Grotto é um jogo interativo que te deixa decidir o futuro das pessoas de acordo com as estrelas. Porém, nem sempre aquilo que você fala para elas será entendido da maneira que você quer.
Ele foi desenvolvido pela Brainwash Gang e distribuído pela Digerati. Lançado no dia 16 de outubro, está disponível para PC. E também foi anunciado para PS4, Switch e XONE.
Tudo começa em uma caverna
Com um ambiente pouco iluminado, um buraco no teto e eventualmente alguns objetos místicos, Grotto te coloca na pele de uma espécie de um profeta.
Você não sabe quem é ou porque está ali. O que você sabe, é que existe uma vila ali perto e as pessoas vem buscar o seu conselho.
Você possui muitos nomes, mas nenhum deles dá alguma pista de quem realmente é. Só te resta fazer o que é pedido: buscar resposta nas estrelas.
A trama de Grotto acontece inteiramente fora da sua caverna. E você só fica sabendo através dos personagens que te visitam diariamente para saber o que as estrelas dizem.
A princípio, é uma vila normal com suas regras, suas pessoas e seus governantes. Porém, ao longo do jogo, as coisas começam a desandar e isso é meio que sua culpa.

Grotto e a (falta de) comunicação
Logo no começo do jogo, o primeiro personagem que busca seus conselhos te dá um muito importante: se você falar a palavra ‘azul’ para três pessoas, elas irão pensar coisas diferentes de acordo com o seu histórico.
Uma irá lembrar do mar, pois mora perto da praia. Outra irá lembrar do céu, pois mora nas montanhas. E a terceira irá ficar triste, afinal ‘blue’ também é um sinônimo de tristeza na língua inglesa.
E é logo nessa parte que Grotto entrega toda a sua temática. Que inclusive, ele faz questão de te lembrar ao longo do jogo inteiro: não temos como prever como nossas palavras serão interpretadas pelo nosso ouvinte.
Palavras e consequências
Portanto, é impossível prever que efeito nossas palavras interpretadas das estrelas terão nos personagens. Alguns interpretam literalmente.
Outros encontram um significado totalmente diferente do que era a sua intenção. E ainda terão alguns que ignoram totalmente o seu conselho e fazem o que bem entendem.
Mas uma coisa é certa: quanto mais você avança na história, mais suas palavras têm poder e consequências enormes.
E o mais interessante de Grotto é que, quanto mais dependentes os personagens ficam das suas palavras, menos você as têm a oferecer.

Estrelas, ossos, espíritos…
A jogabilidade de Grotto é até relativamente simples para a sua proposta.
Você é capaz de ler as constelações de estrelas e traduzir seus significados para as pessoas. Em uma parte da sua caverna existe um buraco no teto, onde você enxerga algumas estrelas e pode formar constelações com o mouse.
Ao seu lado fica uma parede que “guarda” essas constelações. E não é só para você lembrar delas, o jogo te permite levar a constelação direto dali, sem ter que desenhá-la de novo no céu.
Quanto mais constelações você acha, mais iluminada fica a sua parede. Uma ressalva é que, essa parte do jogo não oferece muito desafio. Já que você não precisa desenhar exatamente a constelação para pegá-la.
A quantidade de estrelas e uma forma mais ou menos parecida já é suficiente. Então, é possível desenhar formas aleatoriamente até pegar todas as constelações.
Mais para frente na história, é possível desbloquear alguns objetos que teoricamente te ajudam a tomar decisões: os ossos de um líder morto. Um instrumento de três cordas e um cachimbo.
Objetos de clarividência
Portanto, os ossos te deixam conversar com o líder falecido. E ele irá dar a opinião sobre o assunto em questão.
O instrumento é possuído por um espírito vermelho. E que também oferece sua própria opinião sobre o assunto.
Por último, o cachimbo te transporta para uma terra onde os mortos estão. E eles também oferece a opinião deles.
Entretanto, cada um possui pontos de vista muito diferentes sobre o assunto tratado. O que, pessoalmente, só me deixava mais na dúvida.
Fica claro que suas decisões têm muito impacto na vida daquelas pessoas. E quase nunca será uma escolha entre algo bom ou ruim. Cada personagem possui seu ponto de vista e bom, muitas vezes eles envolvem mortes.

O meio é a mensagem
Grotto não é nada sutil na hora de demonstrar o seu verdadeiro significado: existem diversos fatores que influenciam como uma mensagem será recebida pelo seu ouvinte.
Por isso, já dizia Marshal McLuhan (teórico da comunicação e filósofo): o meio é mensagem. Ele acreditava que o meio em que as pessoas estão inseridas interfere muito em como elas irão perceber a mensagem recebida.
Portanto, Grotto é sobre isso. Lembra dos três significados da palavra ‘azul’? Esse diálogo é a tradução perfeita do jogo.
Quanto mais entendemos sobre o ambiente que os personagens estão inseridos, mais consideramos que tipo de mensagem iremos passar para eles.
O jogo é um prato cheio para quem gosta ou quer entender como funciona a comunicação humana.
Pra lá e pra cá
Mas, se tem uma coisa que irrita em Grotto depois de algumas horas de jogatina é a sua repetição.
Assim, você possui uma rotina bem rígida: acordar, falar com os personagens, ir até a parede de constelações, voltar. Repetir.
E assim vai o jogo. Fora os instrumentos extras, não tem muito o que fazer, além disso. E mesmo com um botão de atalho entre um lugar e outro. Ainda é cansativo.

Misturando 2D e 3D
Se Grotto já consegue te conquistar apenas pela história, se prepare, pois, seus outros elementos não ficam para trás.
A arte do jogo mistura cenários 3D com personagens 2D. O que contribui para uma atmosfera bem bizarra e até um pouquinho assustadora.
Não importa o lado para que você vá, o personagem está sempre te olhando.
É tudo bem marcado por trações pretos e animações simples. Entretanto, tudo isso contribui para a atmosfera que o jogo quer passar.
Por isso, o cenário é bem escuro. Tudo o que precisa de destaque sempre estará perto de alguma luz.
Trilha sonora ASMR
Se você não é adepto de ASMR, não jogue Grotto com fone de ouvido. Sua trilha sonora, assim como sua arte, oferece uma atmosfera bem estranha e que te deixa desconfortável.
Sem falar que em alguns momentos, é possível ouvir sussurros que combinam com a melodia.
Não é exatamente para dar medo. Mas sim para te lembrar que o jogo não é sobre coisas felizes.

Grotto
Em conclusão, Grotto oferece uma análise profunda sobre a comunicação humana e como nossas vidas são afetadas pela falta dela.
Portanto, a lição que fica é que, nem sempre aquilo que falamos irá ter o significado pretendido para o nosso ouvinte. Só nos resta tentar soar o mais claro possível para evitar consequências graves das nossas próprias palavras.
*Chave cedida para análise.
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