, as imagens visuais dos quadros acaba não sendo muito nítida, o que deixa tudo mais assustador, pois faz o jogador questionar o que ele realmente deveria estar vendo nas pinturas.

Na minha interpretação, isso define o estado emocional de Victor e seu questionamento sobre a realidade ao explorar aquela mansão. Pois, em vários momentos do título, o jogador é estimulado a ter este questionamento de forma subjetiva. Infelizmente, como dito anteriormente, o game poderia ter instigado mais os jogadores com este elemento.
Além disso, os cenários do título também são interessantes. Temos uma variação aceitável de locais, deste grandes salões, quartos e até mesmo um jardim. Cada um destes ambientes apresenta diferentes desafios e monstros para o protagonista lidar.
Um desempenho excelente
Minha experiência foi em um Xbox Series S. Portanto, durante o meu gameplay não tive nenhum problema em relação ao desempenho e bugs. Além disso, os tempos de carregamento foram rápidos, o que tornou o game fluido em questão de rapidez nos momentos de mudança de cenário.
Conclusão
Lamentum é um survival horror que cumpre boa parte de sua proposta. O game consegue apresentar uma boa ambientação, trilha sonora e mecânicas de combate eficazes. Além disso, o título consegue contar uma história ok, não temos aqui momentos épicos e nem reviravoltas muito surpreendentes, entretanto, o núcleo central consegue ter um começo, meio e fim interessantes.
Infelizmente, o jogo acaba sendo ambicioso demais ao apresentar elementos interpretativos em sua narrativa. Esta escolha acaba prejudicando o conjunto total da obra, pois não temos peças suficientes para refletir sobre as situações apresentadas.
Em relação aos elementos de jogabilidade, o game fez um bom trabalho. Embora não tenhamos uma grande variação de formas de combate, as variadas armas acabam compensando este fator. Além disso, os quebra cabeças do game se destacam por serem frequentes, entretanto, deixam a desejar na variação.
Por fim, Lamentum é um survival horror que apresenta propostas interessantes. Portanto, graças aos diversos elementos clássicos do terror aqui presentes, o título conseguirá agradar os apreciadores do horror de sobrevivência, entretanto, deixará um sentimento de que alguns elementos poderiam ter sido melhor trabalhados.
*Chave cedida para análise no Xbox