Introdução
Jogos retrô ou com pegada retrô trazem um nível de desafio bem elevado. Steel Assault não foge desse padrão. Dificuldade hardcore, gráficos estilosos, ação ininterrupta e um robô que é tão chato quanto as medusas do Castlevania. Assim se descreve Steel Assault.
Desenvolvido pela Zenovia Interactive, publicado pela Tribute Games, Steel Assault chega detonando no PC e Switch em 28/09/2021.
História
O final da década de 2030 foi a era da guerra radiológica. A Segunda Guerra do Pacífico viu a estreia da bomba de tório: uma arma de dispersão de radiação que causou quase nenhuma destruição visível, mas que poderia tornar cidades inteiras inabitáveis por vários anos, preservando seus recursos para unidades robóticas especializadas varrê-las e separá-las (enquanto suas populações humanas fugiram ou morreram).
As cidades da América foram dizimadas. Um homem se levantou para governar sobre as cinzas: Magnus Pierce, um famoso inventor e roboticista que se tornou general do exército. Seu regime deu início a um expurgo em grande escala de todos os seus inimigos reais e suspeitos, incluindo os pais do protagonista Taro Takahashi. Taro cresceu e se tornou um membro central da Resistência ao Alvorada, uma insurgência clandestina liderada por Hans Albrecht e Sonia Singh. No início de 2046, os soldados do general Pierce começaram a reformar e implantar a velha tecnologia nuclear, militar e robótica, e começaram a restaurar as redes de energia de várias cidades abandonadas que agora se mudaram para ocupar. Você, Taro, é enviado para investigar …
fonte: http://www.steelassault.com

Salvando o futuro
Taro é o herói de Steel Assault. Para cumprir sua missão, ele dispõe de um chicote elétrico que lembra muito o do protagonista de Castlevania Bloodlines para Mega Drive. Também, socos potentes e uma tirolesa para alcançar lugares difíceis. A fim de aprender a utilizar esse equipamento, na tela inicial existe a opção de tutorial. Ou seja, o jogador não tem a obrigação de fazê-lo. Por mais recomendado que seja. Além de tudo, pode voltar sempre que esquecer de algo ou alguma mecânica. Porém, bem improvável que isso aconteça.
Há várias dificuldades disponíveis, começando por “muito fácil” até a “difícil”. Mas não se deixe enganar pelos nomes. Porque a dificuldade fácil não é tão fácil. Mesmo que seja curto, com apenas cinco fases, não terá facilidade. Por essa razão, levará tempo até conseguir pegar os padrões e consegui vencê-los. Ainda tem o robozinho barulhento chato que vai te desconcentrar. Pior ainda, vai te perseguir para te irritar mais que mosquito em noite quente.
O fator replay aumenta a longevidade do jogo. Como tem uma proposta arcade (terminar o jogo em uma jogada apenas) o jogador tentará melhorar seu desempenho a cada tentativa. Além disso, a dificuldade de forma gradual entre um nível e outro. Assim, quem terminar no normal, vai querer tentar o modo difícil. Ainda há as conquistas para os que buscam a platina. Conseguirão eles terminar uma fase sem levar dano? Pois há um troféu com essa condição.
A tirolesa é pouco aproveitada. Ainda que seja necessária em alguns pontos do jogo, sua utilização é muito pequena. Mesmo que seja algo típico do jogo, possui uma exploração escassa desse recurso. Uma pena. Mas não se engane que não precise dominar a utilização da tirolesa. Pois, nos momentos em que precisar, deve ter bom conhecimento e preparo para usar.
Visões do Futuro
Podemos descrever o visual de Steel Assault como lindo. Mesmo propondo algo no estilo 16-bit, não perde nos detalhes. Pois os inimigos, cenários e qualquer outro detalhe presente são bem feitos. As batalhas contras os chefes tem toda sua beleza. Não apenas por serem chefes bem produzidos e desenhados, mas também como eles se comportam em relação aos estágios.
Os personagens secundários que aparecem conversando com o protagonista tem um traço bem bonito também. Também, as cut-scenes entre os estágios dão todo um ar cinematográfico a história. Assim, os mais saudosos farão conexão com as transições de níveis de Ninja Gaiden do NES.
Para os mais observadores, existem várias referências. Assim, aumentando o fator diversão do jogo ao reconhecer elementos familiares. Uma curiosidade presente é que muitos dos artistas do jogo trabalharam em jogos de Nintendo DS e Game Boy Advance. Então, justifica o estilo gráfico utilizado, bem como a jogabilidade simples.

Som do aço cortando
Steel Assault possui uma trilha sonora compatível com sua ação. Pois é intensa, emocionante e te instiga a continuar. Com a exceção do robozinho que não vai te deixar subir. Afinal, ele faz um barulho irritante. Mas ele provavelmente deve ter sido projetado para isso.

Futuro distópico
Steel Assault não escapa de ter pontos negativos. Apesar de possuir tudo que um jogo considerado bom nesse estilo tem, lhe falta alguns itens. Primeiramente, podemos citar sua duração. Porque é bem curta. Mesmo que as fases tenham subfases, estas bem bonitas, o jogo pode ser finalizado de forma rápido. Evidentemente, vai depender da habilidade do jogador.
Em segundo lugar, o fator replay. Afinal, jogos com pegada arcade devem ter um fator replay forte. Dessa forma, compensando sua curta duração. Entretanto, esse fator depende mais do jogador do que do jogo. Ainda que haja o modo Arcade, um modo mais difícil de jogo, não há uma quantidade extras ou estímulos para repetir a jogatina além dos níveis de dificuldade. Por fim, a dificuldade que atrai mais veteranos do que novos jogadores para o gênero. Contudo, com exceção do modo Arcade, o game possui vidas infinitas que até têm sua utilidade nessa dificuldade toda. Mas, realmente, falta modos alternativos para o jogo. Evidentemente, esses pontos negativos têm pouco impacto na diversão.

Salvando o Futuro
Steel Assault é um excelente jogo de plataforma com ação intensa. Também, inimigos bem trabalhados e numerosos para aumentar mais ainda sua dor de cabeça em cada fase. Em adição, chefes desafiadores e bem divertidos de derrotar deixando as batalhas mais emocionantes. Contudo, o jogo possui uma duração pequena. Entretanto, até conseguir chegar à última fase, a tela de GAME OVER aparecerá várias vezes em sua televisão/monitor. Talvez te lembre Guns N’ Runs. Altamente recomendado para fãs de desafios e portadores de dedos ágeis.
*Análise feita com chave cedida para PC