Introdução
De vez em quando, a gente tem de experimentar uns títulos diferentes. Mesmo havendo tantas opções em nossas preferências, devemos dar oportunidades a novos estilos a quais não estamos acostumados. Foi o que fiz com Synthetik 2. Jogo de ação frenética com jogabilidade arcade extremamente viciante. Lute contra oponentes e chefes implacáveis em ambientes que mudam constantemente. Também, domine uma mecânica de armas profunda e satisfatória. Ainda, contando com uma quantidade de personalização sem precedentes. Descubra uma quantidade aparentemente interminável de armas, itens, vantagens e atualizações de personagens. Junte-se à luta sozinho ou através do modo cooperativo online, mas tenha cuidado, a morte é permanente! Assim são as coisas no mais novo jogo da Flow Fire Games.
Synthetik 2 chega detonando em 11 de novembro de 2021 no Windows.
Robôs destruidores
Fui apresentado a essa franquia com este título. Apesar disso, descobri que houve uma grande melhora em relação ao seu antecessor. Pois, Synthetik 2 está adicionando três novas facções: Machine S.A.T Police Forces, Chrono Squad, and the Shock Troops. Também e promete ter “valor de repetição quase infinito graças a um novo sistema de progressão combinado com novos ambientes imprevisíveis com elementos aleatórios e infinitos opções sobre como se armar e se atualizar ” – dito pelos desenvolvedores. Ainda terá suporte a mod integrado e modo cooperativo para quatro jogadores.
Começando pelo “quase infinito”. Não estão mentindo. Pois, o estilo rogue-like, combinado com o desenvolvimento das armas e ainda adicionando a geração randômica de desafios. Dessa forma, o jogo não fica repetitivo. Assim, incentivando mais ainda continuar jogando. Além disso, o fator de evolução de armas deixa o tiroteio mais interessante. De início, não havia percebido que era geração randômica de cenário. Até achei haver uma falha. Mas, logo percebi ser proposital e continuei me divertindo.
Algo citado nas descrições do título é que ele é um shooter “imperdoável”. Afinal, isso se aplica a sua dinâmica arcade. Ainda mencionado a descrição do site oficial: “a morte é permanente”. Parece assustador. Contudo, isso deixa a aventura mais divertida. Nunca passar pela mesma fase, poder utilizar armas diferentes. Pensar em diferentes táticas. Melhor, ainda poder chamar amigos para participar. Independentemente do quão longe chegará no game, conseguirá o melhor resultado: a diversão. Apesar de não ter um visual noventista, seu conceito foi baseado na dinâmica de jogo dessa época.

Um robô tentando sobreviver
Synthetik 2 possui uma mecânica simples. Porém, muito responsiva. Aliás, se ficasse mais complexa, talvez, tiraria boa parte do fator de diversão do jogo. Tal mecânica consiste em andar e atirar. Provavelmente, olhando assim, parece que não tem muito o que oferecer. Mas é totalmente o oposto. Pois, a possibilidade de editar ou fazer melhorias nas armas já contribui bastante. Afinal, cada arma possui sua quantidade de balas, velocidade de recarga, poder de fogo e vários outros fatores que influenciam o gameplay.
Infelizmente, o jogo é inviável de jogar no controle. Apesar de haver essa possibilidade. Pois, bem provável que ele foi idealizado para jogar no teclado. A disposição dos comandos já indica isso. Ainda, o jogo dá poucas opções para uso de um joystick. Por exemplo, ao pausar o jogo, algumas opções são apenas acessíveis pelo mouse. Mesmo o jogador optando por um controle convencional. Claro que isso pode ser mudado em um update. Mas na opção disponível para análise, continha esse problema.
O Synthetik original era um shooter que pensava muito no ato de atirar. Pois, as armas poderiam emperrar ou superaquecer – ele realmente queria que você sentisse o ato de puxar o gatilho. Então, suas mecânicas de recargas e recuo eram projetada para desencorajar o ato de atirar sem pensar. Dessa forma, desencorajava algo bem divertido que era justamente atirar freneticamente. Contrário a isso, o segundo título melhorou e deixou “menos travado” esse lance de atirar e recarregar. Ou seja, a jogabilidade ficou mais fluída.
Não que o jogador não deva se importar com sua munição ou tempo de recarga. Mas o critério não é tão impactante quanto no anterior. Dessa forma, aquele jogador iniciante pode não se sentir frustrado e se preocupar mais em jogar o game.

Robô com aerodinâmica pronta para atirar
Synthetik 2 possui visuais agradáveis e bem bonitos. Agradáveis por realmente fazerem um bom update em relação ao anterior (eu pesquisei). Bonitos, porque são realmente bonitos e bem trabalhados. Traduzindo, o jogo não te dá dor de cabeça ao jogar. Apesar de ser “pequeno”, tudo fica bem visível na tela. Assim, você sabe realmente quem tá te matando. Ainda sobre esse aspecto, gostei de os inimigos terem falas em balões, estilo quadrinhos. Pois, além de indicarem que eles te viram, deixam também um toque de bem trabalhado.
A variedade de inimigos também é boa. Dessa forma, espere enfrentar soldados robôs, cachorros robôs. E tudo mais de robô. Cada um com seu padrão de ataque e movimentação. Mas cuidado, não pare muito para prestar atenção ou eles acumulam na tela e podem te cercar.
Os efeitos de explosões e impacto também são excelentes. Ao utilizar armas mais pesadas, os efeitos de explosões são bem característicos. Também, os efeitos de projéteis acertando inimigos (ou escudos de inimigos) são bem legais.

O robô pode ouvir seus passos
Synthetik 2 não tem uma trilha formidável. Porém, atende ao jogo. Eu, particularmente, não gostei das músicas dos menus. Entretanto, gostei das músicas das fases que acompanham o ritmo da ação. Mesmo que não sejam algo que você compraria um CD para ouvir em uma edição de colecionador. Esse detalhe é bem importante. Ao dizer que não tem uma trilha formidável, significa que ela não é ruim. Mas, apenas nada marcante como outros jogos.
Um ponto bem interessante é que, quando acabam os inimigos em certo ponto das fases, a música para. Assim, o jogador sabe que não está em perigo imediato. Isso, até chegar a um ponto em que haja inimigos e a tensão volta novamente.
Saindo da trilha e indo para os efeitos sonoros, podemos dizer que estes tem seu destaque. Da mesma maneira que os tiros têm efeito visual de impacto bons e bem distintos, podemos dizer o mesmo dos sons das armas. É possível reconhecer sua arma pelo barulho que ela faz.

Um robô para o mundo salvar
Synthetik 2 tem tudo a ver com dominar o jogo à medida que experimenta. Não dá certo com uma arma? Tente outra. Gosta da arma, mas acha ela muito fraca? Dê uma turbinada nela. Esse game oferece muito para jogadores novos no estilo e garante horas de jogatina sem perceber. Mesmo que perca e não consiga chegar até à última fase, o jogador será tentado a continuar. Synthetik 2 proporciona diversas horas de tiro porrada e bomba.
*Análise feita com chave cedida para Windows.