Staxel vai chamar a atenção dos fãs de jogos de fazendinha. Porém, posso afirmar que ele consegue ser muito melhor do que vários jogos atuais no mercado, e isso tudo se deve à liberdade criativa, que vai fazer muitas pessoas o associarem com Minecraft.
Lançado em 11 de abril de 2019 para PC e em 21 de setembro para Nintendo Switch, desenvolvido pela Plukit e publicado pela Humble Games.
A Liberdade em blocos
Diferente de muitos jogos de fazenda, em Staxel temos a liberdade de aumentar nossa área e de construir o que quisermos em uma vasta região. Para isso, basta apenas conseguirmos blocos, que podem ser de mato, terra, pedra. Então, o jogador vai sentir que realmente tem liberdade para construir o que quiser.
E realmente, pode criar tudo. Se quiser criar um castelo, pode, ou apenas um lago próprio para pesca, ou um museu. Muitos vão comparar com Minecraft, e realmente, temos uma opção de jogo que chama Creative que permite que tudo esteja liberado para criação. Já na versão Standard, as mecânicas vão liberando aos poucos conforme realizamos as missões dos moradores.
Entretanto, além de construir, podemos realizar plantações, as quais teremos que regar para crescer. E quando prontas, podemos usar para fazer receitas que compramos na cidade. A cidade, acaba por ter feiras e mercados que vão auxiliar em muito para criarmos a fazenda que queremos.

Além das receitas, podemos comprar móveis, roupas e animais. Os animais também precisarão de ambientes adequados para serem criados, como um curral ou uma casinha, e também devem ser alimentados. Por meio destes, podemos conseguir outros alimentos, como ovos.
Com as receitas em mão, temos que descobrir qual equipamento certo para transformar uma matéria-prima em um item usável. Então, se cortamos árvores para conseguir madeira, temos de transformá-las em tábuas antes de usar para criar outros itens. E vão existir várias máquinas próprias para gerar itens, por exemplo: uma serra elétrica, linha de montagem, estação de combinar itens, estação de esculpir, entre outras.
Ferramentas
Tudo que você vai fazer em Staxel tem uma ferramenta correta. Então, se você quer cortar uma árvore vai precisar equipar um machado, se quer pegar um inseto precisa de uma rede, para cavar uma pá.
Novamente, não vão ser todas as ferramentas liberadas desde o início. Embora você possa comprar várias nos mercados, algumas como a vara de pescar, dependem de você cumprir uma missão, antes de poder consegui-la.

Os portais
De tempo em tempo vão aparecer portais, que nos permitem visitar outros universos. E são bem divertidos, pois, apresentam uma diversidade de solo, insetos e flora bem diferente de nossa fazenda.
Então, vão ser várias vezes que o jogador vai querer buscar esses itens diferentes para modificar sua fazenda ou até mesmo ganhar um valor bom no mercado.
Em um desses cenários, temos um mundo todo rosa, e até construir uma escada de blocos para chegar em um andar superior. Além disso, as árvores acabam por ter um formato bem diferente do normal, o que vai dar um charme para o local.

Ajudando outras pessoas
A região é habitada por diversos personagens. E cada um deles vai nos auxiliar com o ensinamento de algo novo no jogo. Por exemplo, como vender itens na feira, ou como comprar algo necessário. Além disso, são essas missões que liberam novas receitas que vão ajudar a fazer um lugar apropriado para criar animais ou até mesmo um lago próprio para pesca. Também podemos dar presentes para estas pessoas, o que melhora nosso relacionamento.
Embora essa forma de progredir no jogo pareça interessante, as missões são liberadas apenas uma por vez. As recebemos em formato de carta, logo se você deseja liberar o museu agora, por exemplo, não vai conseguir, pois, precisaremos receber e realizar essa missão. Logo, não espere que os NPCs vão ter falas diferentes e missões a todo momento.
Coleções
Assim como Animal Crossing, aqui temos opções de coleções para completar. Explorando o ambiente, podemos achar fósseis, insetos, peixes e quadros. E embora sejam divertidos de encontrar, apenas após realizar uma missão para criar o museu é que você pode realmente ver toda sua coleção de uma forma visualmente interessante. Antes disso, temos apenas uma opção no menu que mostra o que conseguimos até agora. Ou seja, por você não ver sua coleção aumentando de uma forma visual, pode não ser tão legal.
Então as missões de ajudar as pessoas acaba por ser extremamente importante para liberar as novas mecânicas, e quanto mais opções abrimos em Staxel, melhor ele fica. Pois, mais recursos teremos para fazer em nosso dia-a-dia.
O sentimento
Apesar de o crafting ser um dos grandes destaques de Staxel, outra característica que vai colaborar para que o jogador jogue por muitas horas está na arte voxel muito bem feita e na trilha sonora. Embora ambos sejam boas, a combinação delas é que traz um sentimento de tranquilidade e de esquecimento do mundo afora.
Problemas que prejudicam a experiência
Um dos principais aspectos que fez com que eu me sentisse perdida foi a falta de explicações. Por exemplo, quando pegamos alguns itens, se não temos mais espaço para posicionar eles nos quadrados disponíveis em tela, acabamos guardando e podendo acessar eles depois. Mas como eu não vi essa possibilidade de acessar, fiquei com a sensação que o jogo estava bugado, e isso deve-se porque Staxel não me mostrou, através de mensagens que as opções em tela estava cheio.
Outro ponto, jogar o modo Standard e querer explorar para descobrir como as coisas funcionam, pode não funcionar tão bem. Pois, em várias situações, dependemos de realizar missões para liberar determinada funcionalidade, como, por exemplo, pescar. Então, acaba sendo recomendado fazer as missões para entender melhor como as mecânicas funcionam e até para conseguir usa-las.
Em relação às ferramentas, em algumas situações, como no uso da rede para pegar insetos, ela acaba incomodando quando andamos, por serem muito grandes na tela e o jogo ser em primeira pessoa. Assim, vai ser comum você não querer nada equipado na mão enquanto anda ou corre pelo jogo.
Então, resumindo essa parte de problemas, o jogo poderia ser melhor se houvesse um maior cuidado com a experiência do usuário.
Conclusão
Staxel traz a possibilidade de soltar a criatividade com sua incrível liberdade de construção. Além disso, o sentimento de tranquilidade ao realizar as pequenas ações do dia a dia na fazenda, vai fazer com que muitos jogadores se atraiam. Pois, muitas vezes queremos apenas sentar e esquecer tudo ao nosso redor com uma leve distração, como este jogo.
Mesmo não criando nada novo, o que temos aqui vai ser o suficiente para atrair pessoas fãs de Minecraft, Animal Crossing e Stardew Valley. Pois, ele apresenta um acúmulo de experiências que temos nesses títulos em um único jogo.
* Chave cedida para análise
Leia outras análises nossas aqui.