Demon Slayer: Hinokami Chronicles é o jogo da Cyberconnect2 que adapta o sucesso internacional de mesmo nome: Demon Slayer.
Lançado no dia 15 de outubro de 2021, ele chega para PS4/5, XONE e Xbox Series e PC.
História
Tanjiro Kamado poderia ter uma vida normal com a sua família. Se eles não tivessem sido brutalmente assassinados e apenas ele e sua irmã, Nezuko, sobreviveram.
Mas, muito pior do que isso, ele tem que aceitar a realidade que ela também não é mais humana. E sim um demônio. Entretanto, ao contrário de demônios comuns, Nezuko manteve sua humanidade e não ataca outras pessoas.
Portanto, o objetivo de Tanjiro agora é buscar vingança pela pessoa que transformou sua irmã e matou sua família. E para isso, ele precisa se tornar um demon slayer.
Entretanto, toda essa parte da história é acessível apenas em através de vídeos e slides dentro do jogo. A história começa mesmo no final do treinamento de Tanjiro.
Com a ajuda de Urokodaki, Sabito e Makomo, nosso protagonista consegue superar seus limites e provar que está apto para prestar o exame de entrada para os Demon Slayers.

Exploração limitada
Hinokami Chronicles oferece um mapa bem limitado e com uma exploração linear.
Seu modo história te deixa explorar certos lugares-chave da história enquanto caminha para o seu objetivo. A primeira vez que conseguimos fazer isso é quando Tanjiro vai prestar o exame.
Logo em seguida, o formato do jogo segue o padrão: uma pequena parte de exploração até o seu objetivo. Em seguida, assiste cutscenes e aí sim temos as lutas.
Podemos perceber que o modo história não é o foco de Hinokami Chronicles, apenas dele oferecer diversas outras atividades.
Além da exploração para chegar nas batalhas, o jogo também oferece certos itens espalhados pelo mapa. Você pode encontrar ‘kimetsu points’ que são trocados por itens no menu. Ou memórias, que são partes da história que não aparecem na exploração principal, mas que complementam a narrativa.
Tudo muito bem explicadinho
Se os mapas não são muito grandes e não oferecem tanto espaço para exploração, Hinokami Chronicles certamente investiu em diversas maneiras de te guiar pelo caminho.
Você tem o mini mapa e um mapa normal que indica o objetivo principal e os pontos de interesse.
Além disso, ele também oferece o olfato de Tanjiro. Com ele, é possível seguir o cheiro de demônios e assim progredir na história.
Por isso, não se preocupe! Se você se perder mesmo depois de contar com todas essas ferramentas, o personagem também faz comentários durante a exploração que indicam que aquele lugar onde você está é a direção errada.
Por um lado, é bom ter lugares bem indicados para seus objetivos. Por outro lado, começa a ficar um pouco irritante ter tantas coisas te apontando o caminho certo.

Recompensas
A cada capítulo completado, você desbloqueia um painel de recompensas. Nele, você pode ganhar personagens, roupas alternativas, fotos de perfil e até faixas de música.
Quanto mais conteúdo você explorar, mais recompensas ganha. E se cumprir todos os requisitos, revela uma imagem bem legal dos personagens!
É o jeito que Hinokami Chronicles achou para incentivar seus jogadores a não pularem direto para as batalhas, mas também se importarem com a história e os personagens.
Mesmo que esse conteúdo esteja presente de maneira opcional!
Vamos lutar!
Mas chega de falar de conteúdo e vamos ao que interessa: as batalhas.
Seu formato de fighting arena 3D permite os personagens andarem pelo mapa durante as batalhas. O prólogo do jogo é um grande tutorial que te ensina os combos básicos.
Existem ataques normais, ataques especiais e ataques ultimate. E como um bom jogo de luta, sua barra de ultimate carrega quanto mais você bate ou quanto mais você apanha.
Os combos são bem tranquilos de realizar. E ficam ainda mais divertidos quando Hinokami Chronicles introduz lutadores de suporte.
Durante a história, você poderá ter mais um lutador ao seu lado. E ele te dá a opção de fazer ataques combinados ou trocar totalmente de personagem para a luta. Entretanto, ao contrário de alguns jogos de luta, a sua barra de vida é dividida com a do seu suporte. Ou seja, você possui dois personagens, mas se um deles morre, a luta acaba.
Uma parte bem legal da história é que o personagem que você assume nas lutas nem sempre é o protagonista Tanjiro!

Modos versus
Hinokami Chronicles possui três maneiras de jogar seu modo versus: batalhas locais, batalhas online e batalhas customizadas.
As locais são bem simples de realizar: você precisa de dois controles e pelo menos 1 amigo presente fisicamente do seu lado.
Já as batalhas online vão te combinar com jogadores ao redor do mundo. Ao testar para essa review, a busca por outros jogadores foi rápida. Porém, como não estava tão avançada na história, tinha poucos personagens disponíveis. Enquanto os adversários já tinham outros lutadores que são desbloqueados mais para frente.
Não pareceu existir nenhum tipo de chat. E se seu adversário escolhe abandonar a luta após o término, você precisa encontrar outro lutador.
Por último, a batalha customizada te dá liberdade de escolher a região, o tempo de duração e se você quer uma batalha particular. Isso também te dá a liberdade de convidar um amigo para jogar online.

Trazendo o 2D para o 3D
Por ser baseado em uma obra 2D, Hinokami Chronicles consegue muito bem traduzir o traço para o 3D.
O que mais chama a atenção é como os ataques foram animados. Conhecido por seus traços fortes e coloridos, toda vez que você usa ataques da respiração da água, por exemplo, é sempre muito legal de se admirar na tela.
Por ter um estilo tão único, não é de se admirar que as animações tenham ficado tão boas. Até mesmo as cutscenes foram bem traduzidas para esse estilo.
Outra característica que ficou bem marcante foi o menu do jogo. É possível identificar toda uma identidade visual baseada nos personagens.
Portanto, estampas e cores que já são facilmente reconhecíveis contribuem para deixar o menu amigável e que o identifique como a obra de Demon Slayer.
Colecione músicas
É possível julgar qualquer obra pela sua trilha sonora. Portanto, Hinokami Chronicles não deixa a desejar nesse quesito.
Ele usa a trilha sonora original da obra, que por si só já era muito boa. Por isso no jogo, ela complementa muito bem as cenas da história, como também as próprias batalhas.
E o melhor é que é possível colecionar as faixas! Elas são uma das recompensas que o jogo te dá por completar os capítulos.
Demon Slayer: Hinokami Chronicles
Embora Hinokami Chronicles não tenha reinventado o gênero de jogos de luta, essa também não é a sua proposta.
Podemos perceber que seu foco não é a história, mas ela também não é de todo descartável. A Cyberconnect2 fez um trabalho muito bom ao vincular a história ao desbloqueio de personagens, mas não incluir tudo na timeline principal.
Portanto, quem quer aproveitar pelas lutas, pode seguir apenas o essencial. E quem quer acompanhar a história, tem bastante material extra para apreciar.
*Chave cedida para análise.
Gostou da análise? O Garota no Controle tem muito mais!