Caso você tente, por exemplo, iniciar uma conversa casual com seus amigos sobre Visual Novel, o que eles saberão sobre o tema?
Bem a resposta é muito provavelmente nada, talvez nem mesmo você que está lendo saiba algo sobre o gênero.
Mesmo eu que consumo esse tipo de obra basicamente desde a infância, tive contato com poucas obras naturalmente. Tendo que ir atrás da maioria delas por conta própria.
Com isso em mente, resolvi trazer essa conversa afim de desvendar quais as dificultadas que uma VN, encontra para ter sucesso no ocidente. E também desmistificar algumas delas.
Maiores Obstáculos de uma Visual Novel
É bastante difícil assumir com toda certeza qual a maior barreira encontrada pelo gênero. Principalmente com a escassez de informação sobre vendas e sucesso desses jogos.
Ainda assim consigo presumir alguns desses problemas simplesmente cruzando o conhecimento sobre a nossa cultura, o conhecimento que possuo sobre o gênero, e algumas matérias e vídeos sobre conteúdo especializado que abordam direta ou indiretamente o assunto.
O primeiro, e talvez a principal barreira para as VN´s é algo que objetivamente não é um defeito delas, a leitura.
A cultura ocidental tende a tratar leituras em geral como um tipo de esforço, algo que dá trabalho. Claro também é visto algo que gera conhecimento e que é necessário, mas nunca como lazer.
A Visual Novel por si só, sempre conta com foco na narrativa e nas artes que ilustram as cenas.
Logo, essa característica principal desse gênero já faz com que ele naturalmente saia perdendo, na visão do jogador do ocidente.
Leitores
No entanto, o que faz com que o meio “Gamer” perca interesse, abre potencial para outros mercados, o de leitores como seu maior exemplo.
Imagino que essa relação de leitura seja mais natural no Japão, tendo em vista que uma das, se não “a” revista de quadrinhas de maior sucesso do mundo, a “Weekly Shounen Jump”, tem como publico alvo adolescentes do gênero masculino.
Isso dito mesmo aqui no Brasil ainda existe uma comunidade de jovens e assíduos leitores, então porque raramente as VN´s alcançam esses grupos?
Bem primeiramente isso não é totalmente verdade. Principalmente tendo em vista que jovens leitores e leitoras estão já bastante familiarizadas com a Otome Visual Novel que é Amor Doce.
Ainda assim mesmo essa sendo uma Visual Novel de difícil progressão, já que você precisa de pontos que recebe diariamente para avançar na história ou precisa comprar frequentemente tais pontos com dinheiro real, as pessoas ainda conhecem ela ao invés de outras obras do gênero.
E ainda relembrando que a qualidade de Amor Doce é bastante duvidosa, digo isso com propriedade sendo que lutei por muito tempo para ficar com meu Lysandre.
Mas a preferência por Amor Doce, e sua popularidade me leva a outros dois principais pontos que servem de portões entre o gênero e as pessoas.
Linguagem e Localização
Seja para se aventurar em um RPG japonês de 150 horas que possui mais linhas de diálogo que um livro do R.R. Martin, ou para acompanhar as tramas densas do seu bom de guerra favorito, o público do vídeo game já está acostumado a arranhar aquele fabuloso Portunhol ou utilizar seu inglês que subiu de nível junto com seus Pokémon.
Embora isso esteja lentamente mudando (e muito mais lentamente do que deveria), a indústria dos jogos no nosso país sempre foi algo a qual os consumidores deveriam se adaptar.
E embora exista uma demanda por livros e mangás em inglês, a maior parte dos leitores está acostumado a ter todo o conteúdo em sua própria língua
Claro, hoje em dia já temos acesso a muitas das mais famosas obras do gênero em nossa língua, até gratuitamente dependendo do título.
Além disso, esse é um problema que afeta mais diretamente o Brasil, do que o ocidente como um todo, por isso vamos a segunda barreira que será de certeza mais abrangente.
Sexualização e Fã Service nas Visual Novel
Desde Fate e suas cenas de sexo exageradas, até por exemplo Amor Doce e sua história pífia que só existe para que o romance também exista, as Visual Novel costumam realizar os desejos do leitor.
Não que isso seja objetivamente ruim como conceito (embora possa ficar péssimo quando se torna só o porno com mais história que dá para achar), mas, na prática é quase sempre básico e pouco chamativo para o público geral.
Por exemplo, eu recentemente fiz uma análise do jogo BUSTAFELLOWS, que também foi feita aqui no site.
E em minha opinião o jogo é virtualmente perfeito em sua proposta, a arte é impecável, o ritmo é excelente, os personagens são ótimos.
Ainda assim todos aqueles que não estão interessados em um elenco de caras extremamente atraentes e carismáticos não terão a mesma experiência que eu.
O jogo ainda é excelente, pois tem uma trama forte e coesa, mas infelizmente isso não é algo que vale para tudo do gênero.
E isso nem é o pior. A objetificação feminina é muitas vezes constante nas obras que são mais focadas para o público masculino.
Sexo explicito e fetiches muitas vezes problemáticos são estigmas que as VN´s carregam como um todo graças a uma parcela (considerável) das obras.
Toda essa cultura que ainda hoje é grande parte do mercado, com certeza afasta uma parcela dos possíveis jogadores.
Principalmente da parte de leitores de livro que estão acostumados com algo focado em narrativa, com personagens bem escritos e temáticas fortes.
Interação
O ultimo fator que consigo pensar, é a interação.
Como VN´s de modo geral se propõe a focar completamente na narrativa o nicho de jogadores mais focados em gameplay naturalmente não vai se interessar.
Mesmo no caso dos jogos mais cheios de mecânicas e mini games como Danganronpa, e Ace Attorney, ainda existem longos períodos de diálogo.
Tais períodos contam com interação quase nula.
Fora que por alguns esses jogos nem mesmo são considerados exatamente do gênero Visual Novel já que o foco deles não é completamente narrativo.
Por conta desse detalhe intrínseco a existência desse tipo de jogo, as Vns já irão sair em desvantagem de um modo geral. Muitos jogadores sequer irão pensar em ler sem a recompensa da interação.
Jogue Visual Novel!
Como dito no começo da conversa, o objetivo desse texto é trazer a tona os pontos quer normalmente afastam os jogadores ao mesmo tempo que desmistificá-los.
Embora, sim, uma grande parcela desse gênero possua cenas eróticas, não é uma regra e ainda é possível achar excelentes obras de todos os gêneros que não conta com tal apelo.
Embora por vezes os diálogos sejam longos, muitas visual novel podem ser lidas em 5 a 10 horas, e possuem um passo ótimo sendo inclusive uma ótima porta de entrada para leitura.
E como citei anteriormente, atualmente muitas experiências desse gênero já possuem traduções para nossa língua.
Então finalizo essa dissertação com uma súplica para jogarem esse gênero.
A imersão que uma obra dessas proporciona difere de qualquer outra. Devendo ser experienciada se possível, pelo menos uma vez por todos aqueles que apreciam uma boa história.
Viva a leitura e viva aos jogos!