Forza Horizon foi originalmente concebido apenas como uma variante de Forza Motorsport, da Playground Games. Contudo, especialmente desde sua terceira edição, se estabeleceu como um grande nome por conta própria.
Forza Horizon 5, um dos mais aguardados jogos do ano, chegou em 9 de novembro e é exclusivo da Microsoft, disponível para os consoles da marca e PC.
O game está repleto de conteúdo, com um vasto mundo a ser explorado em 4 rodas e graficamente é um deleite.
O Jogo
Forza Horizon 5 entrega tudo o que a série tem de melhor e adiciona alguns novos elementos muito bem vindos.
Quem já jogou qualquer um dos anteriores sabe que a jogabilidade tem foco no casual, mesmo assim, há opções que podem ser ativadas no jogo para aumentar a sensação de simulação. Em Forza Horizon 5 isso é mantido a risca, dando liberdade para jogadores adaptarem o game a sua preferência.
De novidade há novos elementos narrativos que foram adicionados e uma organização da progressão, bem melhor do que em Horizon 4.
De uma maneira geral a forma de progredir em Forza Horizon 5 foi simplificada. Para começar, aquele sistema de estações do ano da edição anterior foi retirado. Mas, mesmo assim, a variedade de corridas continua, só que agora com um acesso mais “direto”.
O festival conta com seis categorias diferentes: Apex, Baja, México, Wilds, Rush e Street. Cada categoria inclui diferentes tipos de eventos, e, quanto mais jogar, mais eventos de cada tipo são desbloqueados.
Em Street, por exemplo, você vai enfrentar corridas por dentro das cidades e vilarejos do mapa, normalmente com circuitos mais estreitos e que exigem mais precisão. Enquanto isso, Baja traz corridas Cross Country, e Rush vai desbloquear eventos especiais do festival Horizon.
Conforme realizar as corridas e eventos, você ganha mais dinheiro para tunar e comprar carros, casas e itens cosméticos para seu avatar. É, sem dúvida, um processo mais simples e direto.
Forza Horizon 5 é um jogo sobre diversão e liberdade. Ele consegue um ótimo equilíbrio entre o casual e o técnico. Mas, além disso, é uma grande aventura sobre rodas, onde você é livre para competir ou apenas se encantar com o lindo México.
Carros e mais Carros
Forza Horizon 5 conta com mais de 400 carros, fora os que devem vir em expansões. Existem várias categorias para escolher, entretanto, a melhor é poder escolher a categoria que quiser em cada evento, já que os Drivatars dos adversários sempre vão usar carros da mesma categoria que você selecionar.
Além disso, existe uma enormidade de possibilidades para personalizar cada um de seus carros.
Em relação à jogabilidade com os carros, não difere muito do que vimos em Horizon 4, ou seja, um estilo arcade bem executado e com boas opções para aumentar um pouco o realismo para os mais habilidosos.
Em ritmo de aventura
O Festival Horizon desembarcou no México, onde passaremos pelas mais estonteantes e diversas paisagens. Praias paradisíacas, desertos, tempestades de areia, pântanos, pirâmides Astecas, pequenas cidades e até mesmo um vulcão ativo.
Além de ser o maior mundo já criado pela Playground Games, Forza Horizon 5, é, sem sombra de dúvidas, o mais detalhado. O mundo ao redor é variado, rico em detalhes, e empolgante. A desenvolvedora acertou em cheio na localização perfeita para demostrar a alta qualidade gráfica do jogo.
No total, são 11 biomas diferentes, o que proporciona diferentes experiências em várias corridas. Desde as corridas de rua, as loucuras perto do vulcão, os saltos cinematográficos até desafios inesperados, como atravessar o pântano correndo contra um jet-ski.
Aspectos Técnicos
Forza Horizon 5 é simplesmente lindo, de encher os olhos em todos os aspectos, tanto nos cenários quanto na aparência dos carros.
Existe a possibilidade de escolher entre o modo Desempenho e Gráficos, sendo que, o gráfico roda a 30 FPS e no desempenho a 60 FPS. Contudo, mesmo no modo de desempenho, Forza Horizon 5 consegue impressionar pela qualidade visual.
A dirigibilidade, assim como na versão anterior, é boa. Segue a proposta mais casual e nela responde muito bem.
A grande variedade de conteúdo, com tipos de corrida, carros, personalização e jogabilidade responsiva, fazem da experiência com FH 5 um grande acerto.
A sonoplastia do jogo tem altos e baixos. Alguns carros, especialmente os especiais, ou antigos, tem um “ronco” perfeito, mas alguns ficam com um som mais genérico e, mesmo sendo completamente diferentes, parecem fazer o mesmo.
A trilha sonora fica por conta das rádios, apesar da boa quantidade de rádios, as músicas poderiam sim ser melhores, algumas das estações são completamente descartáveis.
Em compensação, a dublagem presente no jogo é ótima, não deixa nada a desejar.
Problemas
Forza Horizon 5 é um grande jogo, mas não está livre de problemas. Além das questões sonoras, há detalhes que poderiam ser melhores.
Apesar das mudanças bem-vindas no sistema de progressão, o jogo de uma maneira geral vai por uma “safe zone”, onde prefere não correr muitos riscos com mudanças. Não que isso seja um grande problema, mas é um fato.
O jogo é divertido, mas de fato carece de algo novo. Para quem gastou dezenas de horas em Horizon 4, por exemplo, pode se desgastar com mais facilidade com o 5.
Uma coisa que poderia ser incluída é uma história mais elaborada do protagonista, ou então missões, mesmo que secundárias, envolvendo nosso avatar fora do carro.
Outro detalhe é que se torna fácil ficar meio perdido no meio de tantas possibilidades e ícones de corridas no mapa. Mas, para resolver isso é uma boa ideia usar os filtros para exibir apenas os eventos que você tem interesse naquele momento.
Conclusão
Forza Horizon 5 é a melhor experiência automobilística do ano e com certeza o melhor da série.
O jogo é muito envolvente, visualmente incrível, com tudo o que a série já teve de melhor e ainda com algumas melhoras. Alguns problemas existem, mas nada que estrague a incrível experiência de explorar o México sob 4 rodas.
Forza Horizon 5 cumpre com as expectativas e é um dos melhores jogos de 2021.