Conhecendo o estúdio
Que hoje a Insomniac é um dos grandes xodós da PlayStation, nós já sabemos. Mas para entender como o estúdio se tornou um dos carro-chefe da Sony, precisamos voltar ao passado, pois nem sempre foi assim. A Insomniac é um estúdio americano fundado em 1994 por Ted Price. Mas a história deles quase teve um fim precoce. Eles quase faliram em 1995, após o seu primeiro lançamento, chamado Disruptor. Um jogo de tiro em primeira pessoa inspirado em Doom, franquia que já fazia sucesso na época. Apesar de agradar a mídia especializada, foi um fracasso de vendas.
Após a primeira experiência, a Insomniac decidiu mudar o foco para o desenvolvimento do seu próximo game. O objetivo agora era fazer algo que agradasse um público maior e com isso, alcançar um número maior de vendas, impulsionando e expandindo o estúdio. Dessa forma, surgiu Spyro The Dragon, em 1998. Spyro alcançou um sucesso imediato, tanto de crítica quanto de vendas. Fazendo com que a desenvolvedora chamasse a atenção da Sony, que já planejava parcerias third-party para o lançamento do PlayStation 2, nos anos 2000.
A partir daí, começava o casamento entre Sony e Insomniac. Nessa parceria, a desenvolvedora criou franquias como Ratchet & Clank, que teve seu primeiro jogo lançado em 2002, e a trilogia Resistance, iniciada em 2006, já no PlayStation 3. Somente nos anos 2000, Sony e Insomniac lançaram 10 games.

A primeira parceria sem a PlayStation
No começo dos anos 2010 era difícil imaginar um projeto da Insomniac sem ter a Sony do lado. Mas o que pegou todos de surpresa foi que em 2014, Sunset Overdrive, foi lançado exclusivamente para Xbox 360. Junto da Microsoft, esse era o jogo mais ambicioso do estúdio até então e foi muito elogiado na época.
Os elogios se deram por conta do visual caricato e da sua ótima jogabilidade. Chegando a receber indicações e alguns prêmios de game of the year além de ser considerado um dos melhores exclusivos de Xbox 360. Curiosamente, o conceito de Sunset Overdrive foi apresentado para várias publicadoras. O projeto sempre era recusado por parecer confuso demais e principalmente porque a Insomniac exigia ficar com os direitos autorais da marca. Somente Microsoft concordou em ceder os direitos para a desenvolvedora americana, mas em troca, Sunset Overdrive precisaria ser exclusivo para o Xbox.

A volta da parceria
Após o lançamento de Sunset Overdrive, os dois estúdios voltaram a trabalhar em colaboração. O primeiro game pós esse hiato foi Ratchet & Clank, em 2016. Sendo uma re-imaginação do primeiro Ratchet, de 2002 e assim elevando o padrão da franquia. Mas foi em 2018 que conhecemos o seu melhor e maior projeto. Marvel’s Spider Man foi lançado, exclusivamente para PlayStation 4 sendo considerado até hoje como um dos melhores exclusivos de PS4 e vendendo mais de 20 milhões de cópias até 2020.
Grande parte desse sucesso se deu a liberdade que a desenvolvedora teve em criar uma história e o mundo a sua volta. Não se prendendo a histórias de filmes do Homem Aranha, como todos os anteriores da franquia. Marvel’s Spider Man concorreu ao The Game Awards na categoria de melhor jogo de 2018, junto com God of War, Red Dead Redemption 2 e Assassin’s Creed: Odyssey. Embora não tenha vencido o prêmio, a experiência serviu para mostrar para a Sony que a Insomniac sua versatilidade. Assim, podendo entregar jogos de estilos diferentes, com alta qualidade e rentabilidade.
A aquisição do estúdio pela PlayStation
Após mais de 10 anos de parceria, a Sony oficializou a compra da Insomniac em agosto de 2019. A compra do estúdio não gerou surpresa para ninguém na época, além de ter sido um ótimo negócio para a equipe de PlayStation. Em 2020 a Sony divulgou seus relatórios financeiros do ano anterior o valor da aquisição foi de 229 milhões de dólares, ou aproximadamente 25 bilhões de Yenes (moeda japonesa), com isso a Insomniac se tornou o 14º estúdio da Sony. Certamente o negócio foi excelente, considerando a qualidade dos jogos lançados ao longo dos anos e ao preço considerado baixo para a época comparado a outras aquisições e compras feitas na indústria.
No final de 2020 a Microsoft anunciou a aquisição da ZeniMax Media, dona da Bethesda, por 7,5 bilhões de dólares. A própria Sony já gastou mais dinheiro com games do que com a aquisição da Insomniac. Foram gastos no total 329 bilhões de dólares apenas com parcerias de jogos Second-Party.

O momento atual da Insomniac
O momento atual do estúdio faz com que a Sony veja a Insomniac com bons olhos e com total confiança. Após os lançamentos de Ratchet & Clank 2016 e Marvel’s Spider Man em 2018, a Insomniac lançou logo em sequência o spin-off Marvel’s Miles Morales ,em 2020 e Ratchet & Clank: Rift Apart em 2021, esse com chances de concorrer ao game do ano de 2021. Inegavelmente muitas pessoas ficaram curiosas sobre como eles conseguiram desenvolver tantos jogos que agradam a crítica e público, em tão pouco tempo.
Esse ano, a Sony revelou durante um evento dois novos e grandes projetos do estúdio exclusivamente para PlayStation 5. Marvel’s Spider Man 2 está planejado para 2023, como uma sequência direta do Spider Man de 2018 e de sua sequência de 2020. O game terá a participação de Peter Parker e Miles Morales e promete ser mais ambicioso do que seu antecessor.
O evento também trouxe um belo teaser de revelação de Marvel’s Wolverine. O game ainda não tem data de lançamento, mas já deixou muitos fãs do herói de garras de adamantium empolgados. Não só os fãs do Wolverine estão empolgados, os gamers que gostaram de Spider Man certamente estão curiosos para o que a Insomniac pode fazer com um jogo mais sombrio e violento.
Não se sabe ao certo, mas a Insomniac provavelmente recebeu aportes financeiros por parte da Sony. Por maior sucesso com seus jogos, nunca foi conhecido como um estúdio grande, comparados a Santa Monica e Naughty Dog, por exemplo. Mas provavelmente tiveram que se expandir, para se equiparar aos grandes estúdios da Sony e para atender a atual demanda de tantos projetos em tão pouco tempo.

Conclusão
É certo que a Sony tem grandes estúdios debaixo de seu guarda-chuva, como Naughty Dog e Santa Monica. Mas hoje, a Insomniac não fica atrás, devido ao bom histórico trabalhando juntos e a grande quantidade de ótimos jogos em tão pouco tempo. Isso fez com que a equipe PlayStation depositasse mais dinheiro e confiança sobre a desenvolvedora americana. Essa estratégia faz parte da atual guerra das grandes empresas em adquirir novos estúdios. Certamente essa aquisição foi uma das melhores já feitas na indústria, e essa década servirá consolidará mais essa estratégia.
Certamente veremos Sunset Overdrive sendo lançado para PlayStation num futuro breve, em maio de 2021 a Sony registrou a marca. Provavelmente veremos um remaster ou um lançamento para PS5 nos próximos anos, além dos já mencionados Marvel’s Spider Man e Wolverine. E mesmo já sabendo os próximos da Insomniac, ficamos curiosos para ver o que eles tem para nos mostrar.