Introdução
Antes de mais nada, uma épica batalha está para acontecer: Ratos vs Rãs gigantes… Você pergunta se é serio? Sim, é sério. Desse modo, Tails of Iron é um ARPG com elementos de souls- like. O jogador assume o papel de Redgi, o herói rato herdeiro do trono dos ratos que está sobre ameaça do clã das Rãs.
Sendo assim, reúna aliados, construa equipamentos e aprimore estilos de luta distintos. Combata inimigos encontrando a tática certa para cada um deles, atacando-os até vencê-los ou executando-os.
Logo, Tails of Iron é produto do estúdio Odd Bug Studio e lançado por ambas United Label e a CI Games em 17 de Setembro de 2021. Ainda mais, está acessível no PC Windows via Steam, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.
Em se tratando de ARPGs, confira estas dicas do nosso site.
Um conto épico e de forte odor
Antes de mais nada, o enredo traz um passado de séculos com muitos conflitos entre os ratos Carmesim e o Clã dos Sapos. Poucos foram os momentos de paz até que o líder dos roedores, o rei Rattus – primeiro de seu nome – trouxe a paz de volta. Isto é, expulsou o líder dos sapos Verruga Verde e seus asseclas de volta para o pântano de onde vieram e assumiu seu posto no trono. Paz reinou e prosperou, mas não por muito tempo.

No início de Tails of Iron, mais um dia nasce no Forte Carmesim, reino dos ratos. Nesse ínterim, Redgi é convocado pelo seu pai, o rei Ratus, para discutir sobre quem será o herdeiro do trono.

Então, o príncipe fica sabendo que terá que enfrentar Denis, seu irmão mais velho , em combate para decidir quem herdará o trono Carmesim. Antes que o duelo comece, o outro irmão chef culinário prepara uma boa refeição para o jovem rato. Guiado pelo mensageiro do rei todo o tempo, e já empunhando espada e escudo, o príncipe se prepara para a batalha que decidirá o futuro do reino.
Duelo pela coroa
Em seguida, Redgi treina com seu próprio irmão que o ensina a usar o boneco de treinamento. O irmão se assusta com o potencial do rapaz que destrói o boneco, temendo que se o garoto fosse maior talvez fosse uma ameaça real.
Eventualmente, após uma luta árdua contra seu forte e experiente irmão, Redgi sai vitorioso. Nos olhos da plateia, o novo rei foi decidido com o atual monarca proclamando o título ao seu filho. Contudo, quando o rei estava prestes a entregar a coroa, o pior acontece. Uma lança voa por cima da arena mirando direto no coração do pai de Redgi, no alto do palanque real da arquibancada. O rei jaz morto…

Um clã de anfíbios
Enquanto Redgi presencia seu pai morto de maneira brutal, pendurado pela lança repentina, uma horda de sapos guerreiros armados invade a arena por todos os lados da plateia. Em seguida, uma grande figura irrompe pelos portões do local do duelo, esta ninguém menos que o próprio líder do clã dos sapos, o regicida Verruga Verde.

Não há a menor chance para Redgi, que é vencido rapidamente e jogado nos esgotos do castelo. A seguir, o novo rei sem reino desperta apenas para encontrar corpos espalhados pelo que restou de seu lar.

Assim, ele recolhe o que vê pela frente de equipamentos e itens, e resolve reagir. Ao encontrar o mensageiro do rei e seu irmão adversário da coroa, ele percebe que não está sozinho e que pode buscar reverter esta situação, mesmo que tenha de enfrentar de novo seu algoz Verruga Verde.
O jogador e o guerreiro rato
De início, o escudeiro indica que Redgi precisa se preparar para o duelo coletando uma vestimenta, uma arma e um escudo no armário de seu quarto. Após visitar o rei, o jogador precisa coletar alguns ingredientes para a receita de seu café da manhã, que será feita pelo seu irmão Chef. Desse modo, o jogo apresenta o sistema de receitas com uma lista de comidas que poderão ser preparadas mais adiante.

Logo depois, o príncipe vai ao encontro de seu irmão guerreiro Denis para treinar, mas antes disso o irmão ferreiro oferece um serviço de melhorar a arma e a tiara de Redgi. Então, toda vez que for encontrado um plano novo de equipamentos, o sistema de forja pode ser usado para se adquirir armas e armaduras novas.
Rinha de roedores e sapos
A seguir, surge o sistema de combate com o boneco de treinamento mostrando que além do jogador poder atacar com golpes sequenciais, pode carregar um golpe mais forte segurando o comando de ataque. Ocasionalmente, durante as lutas, uma marca irá aparecer no inimigo podendo ser tanto amarela, como vermelha.

A primeira, o jogador pode levantar o escudo e contra-atacar o ataque iminente com escudada, derrubando o o alvo. Porém, a segunda não pode ser defendida, forçando Redgi a fazer um rolamento caso não queira ser atingido pelo golpe.
O sistema de combate é bem preciso, fácil de memorizar os comandos exigindo apenas um timing na hora de ativar ações na luta. Dessa maneira, os inimigos mostram um grau médio de desafio onde não se pode deixar que acertem tantos ataques. O dano é elevado e é fácil perder o jogo se o jogador bobear.
Explorando
O cenário é distribuído no estilo metroidvania, com o mapa sendo habilitado ao avançar do jogo, exceto pelo fato de que a cada lugar novo acessado, Redgi viaja de carroça até o local. No geral, todas as salas podem ser revisitadas a qualquer hora, a não ser que o enredo force um bloqueio de acesso ao local por algum motivo narrativo.

Outrossim, o jogador poderá encontrar itens espalhados pelo chão ou em certos locais como baús, cestas, barris ou dissecando corpos de inimigos. NPCs darão itens vez ou outra ao interagir com eles. Isso pode acontecer de imediato ou ao completar missões. Em se tratando de missões, existe quadros delas espalhados pelo jogo onde pode-se verificar as que estão completas e as que estão em andamento.
Entre chiados e coaxos e música celta
É incrível a dedicação de mixar sons de ratos e sapos e colocar nos personagens de Tails of Iron. Decerto que bate uma sensação de estranheza e fofura ao ouvir chiados de tons diferentes, criando individualidades em cada figura que surge. Até nos sapos que se mostram como uma raça de bárbaros selvagens, seus gritos e rugidos também são mixagens do coaxar anfíbio.

Ao mesmo tempo em que tratamos de diálogos de chiados e coaxares, não podemos esquecer que o jogo é narrado por uma voz abstrata, sem representar ninguém do plot. Mas quem for atento aos grandes marcos de RPGs dos últimos anos, lembrará da franquia The Witcher.
Nesse sentido, ninguém menos que …, ator vocal de Geralt of Rivia original em inglês, é o narrador de ToI participando de momentos chaves ao descrever diversos momentos do plot do jogo.
A trilha sonora é bem ambientada, padrão gênero celta e outras condizentes com a era medieval. Desse modo, as faixas aumentam o tom da situação e ajuda na diversão com o jogo. No geral, um belo trabalho sonoro da Odd Bug Studio.
Cenários obscuros de guerra e tripas de animais
Com toda a certeza Tails of Iron recebeu um belo trabalho tanto no gameplay como na parte sonora, mas a arte e os gráficos não ficaram para trás. Em princípio, o design dos ratos e as skins de armaduras onde tudo foi desenhado À MÃO, de maneira que oscila entre algo realista e cartunesco.
Os ambientes dos fortes e torres, bem como masmorras e esgotos, tudo milimetrado, com detalhes particulados para todos os cantos e voejando pelo ar.

Como era de se esperar em um jogo com inspiração no subgênero Souls, a iluminação tende à penumbra, mas não de uma forma que sirva para esconder erros de criação, pois todos os detalhes artísticos estão lá. Tudo lindo demais!
Referências curiosas
Em suma, Tails of Iron teve diversas inspirações em quesitos in-game como mecânicas já conhecidas de combate, como também a participação de artista conhecido da indústria. Todavia, detalhes que merecem menção são as referências literárias que inspiraram toda a ideia de criação do título, confirmado pelos próprios integrantes da equipe da Odd Bug.
Os Pequenos Guardiões

Assim, duas séries foram usadas, o primeiro sendo uma saga em quadrinhos chamada Os Pequenos Guardiões (Mouse Guard no original – EUA). Foi escrito e ilustrado por David Petersen, publicado nos EUA pela Archaia Studios Press de início em 2006 com edições até o dia presente. Ao mesmo tempo, o Brasil recebe a versão traduzida de tempos em tempos pela editora Conrad.
Sobretudo, a HQ conta sobre uma irmandade de ratos que constrói uma sociedade equivalente a nossa, na era medieval. Além disso, este se baseia em momentos históricos reais da nossa história. Contam dos desafios de se viver em um cenário tomado por predadores e como superá-los, com cada rato tendo sua função crucial.

Redwall
O segundo se chama Redwall e consiste em um livro dito de ser infantil mas que na verdade tem um conteúdo voltado para uma faixa infanto-juvenil. De acordo com o primeiro livro, de mesmo nome, foi escrito pelo autor britânico Brian Jacques e publicado em 1986. Como resultado, deu origem a uma enorme série de 22 edições, a última lançada em 2011.

Em síntese, a trama envolve camundongos, coelhos e outros bichos mais amistosos com mentes e costumes humanos. Eles vivem na capela Redwall (Redwall Abbey) numa era medieval sem referência direta a nossa história. Dentre os muitos fatos da história, inclui os constantes conflitos com outros grupos pestilentos como ratos, raposas e doninhas.

Concluindo a batalha selvagem
O que Tails of Iron tem de bonito, com faixas sonoras bem mixadas e editadas e mecânicas muito divertidas, ele tem de inesperado. Ou seja, nenhum dos trailers conseguem demonstrar ao quê o jogo se propõe.
Dessa maneira, é preciso o jogador se conectar com o gameplay de modo direto pra realmente perceber a obra-prima que é este título. A história é interessante, mesmo depois de tantas fantasias medievais lançadas nos últimos anos em jogos, filmes, livros etc. À primeira vista, ToI se mostra como um jogo amistoso que logo vira de cabeça pra baixo e testa muito as habilidades do jogador.
Em contrapartida, para os fãs de combate souls-like não haverá desafio grande em absorver a forma de jogar. Da mesma forma que os novos viajantes do estilo, não sofrerão tanto pois tudo é bastante intuitivo e o tutorial é bem preciso e didático, mas não pode bobear.
Em conclusão, esperamos que Tails of Iron ganhe notoriedade como merece. Que alcance grandes patamares na indústria em vendas, prêmios e quanto mais pessoas jogarem, melhor. Um grande título acaba de ser feito, resta apenas que ele chegue nas casas de todos que amam o estilo.