Depois de anos de sexualização desnecessária e jogos medianos, a galera da Square Enix sabia que, para entregar um novo jogo de Tomb Raider, eles precisariam trabalhar muito para garantir que os fãs ficassem novamente interessados em Lara Croft.
Foi assim que, em março de 2013, a Square lançou Tomb Raider, sem nenhum subtítulo, um título simples, para demonstrar que a nossa querida Lara Croft estava de volta com uma nova roupagem, mais humanizada.
Com uma história cativante e momentos de tirar o fôlego, o título já vendeu mais de 8.5 milhões de cópias (até 2015), se tornando o mais vendido da saga, o que garantiu uma trilogia para a Nova Lara Croft. Nesse post, vamos falar dos momentos mais marcantes desse jogo incrível.
Leia mais: 7 ótimos jogos com protagonistas femininas
1. Lara observa o horizonte e aparece o título: “Tomb Raider”
Esse é o momento que dá início a tudo. Lara acabou de ver o navio onde estava naufragar, seus amigos não fazem ideia de onde ela está, e acabou ser perseguida por uma pessoa que “queria apenas ajudar”.
Ela sai de uma caverna destruída, e observa o horizonte. O título do jogo se apresenta. A partir de agora, estamos juntos de Lara em busca de um jeito para sair dessa ilha infernal que também desconhecemos.
2. O primeiro assassinato de Lara
Até esse momento, Lara teve apenas encontros com animais da floresta de Yamatai. Quando Lara é sequestrada pelos Solarii, as coisas pioram, e muito. Um russo que faz parte da seita de Mathias faz insinuações para Lara, que está sem condições de revidar. Ao ver a personagem escondida em um casebre, o russo faz a pior escolha possível: tira Lara dali e insinua uma tentativa de assédio físico.
Lara morde a orelha do homem e, com a pistola do cara, atira em seu rosto. O momento é tenso por si só, e deixa qualquer um que assiste pela primeira vez tenso. Ao ver o homem morto no chão, Lara reage de forma bastante humana e real, bem diferente de como sua versão pré-reboot faria.
3. A subida na torre de comunicação
Esse é um dos momentos mais incríveis de todo o jogo. Alex avisa para Lara que, para mandar um SOS, ela precisaria achar uma torre de comunicação e fazer todo o processo de lá (depois de várias tentativas falhas de fazer isso em terra).
Então, Lara parte para mais uma aventura insana: depois de matar os Solarii que vigiavam a torre, ela sobe todo o percurso precário sem nenhum tipo de segurança e consegue fazer o SOS. Nesse momento, personagens e jogador vibram, sem saber do que esperava mais tarde.
4. “No one leaves”
Um avião está chegando na ilha de Yamatai para resgatar Lara e seus amigos, mas tudo começa a dar errado quando Lara ouve uma mensagem em japonês dizendo que ninguém escapa da ilha.
O céu, antes limpo, se fecha e um raio atinge o avião, fazendo com que ele caia exatamente onde Lara o estaria esperando. A cabine do avião se choca com o chão e começa a levar tudo morro abaixo, incluindo nossa heroína.
5. O helicóptero e a favela
O ferimento que Lara ganhou no início do jogo abre novamente e ela se vê fraca e desesperada por suprimentos médicos. Lara acaba parando em uma espécie de favela de Yamatai, onde há um helicóptero que ela julga ter o que precisa.
Não tem, mas Lara cauteriza a ferida com um isqueiro e uma flecha, descobrindo como fazer agora flechas incendiárias. Depois disso, Lara segue adentro da favela, derrotando inimigos e descobrindo tumbas, em uma das melhores sequências do jogo.
6. O reencontro com Sam
Nós jogadores conhecemos Sam pelas filmagens do Endurance e apenas uma vez durante o gameplay, antes de ela ser sequestrada por Mathias. Ela é uma amiga muito querida por Lara (que, na minha humilde opinião, deveriam ser namoradas, mas isso é assunto para outro post) e a perda dela é sentida pela protagonista.
O objetivo principal de Lara agora é encontrar sua melhor amiga e tirá-la daquela ilha. Quando elas finalmente se reencontram, é algo que não só Lara está esperando, mas nós também.
7. “Run, you bastards!”
É importante ver Lara crescendo durante todo o jogo, principalmente quando ela começa a fazer coisas que antes não conseguia. Um desses momentos é quando ela pega o lança-granadas de um inimigo e todos os Solarii ficam com medo de Lara, antes de, claro, partir pra cima da heroína. Ouvir Lara gritando “Corra, seus vagabundos! Estou indo atrás de todos vocês!” faz crescer o nosso fervor enquanto jogador.
8. O pulo para o helicóptero e a morte de Roth
Ok, aqui estão dois momentos que não pude separá-los. Um helicóptero está prestes a salvar Roth e Lara de Yamatai, mas a garota sabe que é impossível sair da ilha enquanto Himiko estiver presa. Ela pede “com jeitinho” para que o piloto pouse o helicóptero, mas infelizmente ele cai em uma área infestada de Solarii.
Roth é o grande conselheiro de Lara durante sua jornada e a acompanha por quase todo o percurso – apenas por rádio. Ele é um homem corajoso e determinado, e é uma surpresa enorme quando ele é morto por um Solarii para proteger Lara. Sua morte não é sentida só por Lara, mas também por seus companheiros e pelo jogador.
9. A visita ao Endurance
Alex se voluntaria para pegar as ferramentas de Reyes no Endurance para consertar o barco que os levaria para fora de Yamatai. O problema é que os Solarii já estão lá e ele é pego pelos inimigos.
Desconfiando da demora do amigo, Lara parte em busca dele, revisitando o navio que naufragou. Em muito sobe e desce característico do jogo, Lara perde Alex, que está preso por conta de um cano e não consegue sair.
10. As duas pistolas
Nenhum Tomb Raider seria completo sem elas… As duas pistolas de Lara! Esse é um easter egg bastante curtinho, já no final do jogo, que a Crystal Dynamics colocou ali só para que os fãs antigos da saga vibrassem. Lara usa às duas pistolas para matar Mathias, liberar Sam e colocar um fim na maldição de Himiko, a Rainha do Sol.