Fico muito feliz em anunciar que o Garota no Controle irá cobrir integralmente os jogos do mundial de League of Legends 2021 (Worlds).
Todos os jogos serão brevemente comentados além de um resumo da pontuação no fim.
Lembrando que a fase de entrada funcionará da seguinte forma:
Dois grupos de 5 times. O primeiro passa automaticamente para a fase de grupos. O ultimo é automaticamente eliminado.
O quarto e o terceiro competem. O vencedor joga contra o segundo do outro grupo.
O vencedor entre o segundo e terceiro/quarto também vai a fase de grupos.
Agora vamos aos jogos de hoje 05/10:
Worlds 2021: HLE VS LNG
Uma partida interessante desde o início, por ser um clássico embate entre as duas maiores ligas do mundo, Lpl e Lck (Liga chinesa e coreana respectivamente).
Mas também pelo draft que mostra grandes apostas para este campeonato como o Tryndamere mid, e uma extremamente interessante Skill Match Up* entre Jax e Irelia.
Após um início tranquilo e um level 6 explosivo repleto de ganks e lutas em todas as rotas que não gerou nada para nenhum dos dois, a Lng cria uma série de situações de vantagem em sua rota inferior. No entanto, a HLE permaneceu no jogo através do controle inicial dos grandes objetivos neutros do início de jogo (Dragão e Arauto).
Após mais um período de calmaria a primeira grande luta explode. O Tryndamere mostra a que veio, mudando o destino da luta que começou ruim para seu time e garantindo um 3×1 em abates graças a um bom uso de sua ultimate.
A partir desse momento, se sucedeu uma série de Pick Offs* para ambos os lados, mantendo o jogo estável. Mas, devido à ameaça iminente do Tryndamere e do excelente escalamento do Ezreal e Irelia da HLE, a partida se tornava cada vez mais complicada para a LNG.
No entanto, a esperança da LNG se pagou. O Jax, nas mãos do Ale, conquista uma linda team fight que termina 4×0, gerando um barão e um dragão, além de uma larga vantagem para seu time.
Após esse momento, Jax se tornou imparável. Ganhando uma série de lutas com auxílio de seu time, conquistando mais um barão e vencendo a partida para a LNG.
*Skill Match Up – Um confronto que depende da habilidade dos jogadores da rota pois é equilibrada.
*Pick Offs – Ser pego e abatido fora de posição.
Worlds 2021: RED VS Infinity
O jogo mais esperado do dia. A experiência sempre estonteante de acompanhar o time que representa o país jogar no mundial.
Com um início de draft que trouxe um pouco de insegurança, devido a uma Leona que não está mais no momento que estava no último meta, bem como deixando um Lucian passar, a Red Canids Kalunga se mostra um pouco defasada nessa fase.
A situação não melhora quando, nos primeiros minutos de jogo, uma luta termina 3×1 para a Infinity, com uma Ultimate cancelada pelo Jogador TitaN que poderia ter levado Red Canids a vitória da luta.
Ainda assim, o Seth Mid nas mãos do Grevthar e a Camille no topo, controlada por Guigo, conseguem manter o jogo equilibrado através de abates 2X2 no Mid e uma Lane estável no Top que levou a conquista da primeira torre no top respectivamente.
Após perder um dragão por pressão adversária, a Red Canids Kalunga consegue um reset melhor e uma excelente luta que desafoga a situação sufocante em que se encontrava.
Isso, somado à torre do Mid rapidamente conquistada, e uma série de lutas subsequentes que resultaram em um barão, colocaram a Red Canids a frente de seu adversário, apesar de seu início de jogo ruim.
Com a pressão do Barão conquistado e algumas lutas ganhas no meio do caminho, a Red abre o mapa ganhando não apenas vantagem de ouro como pressão de posicionamento.
Após o fim do Barão e bons retornos, a Red Canids utiliza sua pressão para criar uma armadilha no barão e estourar a luta que a levou a vitória.
Uma linda vitória para acalmar o coração do torcedor Brasileiro que precisa terminar em terceiro ou quarto lugar do grupo para jogar contra os times do topo da tabela do outro grupo.
Worlds 2021: LNG vs PCE
O time da Oceania já começou a partida enfrentando grandes dificuldades.
Com uma troca que custou o Flash do suporte e um Gank na rota do topo logo nos primeiros minutos, que já gerou um abate de vantagem na Fiora sobre o Gangplank, a situação para o time da Oceania, que também tomava pressão no Mid, parecia desesperadora.
Poucos minutos depois, um Dive* na rota do topo coroa a Fiora como vencedora de sua rota e grande ameaça para o resto da partida.
Aos 10 minutos de jogo, a vantagem de ouro já beirava os 2500, e foi ai que PCE executou seu combo.
Amumu, Miss Fortune, Gangplank, Galio e Zed. Já fica fácil de imaginar o poder de Pick Off e Team Fight nesse time.
Dito e feito, um abate fácil em uma Qyana isolada no rio, próximo à rota do meio.
No entanto, quando o jogo parecia estar se estabilizando, mais uma luta estourou na rota inferior, e dessa vez com a presença da Fiora a vitória do encontro foi fácil para a LNG, mesmo com a o abate da mesma no fim da jogada.
A partir disso a vantagem cresceu consistentemente e diversos abates foram trocados, majoritariamente para LNG, mas alguns foram tirados pela PCE devido ao seu poderoso combo.
Mas foram pouco expressivos, tendo em vista que o status quo do partida não mudava. Se aos 10 minutos a vantagem de ouro era 2500 aos 20 já chegava facilmente aos 10 mil.
A situação se arrastou até um Ace* da LNG que trouxe a vitória tranquila para a equipe.
*Dive – Entrar em baixo de uma torre para abater um adversário.
*Ace – quando os 5 inimigos estão mortos ao mesmo tempo.
Worlds 2021: Inifinity vs HLE
Devo admitir que foi impressionante ver o time da Oceania jogando bem contra o time coreano. Ainda assim a dominância foi clara.
Com um começo mais lento em questão de abate, os dois primeiros só foram aparecer aos 7 minutos de jogo em uma luta no rio a favor do time coreano.
Com um meio de jogo bastante confuso, cheio de tentativas, mas com pouco resultado, a HLE conseguiu espaço para respirar através dessa confusão.
Mas ao chegar no seu pico de poder, a HLE tomou novamente as rédeas da partida e lentamente controlou o jogo para a vitória através da conquista do barão e da pressão de rotas consequentes.
Enfim, uma grande luta na rota superior garante o empurrão final para a conclusão da partida que se deu a favor da HLE.
Worlds 2021: DFM vs UOL
Os jogos do período da tarde começaram agitadíssimos com o embate entre Detotanation Focus Me e Unicorns Of Love.
O jogo teve um começo frenético, com Ganks no Mid e top por parte da DFM. Houve como respostas dois Ganks no top, e um arauto que possibilitou a conquista da primeira torre na rota superior bem cedo para a UOL.
Uma luta no meio garante um abate para UOL que concede pressão para fazer o segundo Arauto.
Um outro Pick Off confere a possibilidade de abater o dragão para a DFM. No entanto, o custo do reset é a torre do Mid do time, conquistado com o Arauto anteriormente capturado.
Após uma etapa de calmaria, a DFM consegue uma excelente luta na Top Lane, que garante a eles um Barão logo em seguida, bem como seu terceiro dragão.
Embora a UOL consiga se segurar bem por um tempo após isso, no dragão seguinte a DFM faz um Ace não oficial e garante sua alma, ganhando uma vantagem absurda, indo para uma última luta e conquistar o Nexus Adversário.
Worlds 2021: GS vs BYG
O jogo começou com um belo Dive com teleporte de ambos os times na rota superior. A GS, autora do Dive, saiu com dois abates para o Kennen, enquanto a BYG conquistou apenas um para a Oriana.
Algumas lutas se sucederam na Top e Midlane, ambos os times conquistarem abates, mas a vantagem do início de jogo em ouro ficou com a GS. Tanto pelas lutas bem sucedidas, como pela conquista do Arauto e da primeira torre.
Após esse ponto, a BYG consegue travar o jogo por um tempo. No entanto isso cai por terra em uma luta pelo dragão aonde eles são obliterados, entregando uma vantagem maior e mais definitiva para o time da GS.
A BYG continua respondendo às lutas, e consegue sair 3×3 no combate seguinte, mostrando assim que ainda está viva no jogo.
A BYG consegue seu terceiro dragão criando a pressão da alma como condição de vitória. Mas logo em seguida a GS consegue uma boa luta devido a uma excelente Ult da Qyana e garante o Barão.
O avanço do barão é bem travado graças ao Clear Wave da Oriana e Ezreal. O jogo fica cada vez mais equilibrado graças à potente escalação da Oriana.
No fim, a GS garante uma incrível luta executando um Ace sem nenhuma perca e levando a vitória.
Worlds 2021: C9 vs DFM
A DFM, time emergente da região japonesa e a Cloud9, time que sempre chega na fase de entrada e já foi longe por vezes na competição. Um confronto que promete principalmente depois do embate anterior deles no MSi desse ano.
O jogo inicia calmo, mas muda rapidamente, com dois Ganks coordenados aos 4 e 8 minutos, garantido vantagem para o Mid e Top da Cloud9.
A DFM tenta responder com uma boa luta, mas a Cloud9 vence a luta abrindo grande vantagem e conquistando objetivos no mapa.
Após isso a Cloud9 obteve o Barão e foi consistentemente empurrando o mapa até sua vitória, mantendo sempre a vantagem de ouro.
Não tem muito sobre esse jogo, pois foi um grande Stomp* da Cloud9.
*Stomp – Vitória esmagadora.
Worlds 2021: GS vs UOL
Esse jogo começou bem lento sem nenhum abate até os dez minutos. A GS força então um Arauto, e cria uma oportunidade com o mesmo para um Dive no topo. Uma luta explode nesse Dive, e a GS sai com um abate de vantagem, 3×2.
Após isso, a GS mantém a pressão, e em uma tentativa de Dive da UOL a GS leva a melhor e expande sua vantagem que se torna absoluta.
A partir desse momento a GS domina completamente o mapa conseguindo uma série de abates dentro da selva inimiga e abrindo as torres, criando ainda mais vantagem de mapa.
A UOL continua tenta se manter viva e foca em fazer o Arauto para isso, na tentativa de diminuir a vantagem do inimigo que já ultrapassa os 5 mil de ouro aos 15 minutos.
Mas a GS não para e atropela em mais uma luta a equipe da UOL na Midlane.
O Arauto é usado na Botlane e abre a T1 para o time da UOL, mas isso não gera grandes impactos imediatos.
A GS garante a alma do oceano aos 22 minutos. No entanto, o jogo esfria um pouco e a UOL garante alguns abates, o que da algum espaço para que ela possa respirar.
Ainda assim, a GS não afrouxa e pressiona com consistência até conseguir alguns abates e garantir o Barão.
Com o Barão, a GS realiza um cerco na rota inferior, conquista mais alguns abates e a vitória no jogo.
Resumo
A pontuação hoje terminou: