Em vários momentos enquanto assisto anime, me pego refletindo se existe algum jogo similar em algum aspecto em relação a ele. Foi pensando nisso que criei essa lista, onde mostrarei uma grande variedade de animes e jogos.
Além disso, o meu foco aqui é mostrar onde vi alguma similaridade entre eles, e, porque talvez você deveria dar uma chance para esses jogos. Espero que sirva para muitas pessoas conhecerem mais sobre essas mídias. No decorrer do texto, os jogos estarão com links em seu nome para vocês poderem clicar e ver a análise relacionada a eles que temos no site.
Para conhecer outros artigos do nosso site acesse aqui.
Anime x Jogo
Dr. Stone x Humankind
Anime: Dr. Stone é um anime de ficção científica que estreiou em 2019, e contêm duas temporadas (24 episódios + 12episódios). Mas, o anime pode ainda ganhar continuações já que o mangá não parou de ser publicado ainda. Neste anime temos a aventura de Senku, um pequeno gênio, que assim como toda a humanidade foi petrificado. Mas, depois de muitos anos este conseguiu se libertar. Então, junto com seus amigos, Senku pretende fazer com que o mundo ao seu redor evolua desde a idade das Pedras até a era moderna.
Jogo: Humankind é um jogo de estratégia publicado para PC neste ano. Neste jogo, toda partida começa com uma tribo nômade no período neolítico, e algumas poucas unidades. Você deve então encontrar um local para fundar sua primeira cidade, e conforme as rodadas passam e realiza feitos no jogo, irá juntando pontos de fama. Com pontos suficientes, você poderá passar para a próxima era da sua civilização. Em cada nova Era, você deverá escolher a próxima cultura do seu povo.
Porque jogar? Como podemos ver ambos pretende mostrar a evolução e progressão do ser humano através de Eras.
Soul Eater x Boyfriend Dungeon
Anime: Soul Eater tem como foco uma ventura com muito humor e uma pitada de cenas sapecas. O seu lançamento aconteceu no ano de 2008 e foi finalizado em 2009, ou seja, apenas uma temporada foi feita, embora tenhamos 51 episódios.
A história se passa na escola fictícia chamada Shibusen, na qual os alunos vão aprender como eliminar os ovos de Kishins. Esses ovos contem criaturas que conseguem devorar a alma humana e com isso se tornam mais poderosos. Além dessas criaturas, também enfrentaremos bruxas. Os personagens principais responsáveis por eliminar esses problemas são os artesões e as armas. As armas são pessoas com habilidades de se transformar, e vão ser usadas pelos artesões.
Jogo: Boyfriend Dungeon é um jogo que mistura Date Simulator com Dungeon Crawler, que promete uma experiência um tanto quanto diferente. Estamos em um mundo onde existem armas e combatentes. E nossa personagem não se transforma em armas, por isso então é uma combatente. Ou seja, usa armas.
Então teremos que enfrentar vários monstros, já que o nosso subconsciente os cria nas masmorras, e ao derrotá-los nossa auto-estima e confiança melhora. E com isso, a nossa relação com a arma também. Embora exista um mistério por trás, o foco desse jogo está em melhorar você e o relacionamento seu com os diferentes tipos de pessoas e usar as pessoas como armas em batalhas.
Vale lembrar, que por ser um date simulator teremos encontros com essas armas, com diálogos que envolvem muito humor e podem te deixar até vermelho.
Porque jogar? Ambos tem como princípio pessoas se transformando em armas, apreciam humor e até um diálogo mais ‘inesperado’.
Oddtaxi x Before your eyes
Anime: Oddtaxi conta a história de Hiroshi Odokawa, um taxista que transporta clientes um tanto quanto estranhos. Vários desses clientes parecem se ligar de alguma forma, e mais, podem estar relacionado com um crime não solucionado na cidade.
Mas nem só em volta desse crime vive Odokawa, já que ele tem alguns poucos amigos, e um médico o qual confia, que tenta encontrar a solução para um problema, que nem ele mesmo conseguiu identificar ainda. Todavia, nosso personagem parece ter vários mistérios na vida que vão se revelando ao decorrer do anime.
No final você poderá se emocionar com tudo que passou nos seus olhos e você não percebeu.
Jogo: Before your eyes tem uma jogabilidade diferenciada, temos de calibrar nossos olhos através de uma Webcam, o que pode parecer uma ideia estranha no começo. Entretanto, tudo pode ser explicado pelo fato da mecânica principal do jogo depender do jogador piscar. A maior parte do tempo a nossa ação no jogo vai ser o piscar de olhos que vai realizar o gameplay, e essa ação vai ir para outra memória de nossa vida. O que mais surpreende nesse jogo é que além de cada memória ser marcante, quando você entender realmente o que está acontecendo, no final do jogo, você vai se emocionar.
Porque jogar? Ambos te contam uma história que próximo do final tem uma reviravolta emocionante, e que fará você ver a história com outros olhos.
Evangelion x Nier Automata
Anime: Em Evangelion, um anime de Ficção científica com filosofia, temos um mundo pós-apocalíptico, onde uma organização chamada NERV foi criada para combater os Anjos e evitar que a humanidade caia em destruição.
Então jovens são recrutados para controlar os Mechas chamados de EVas(Unidades Evangelion). Embora, pareça apenas um anime que teria como foco lutas de robôs, isso acaba por desmoronar com o tempo. Pois, o que acaba por ganhar destaque são os sentimentos desses jovens que comandam os Mechas. Já que muitas vezes é levantado o questionamento de que se as ações tomadas são as corretas, isso os levando a crises existenciais e questões filosóficas.
Jogo: Nier Automata neste Hack ‘n’ Slash, vamos controlar androides, que tem como objetivo ajudar a humanidade na guerra contra as máquinas criadas por alenígenas que invadiram a Terra. Embora Nier tenha um gameplay muito divertido e gostoso, quanto mais a história vai se passando, a crise existencial vai aparecendo, junto com os vários levantamentos filosóficos. Cada NPC que aparecer pode fazer você questionar suas atitudes, o porque você está ali e se matar as outras criaturas seria mesmo o correto. Afinal, o que vocês tem de diferente?
Porque jogar? Ambos falam sobre crise existencial e focam muito em filosofia.
Pokémon x Monster Hunter Stories 2
Anime: Em Pokémon, temos um anime que acompanha Ash, um garoto que quer se tornar um Mestre Pokémon. O lançamento aconteceu em 1997 e continua saindo episódios até hoje. Logo, fica evidente o sucesso dessa aventura.
Aqui temos a busca de Ash para evoluir seus ‘monstrinhos’ e conseguir novos, e assim fortalecer sua equipe para ir adiante nos torneios, e por fim se tornar o Mestre Pokémon. Vale lembrar, que cada uma das criaturas tem diferentes habilidades, o que vai exigir de estratégia em cada uma das batalhas que acontecer.
Jogo: Monster Hunter Stories é a reimaginação em forma de RPG por turnos da fórmula de sucesso da série principal. Porém, agora você é montador de monstros, capaz de domar estas criaturas para enfrentar monstros ainda mais ferozes.
E então criar uma equipe com diversos monstros que enfrentará em suas aventuras. A batalhas, são incrivelmente profundas em níveis de estratégia e fatores a considerar para tirar vantagem sobre seu oponente, pois cada monstro tem um estilo preferido em batalha. Então, faz parte da estratégia conhecer os movimentos dos inimigos para ter vantagens nesse duelo.
A captura de novos monstros vai fazer parte desta aventura, e sempre vai ter a emoção de encontrar algo novo durante o percurso. Além de existirem monstros extremamente fortes que vão te desafiar e vão forçar você pensar várias vezes na jogada.
Porque jogar? Ambos envolvem captura de monstros e passam a sensação de você fazer parte de uma aventura.
Super Campeões x Dodgeball Academia
Anime: Super Campeões teve várias temporadas durante os anos. Mas se você acompanha por mais tempo o anime, sabe que as temporadas vieram em diferentes épocas e hoje o anime é conhecido como Capitão Tsubasa em nossas terras.
Um dos principais animes focado em esporte, este conta a história de Oliver Tsubasa, que tenta crescer como jogador de futebol. Além dos desafios encontrados na área, temos também o relacionamento dele com amigos e oponentes. Todavia, o anime brilha nos poderes e movimentos dinâmicos das jogadas dentro do campo. Cada jogador acaba por ter uma habilidade incrível que nos deixa na expectativa a cada nova jogada.
Jogo: Dodgeball Academia é um jogo de queimada com super poderes. Para começar uma partida de queimada, temos de 1 a 3 jogadores de cada lado, e cada um dos personagens vai jogar a bola de uma forma diferente, quando o poder acumula podemos fazer uma jogada especial. Além das jogadas, as bolas também tem efeitos diferentes e os campos variam, aumentando o grau de dificuldade.
Contando um pouco sobre a história, temos como objetivo tornar Otto, o campeão do campeonato de queimada.
Porque jogar? Ambos usam de super poderes em esportes e carisma para prender e conquistar o público.
Mob Psycho x Psychonauts 2
Anime: Mob Psycho é um anime que mistura o sobrenatural com comédia, que começou a ser passado no brasil em 2018. Atualmente o anime conta com 2 temporadas (12 episódios + 13 episódios).
Mob é um jovem com poderes psíquicos. Quando sua capacidade emocional chegar a 100% o seu corpo sobrecarrega inteiro e ele pode perder o controle de suas ações. Para essa carga emocional alterar precisamos que algum sentimento forte aconteça tal como raiva, pavor, e outros.
Apesar do poder, Mob se recusa a usá-lo o tempo todo, pois entende que apenas em casos extremamente necessários que deve usar da força. Com isso, percebemos o quanto ele se importa com pessoas e o bem-estar destas. Além disso, desde o início existe uma relação bem forte dele com o irmão, e um vive apoiando o outro.
Jogo: Psychonauts é um jogo de aventura com plataforma 3D, onde você pode vasculhar os cenários atrás de colecionáveis escondidos. Enquanto explora a mente das pessoas, também encontrará diversos inimigos, com um combate que envolve socos psíquicos e poderes mentais.
Boa parte do jogo se passa na mente das pessoas. Pois, este é o trabalho de um Psychonaut, entrar no inconsciente das pessoas, e investigar a causa de seus problemas. Como estamos dentro da mente, tudo é possível, e os criadores não deixaram a oportunidade escapar de criar cenários psicodélicos e cheios de coisas estranhas.
Mas algo que marca muito no jogo é a história de Razputin, que diz muito sobre empatia, criatividade e família. Além disso, nosso personagem tem como foco sempre usar o poder para o bem.
Porque jogar? Ambos usam poderes apenas em situações necessárias, apresentam muita empatia por pessoas e mostram o quanto laços familiares são importantes.