Murder Mystery Machine é um game de “puzzle detective”, onde o jogador precisa resolver casos de assassinatos. No maior estilo CSI possível, foi desenvolvido pela Blazing Griffin e publicado pela Microids.
Murder Mystery Machine está disponível para PlayStation 4, Playstation 5, Xbox One, Series S|X, Mobile (IOS), Nintendo Switch e PC.
História
Nesta aventura forense você vai controlar Cassandra Clarke. Uma novata em seu primeiro dia na Agência de Crimes Distritais, que será parceira de Nate Huston. Contudo, o detetive mais experiente é cético com relação a função e se mostra pouco receptivo e grosseiro com sua nova parceira.
Em sua primeira missão, Cassandra e seu parceiro investigam a morte de um político conhecido. Embora no início parecesse apenas um roubo com final trágico, a investigação logo leva os detetives a uma série de crimes complexos e que parecem interligados.
A história de Murder Mystery Machine é no mínimo intrigante. Ao todo são 8 diferentes casos para resolver, todos com um contexto que vai se interligar, uma narrativa até interessante e personagens que nos deixam com a pulga atrás da orelha.
Além disso, há várias situações que deixam o jogador pensando o que realmente aconteceu em cada cena de crime e se certas pessoas são tão inocentes quanto parecem.
Um dos pontos mais chamativos da narrativa é que ao final de cada caso Cassandra se questiona sobre suas ações, conclusões e moralidade. Algo curioso de ser ver, já que jogos deste estilo não costumam se importar com as “consequências” dos atos.
Contudo, apesar da premissa interessante, o game falha ao desenvolver a história e em aprofundar os personagens. Ele cria um certo vínculo no começo, mas depois diminui a intensidade com que você se sente envolvido, até mesmo com Cassandra.
Murder Mystery Machine te traz uma sensação de que deveria ter sido melhor explorado. Sua história, seus personagens e especialmente as consequências dos casos.
O Jogo
Em Murder Mystery Machine, como esperado em um jogo investigativo, o estilo de gameplay é bem único e cadenciado.
Com Cassandra, deve-se explorar as cenas dos crimes e outros lugares que possam ter envolvimento. Nos locais haverá pistas e testemunhas para interrogar. Você vai andar pelos cenários e pode interagir com certos objetos, rotacionar a câmera, além de aproximar e afastar o foco dela.
Ao coletar um determinado número de pistas, o jogador deve abrir um menu que armazena as evidências encontradas e então traçar conexões entre elas. Quando você acertar ao que uma evidência é relacionada um novo dialogo é liberado. Desta maneira, será possível montar uma linha de raciocínio para decidir quais serão as próximas ações.
O menu de evidências é bem vasto, já que cada pequena evidencia encontrada ganha um “card”. Ele não é tão simples de ser manuseado, mas há um bom tutorial durante o primeiro caso. Entretanto, em alguns momentos ele fica bem poluído de informações.
Sendo assim, haverá várias informações úteis no meio de coisas descartáveis, fazendo que o jogador possa se perder naquela cena, pois não encontrou a evidência certa para liberar o próximo dialogo.
Murder Mystery Machine também possui um sistema de dicas para ajudar caso se sinta perdido. Contudo, a cada uso gera uma penalização, afetando sua nota final do caso. Mas não se preocupe com isso, já que o único benefício são roupas diferentes para os personagens.
Portanto, ao final de cada caso você recebe uma avaliação baseada em: Itens descobertos; Evidências descobertas; Deduções corretas; Acusações corretas; Dicas usadas e Tentativas fracassadas.
Aspectos Técnicos
Não há grandes pontuações para se fazer em Murder Mystery Machine sobre seu desempenho técnico. O game possui um gráfico cartunesco, até bonitos, mas de uma maneira geral sua performance não é satisfatória.
Os pequenos cenários contam com serrilhados e objetos que parecem sem foco, enquanto outros, especialmente os importantes, são bem renderizados.
As músicas do game são bem simples, ou até chatas, com o único proposito de ser um “plano de fundo” para a investigação. Não é em momento nenhum marcante ou relevante. Além disso, o jogo não possui dublagem, toda sua história é contada através de textos, o que diminui ainda mais a importância da sonoplastia.
Vale ressaltar, entretanto, que o jogo possui localização para português brasileiro em todos os seus textos, inclusive os menus.
Conclusão
Murder Mystery Machine, tem potencial, até um certo charme. Contudo, algumas falhas de execução e principalmente a falta de profundidade na história que podia ser interessante e com personagens que deviam ser mais bem explorados, atrapalham bastante.
Para quem gosta de se sentir na pele de um CSI o jogo vai conseguir agradar, mesmo que alguns dos casos não sejam tão difíceis assim de desvendar. O fato de precisar embasar sua conclusão com provas encontradas durante a exploração, traz uma sensação de “realidade” ao jogo.
Murder Mystery Machine é feito para um nicho de jogadores. Apesar da evidente falha no desenvolvimento da trama e dos personagens, quem gosta de um bom mistério provavelmente vai se divertir com o jogo.