Mask of Mists é um game de ação e aventura em primeira pessoa, desenvolvido pela 9 Eyes Game Studio. Nele você explora “Um mundo cheio de magia e segredos”, baseado no conceito de resolver quebra-cabeças e lutar contra monstros para salvar um mago.
Mask of Mists foi desenvolvido originalmente para PC, mas agora também está disponível para Xbox One, Séries S|X, PS4, PS5 e Switch.
História
O enredo de Mask of Mists é no mínimo simplista. Você é um tipo de freelancer que resolve problemas. Certo dia, aparece um trabalho que paga muito bem: Sair em busca do Arque-mago de uma academia de magia local.
Contudo, a história acaba basicamente aí.
Um Arque-mago da Academia desapareceu. Quem? “Como você sabe, desaparecimentos indetectáveis de Arque-magos são extremamente incomuns”, como diz no início. Mas, São? “O arque-mago Crowl estava estudando monstros do Abismo em uma área que já esteve em guerra com o Império.”
Mas afinal: Quem sou eu? O que é a Academia, quem é o Império, o que é o Abismo? Simplesmente não há explicações suficientes durante o gameplay.
Claro que um jogo não precisa ter grandes cutscenes ou uma lore enorme para ser interessante, mas se você coloca algo como objetivo e motivação do jogo, no mínimo uma explicação geral seria satisfatório. Há uma cena animada no início e outra no final do jogo, e pronto.
O Jogo
Em Mask of Mists o foco da jogabilidade é resolver puzzles. À medida que você avança se depara com obstáculos que ainda não pode superar. Sendo assim, sua função é descobrir em que ordem fazer as coisas e quais itens são necessários para seguir em frente.
Por exemplo, você precisa dar carne cozida para desarmar uma planta carnívora. Então, você tem que descobrir como prender um animal, encontrar madeira para acender o fogo e cozinhá-la para dar a planta.
Porém, não espere grandes puzzles e situações complexas para resolver. “Esta árvore precisa ser cortada”, explore um pouco e ali vai estar um machado. Outros quebra-cabeças que envolvem estátuas antigas e runas apresentam desafio quase nulo, afinal, as soluções estão em pedaços de papel que não são muito difíceis de encontrar.
Na verdade, em Mask of Mists o único quebra-cabeça que parecia desafiador é um dos primeiros do jogo, mas acaba nem sendo pela razão “correta”.
Depois de encontrar uma sala secreta, há um bilhete dizendo: “Não consigo encontrar a chave do Fort Terrace em lugar nenhum. Devo ter deixado cair quando estava trabalhando na minha última pintura”. Perfeito, já que naquela mesma sala há uma pintura que ao interagir diz: “Esta pintura parece inacabada”. Desta maneira, você volta ao local da pintura e roda, roda e roda até não aguentar mais.
Após questionar sua capacidade intelectual, a chave vai estar em outro lugar. A pergunta é: Por quê? Ou seja, a maior dificuldade nos puzzles do jogo pode ser a incoerência de informações, do que sua complexidade real.
Grande parte da resolução dos puzzles de Mask of Mists passa pela exploração do cenário. Embora o mapa não seja grande, o ideal é explorar cada canto para não deixar nenhum item necessário para avançar.
Combate
Mask of Mists tem um combate funcional, contudo limitado. Você começa desarmado, mas logo recebe uma espada e uma arma. Evidentemente, você vai poder golpear os inimigos ou atirar neles, apesar da mira extremamente imprecisa do jogo.
Outro ponto é que matar inimigos é uma “fórmula” repetitiva. Você golpeia com a espada, recua para evitar o ataque e depois avança para atacar novamente e finalizar o trabalho. Faça isso para todos os inimigos no jogo e saíra vencedor. Além isso, eles nunca reaparecem, ou seja, ao menos você vai repetir a “fórmula” poucas vezes.
Em resumo, durante todo o gameplay, você anda, explora atrás de itens para resolver puzzles simples e enfrenta inimigos com sua espada ou atirando com sua arma imprecisa.
Aspectos Técnicos
Mask of Mists não almeja um nível alto de fidelidade. Então, seus cenários são extremamente coloridos, com florestas habitadas por cogumelos gigantes, bolhas e plantas carnívoras. A qualidade gráfica em si é razoável, nada que impressione, mas da para notar um capricho no design estético do mundo.
A única exceção são as masmorras. Elas são basicamente iguais, um cópia e cola mesmo, não chegam a ser feias, contudo visivelmente não tiveram a mesma atenção em detalhes como as florestas do jogo, por exemplo.
Os maiores problemas técnicos em Mask of Mists estão nos monstros. Eles são mal animados e com design preguiçoso, mesmo um boss final não é caprichado. Além disso, o som dos inimigos é frustrante. São apenas grunhidos e rosnados que soam como se tivessem sido produzidos para um antigo celular de toques polifônicos.
As falhas do design de som também se aplicam à trilha sonora. Ela até tem uma pegada medieval, mas é repetitiva, pouco empolgante nos momentos e batalhas, nada memorável.
Outro detalhe é que o jogo não tem localização em português, nem mesmo legendas.
Conclusão
Mask of Mists tem uma proposta bem simples, mas, mesmo assim, não consegue ter uma boa execução. O protagonista “não é ninguém”, o enredo é apenas um pano de fundo sem nenhuma profundidade e que não é compensado por um gameplay empolgante.
Os Russos da 9 Eyes Game Studio trazem vários cenários bem coloridos e bonitos de visitar. Enquanto isso, os inimigos são pobres e repetitivos.
Além disso, para um jogo focado em na resolução de puzzles e exploração, seu final é um anticlímax, já que, ao invés de um quebra-cabeças realmente complicado, temos uma luta sem grande impacto contra um boss nada marcante.
Mask of Mists até tem uma proposta interessante, mas seus problemas o tornam um jogo esquecível.