Bem-vindo ao Festival Horizon
Após passar pelo Colorado, França, Itália e Austrália, o Festival Horizon chega às ruas da Grã-Bretanha, com a promessa de corridas divertidas, criativas e muita velocidade.Forza Horizon 4 foi desenvolvido pela Playground Games, desenvolvedora de todos os jogos da série Horizon e lançado em outubro de 2018, exclusivamente para Xbox One e PC.
Posteriormente recebeu melhorias para os consoles de nova geração, Series X e S. Além disso, é possível jogar gratuitamente Forza se você é assinante do Game Pass.
A Playground atualmente também está desenvolvendo o reboot da franquia de RPG Fable, mas ainda sem data de lançamento. O estúdio vem trazendo bons frutos para a Microsoft, sendo um dos melhores estúdios de Xbox e de mais confiança também. E é nesse cenário que a desenvolvedora nos trouxe Forza Horizon 4.

O clima e a interação online
Forza Horizon 4 traz uma grande novidade. Agora dinâmica de mudança de clima envolvendo as estações do ano, afetando o gameplay. A primavera vem trazendo uma ambientação mais colorida, cores vivas, maior vegetação e até animais no meio do caminho. No verão temos corridas com um céu limpo, mas podendo ter aquela chuvinha de final de tarde. No inverno as corridas mudam totalmente, os rios congelam, dando mais opções no gameplay, aumentando de certa forma a área jogável no mapa.
O jogador pode experimentar todas as estações do ano, nas primeiras horas de jogo, como um prólogo. Mas após uma certa parte da campanha, as estações ficam fixas e são alteradas uma vez por semana, de maneira online, trazendo também corridas esporádicas e eventos sazonais, variando conforme a estação.
No mapa estão espalhados alguns radares e pontos de velocidade. Sendo possível comparar a sua velocidade com a de outros jogadores online. É uma adição bem simples, mas que faz com que aumente a interatividade com outros players. Essa opção é apenas se você quer, caso queira uma jogatina mais casual é só desabilitar a interatividade e se divertir sem essas preocupações.
Customização de personagem e dos carros
Forza Horizon sempre foi sinônimo de belos carros. Eles são bem modelados e detalhados, muitas das melhorias vieram graças ao trabalho feito em Forza Motorsport, desenvolvida pelo estúdio Turn 10, também em parceria com a Microsoft. Assim, é possível ver detalhes como a asa de alguns carros se mexerem quando freamos, ou até no calor dos freios quando freamos de forma repentina.
No total, são 450 carros disponíveis, mas nem todos estão disponíveis no início. Alguns, por exemplo, estão escondidos em celeiros no meio do mapa. Quando estamos perto, um indicador aparece na área onde podemos encontrar o carro escondido.
Na customização, Forza Horizon 4 mantêm o padrão dos jogos anteriores na franquia. Tranquilamente é possível perder algumas horas brincando com as cores e adesivos. Mas também é possível alterar peças do carro, como suspensão, freios e direção, caso você entenda um pouco mais sobre o assunto. Outra novidade é a possibilidade em comprar casas. Elas trazem algumas vantagens para quem optar em comprá-las. Além de serem usadas como pontos de viagem rápida no mapa,e é aonde vamos quando queremos personalizar o nosso avatar. Com opção de trocar roupas, acessórios e danças, feitas pelo protagonista antes ou após as corridas. Contudo, apesar da customização não ser novidade na franquia, a forma como ela é feita aqui é nova.

Direção de arte e Trilha sonora
O jogo dá um show quando falamos em direção de arte. Inegavelmente o mapa é o maior de toda a série, mas agora com muito mais conteúdo e detalhes. Muito disso, graças a novidade da mecânica de clima dinâmico, estações do ano e como ela afeta o ambiente a sua volta. Deixando a experiência ainda mais completa, joguei no Xbox Series S, já com as melhorias de nova geração aplicadas no jogo. Dessa forma, Forza Horizon 4 rodou em uma resolução acima de 1080p e com uma taxa de quadros cravada em 60 FPS.
Sobre as músicas, temos 6 rádios no total, dos mais variados tipos. Os estilos musicais variam bastante. Desde a música clássica, passando pelo rock e pela música eletrônica. Assim, a trilha sonora é muito boa, mantendo o alto padrão da série, com músicas de bandas como Foo Fighters, Greta Van Fleet, Marshmello, Queens of The Stone Age, The Killers, Kendrick Lamar entre muitas outras.
A dublagem é bem trabalhada, com uma boa localização para o português. É possível se divertir com algumas gírias muito bem localizadas. Se tornando padrão na série a partir do quarto jogo. Apesar de experimentar e curtir a dublagem, preferi o idioma em inglês, pois sou acostumado a jogar dessa forma. Mas não tive nenhum problema com a dublagem, então se você gosta de jogos dublados, Forza Horizon será perfeito para você.
Campanha um pouco repetitiva
Apesar das melhorias comparadas ao último jogo e vários novos estilos de corridas. Como desafios de drift, serviços de táxi, ou ser dublê de motorista nas horas vagas. Após umas boas horas, fiquei um pouco cansado das mesmas corridas sempre. No início, conforme completava uma corrida, o mapa liberava novos desafios. Mas a partir de um certo momento os mesmos desafios eram liberados, alguns até nas mesmas áreas que já corri algumas vezes.
Algumas corridas são memoráveis, como o evento de Halo. Onde corremos com o carro temático da franquia Halo em uma pista temática perseguindo uma nave, que quem jogou a franquia de tiro vai amar. Alguns outros eventos como esse são realmente incríveis. Assim, mesmo que pareçam improváveis e impossíveis de acontecer, como, por exemplo, correr contra um barco gigante, um trem ou aviões.
Acredito que um ponto a melhorar em Forza Horizon 5 seria uma maior quantidade desse tipo de corridas, denominadas de Showcase. Parecidas com cenas de filmes de ação. Afinal, esse é um dos diferenciais da série Horizon comparado a série MotorSports.

Inteligência artificial deixa a desejar
Um ponto negativo de Forza Horizon 4 se dá conta a sua inteligência artificial. Em alguns momentos ela simplesmente entrega as corridas para o jogador. Mas em outros momentos o nível de dificuldade aumenta de maneira desproporcional, parecendo que estamos correndo contra corredores profissionais. Entretanto, o jogo até sugere diminuir ou aumentar a dificuldade, de acordo com seu desempenho nas pistas. Essa alternância na dificuldade até ameniza esse problema, entretanto não resolve completamente. Para os jogadores mais casuais e menos experientes, esse problema pode passar desapercebido, mas para quem já é acostumado com jogos de corrida, pode ser chato e desanimador.
Ansiosos para conhecer o México?
Se eu quisesse resumir, iria dizer que o jogo está gratuito e disponível para quem possui o Game Pass. Isso já é motivo de jogar, nem que seja para testar o game. Mas Forza Horizon 4 não é apenas mais um game de corrida. O trabalho da Playground Games é digno de elogios e é perceptível a melhoria e esforço do estúdio de fazer uma experiência cada vez mais divertido e único. Estamos às vésperas de Forza Horizon 5, que agora se passará no México, e chegará em 5 de novembro de 2021. A Microsoft já revelou alguns detalhes do game e as primeiras impressões são ótimas. Dessa forma, é provável que veremos outro grande exclusivo de Xbox. Se você tem o Game Pass, é praticamente obrigatório jogar Forza Horizon, a melhor franquia jogos de corridas arcade atualmente.