Who you gonna call?
Os anos 80 foram um marco em várias mídias, como na música, nos videogames e no cinema. Ou seja, várias pessoas se recordam da época com muito saudosismo, já que muitas coisas amadas e que influenciaram toda uma geração, nasceram neste período, como o próprio NES (ou Nintendinho, para os intímos). Assim como, Os Caça-Fantasmas.
Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters) chegou e, rapidamente, conquistou vários fãs. Lançado em 20/12/84, ele foi dirigido por Ivan Reitman e com um elenco principal extremamente carismático, composto por: Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Ernie Hudson e Sigourney Weaver. Tratando-se de um filme de comédia que acompanha três cientistas que, após perderem o emprego, decidem se tornar caçadores de fantasmas em Nova Iorque. Além do carisma dos quatro caçadores, o filme ainda entrega uma música tema extremamente marcante.
Então, como vários filmes de sucesso, era esperado que ele se expandisse em várias outras mídias. E não deu outra. Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters) receberam diversos jogos ao longo dos anos (além das continuações dos filmes). Alguns deles foram bem, porém outros nem tanto.
Aliás, o site Garota no Controle recebeu um convite da Sony Pictures Brasil e PlayStation Brasil para uma sessão da imprensa do novo filme Ghostbusters: Mais Além, e fizemos uma crítica aqui.
Mas, agora, vamos conhecer algumas dessas pérolas do mundo do jogos!
Ghostbusters (1984)
Em primeiro lugar, vamos começar com um jogo que foi lançado no mesmo ano do filme. A Activision produziu e distribuiu um jogo baseado nele, carregando o mesmo nome para atrair o público. Seu lançamento inicial foi para o Commodore 64, mas, depois, recebeu versões para Atari 2600, NES, Master System, ZX Spectrum. Tratando-se de um jogo de ação e estratégia, com direito a música tema do filme. Ele foi bem recebido pela crítica.
Da mesma forma que o filme, a ideia aqui era simples: logo no início nós recebíamos uma certa quantidade de dinheiro, e podíamos comprar um carro e alguns equipamentos para capturar e detectar os fantasmas. Logo depois, a gente se vê num mapa da cidade, e devemos seguir até o prédio que esteja piscando. Ao passo que chegamos nele, entramos em uma sequência de direção com a câmera top down (aquela de cima, estilo GTA 1), e depois, devemos batalhar e capturar os fantasmas da área ganhando dinheiro e acabando com a energia psicocinética que ronda Nova Iorque!
Os Caça-Fantasmas é Simples e divertido!
The Real Ghostbusters (1987)
Em 1987, os Arcades receberam mais um jogo dos Caça-Fantasmas. The Real Ghostbusters veio para comer a ficha da molecada (padrão). Porém, o jogo possui uma pequena diferença, já que foi baseado (vagamente) em uma séria japonesa de mesmo nome.
Desenvolvido pela Data East e publicado por ela mesma em parceria com a Activision, tratando-se de um jogo shoot ’em up (basicamente sair atirando em tudo que se mexe), podendo ser jogado em multiplayer. Posteriormente, recebeu versões para o Commodore 64, ZX Spectrum e até Atari.
Agora, nós controlamos um dos caçadores, e devemos andar por dez níveis derrotando todos os monstros e fantasmas que aparecem. Tudo isso dentro do tempo limite. Além disso, vamos acumulando pontos a medida que progredimos. É bem simples, assim como a maioria dos jogos Arcades. Todavia, representava bem a dificuldade padrão do estilo!
Ghostbusters 2
Lançado em 1989, Ghostbusters 2 aproveitou o hype do segundo filme da franquia (lançado no mesmo ano), sendo desenvolvido pela Imagineering e publicado pela Activision para o Nintendo Entertainment System (NES).
Tratando-se de um jogo de ação, com elementos de plataforma e câmera sidescrolling, onde devemos atirar em tudo que se mexe (assim como no anterior), além de algumas sequências com o famoso carro dos caçadores, onde desviamos de obstáculos e atiramos nas entidades ”malignas”.
Contudo, e recepção foi mista, porém, mais inclinada para ruim. Criticaram principalmente os gráficos, e o som, além da falta de originalidade. Ou seja, assim como o segundo filme, ele não foi tão bem.
Ghostbusters (1990)
Logo depois que Ghostbuster 2 foi lançado, a Sega produziu e distribuiu o que, até então, seria o melhor jogo dos Caça-Fantamas, no quesito gráfico e de gameplay. Ghostbusters foi lançado para Sega Genesis e Mega Drive em 1990, e contava com uma arte bonita e uma gameplay mais fluída do que os anteriores.
Tratando-se de um jogo shoot ’em up, com câmera sidescrolling, e com elementos plataformas. Nesse meio tempo, entra questão da história. Aqui nós temos que salvar a cidade que estava sendo atacada por fantasmas que surgiram após um terremoto. Logo de início nós podemos escolher entre três caçadores: Peter Venkman, Ray Stantz e Egon Spengler, sendo que, cada um contava com seus próprios status, o que dava certa variedade na jogatina.
Além disso, como de costume, ao derrotarmos fantasmas ganhamos dinheiro, e podemos usá-lo para comprar armas toda vez que terminamos uma fase (seis ao todo) e assim seguiamos. O jogo teve uma recepção bem positiva, onde os elogios foram para os belos gráficos, a gameplay variada e a música. Resumindo, ele é pura diversão.
Ghostbusters: The Video Game (2009)
Antes que pudéssemos perceber, os Caça-Fantasmas estavam mais em baixa do que nos anos 90. Então, a Atari resolveu publicar, em 2009, um jogo novo baseado na famosa franquia. Sendo desenvolvido pela Terminal Reality para PS3, Xbox 360 e Pc. Além disso, a Red Fly Studios desenvolveu versões para Nintendo DS, Nintendo Wii, PSP e PS2. Tratando-se de um jogo de ação e aventura com tiro em terceira pessoa, podendo ser jogado tanto no singleplayer quanto no mutiplayer.
Ou seja, os gráficos das versões são diferentes. Enquanto as de sétima geração e PC possuíam um aspecto mais realista, as demais tinham um visual cartoon. Contudo, as duas empresas fizeram bons trabalhos dentro do possível. Em outras palavras, a crítica recebeu bem o jogo, enquanto os jogadores também gostaram. Portanto, deixaram ele com uma média de 78 no Metacritic (nas versões de sétima geração).
Agora, sobre a história, ela se passa em 1991, dois anos após o segundo filme. Nós controlamos um novo personagem chamado somente de recruta, que não fala e acaba de iniciar seu trabalho com os outros caçadores. Os quatro ficam encarregados de salvar Nova Iorque novamente, que se vê sobre um surto de energia Psi que emanou do Museu de História Natural e aumentou a atividade fantasmagórica pela cidade!
Ghostbusters: Sanctum Slime
Em seguida, vamos para 2011, dois anos depois do último lançamento. Após a boa recepção do Ghostbusters em 2009, a Atari viu uma oportunidade de trazer a franquia de volta aos holofotes. Porém, aqui eles deslizaram.
Ghostbusters: Sanctum Slime, foi desenvolvido pela Behaviour Santiago e publicado pela Atari para PS3, Xbox 360 e Pc. Tratando-se de um jogo de ação, com câmera isométrica (ao estilo Diablo), podendo ser jogado tanto em singleplayer quanto multiplayer.
Enquanto jogamos sozinhos, três personagens nos acompanham, porém, no co-op os outros jogadores controlam tais personagens. A história se passa em 2010 e traz uma nova equipe de caçadores, o que, logo de início, já desagrada os fãs.
Porém, o jogo em si peca em vários aspectos como falta de diferenciação, tanto na gameplay (que se torna repetitiva rapidamente), quanto nos cenários, fora as músicas que também se repetem e as armas que não respondem bem. Ou seja, tudo isso acarretou em uma média de 42 no Metacritic!
Ghostbusters: Paranormal Blast
Eventualmente, os jogos dos Caça-Fantasmas lançaram para os smartphones. Porém, um deles se destacou dos demais, ao menos na sua premissa.
Ghostbusters: Paranormal Blast é um jogo lançado em 2012 para o sistema IOS, que consistia em usar a realidade aumentada (igual ao Pokemon Go) para capturar os fantasmas ao nosso redor. Aqui, quando encontramos os fantasmas, devemos batalhar com eles (os dois tem barra de vida) para então, capturá-los.
Por ser um jogo nesse estilo, ele não possuía história. Além disso, podíamos escolher dentre seis personagens genéricos para começar, e logo depois já estava liberado para sairmos por ai derrotando os fantasmas que apareciam (quinze ao todo).
Entretanto, o que mais pesou contra ele, foi a falta de conteúdo, mas, tinha uma gameplay divertida (até você se cansar), gráficos bons e um trabalho de som interessante. É o tipo de jogo para os fãs testarem, só pelo amor à franquia.
Ghostbusters (2016)
Agora, nós temos algo diferente, porém, que já vimos antes. Em 2016 foi lançado um novo filme da franquia chamado Caça-Fantasmas, onde o elenco masculino foi substituído por um elenco inteiramente feminino. O filme se trata de uma nova história, independente da original (os atores antigos fazem aparições, mas em outros papéis).
Entretanto, aqui ocorreu a mesma ideia que em 1984. Fazer um jogo para lançá-lo junto com o filme e ”surfar na onda”. Assim, lançaram Ghostbusters (2016). Lançado em 2016, sendo desenvolvido pela FireForge Games e distribuído pela Activion, para PS4, Xbox One e Pc. Tratando-se de um jogo no mesmo estilo do desastroso Sanctum Slime de 2012.
A história se passa depois dos eventos do filme, e não agradou. O filme, recebeu críticas mistas tanto do público quanto da crítica especializada. Porém, o jogo foi massacrado por ambas, amargando uma nota 30 no Metacritic. E, sem muita surpresa, ele recebeu as mesmas críticas do Sanctum Slime: gameplay repetitiva, cenários iguais e sem criatividade, e pouca variação de inimigos.