Introdução
A série The King of Fighters atravessa gerações. Desde seu início em 1994, a franquia traz novidades para o gênero fighting games. Assim como sua principal rival, a franquia Street Fighter, a série de jogos da SNK traz grandes expectativas sobre seus novos títulos. Por falar em expectativa, é sobre isso que o próximo capítulo se tratará. Mas, por hora, vamos conversar sobre a demo.
Conforme dito antes, The King of Fighters XV mexe com o coração dos fãs. Por essa razão, sua demo foi tão aguardada. Incluindo este que vos escreve. E já chegou quebrando expectativas. Assim, vamos conversar sobre o que rolou neste fim de semana e como podemos nos preparar para o tão aguardado lançamento oficial do 15 episódio desse jogo que conquistou fliperamas e corações.
Os personagens
A demo de The King of Fighters XV trouxe 8 lutadores. Já começando com três boas escolhas, o time CYS: Chris, Yashiro e Shermie. Acompanhados do protagonista Shun’ei, o trio Tesouros Sagrados composto por Kyo, Iori e a retornante Chizuru. Ainda, uma personagem inédita na série, a misteriosa Dolores. A qual dará parceria com nosso militar favorito: Heidern. Contudo, ainda não sabemos a relação entre os dois. Mas fevereiro está chegando.
Modos da demo
Como é de se esperar, os modos de jogo da demo de The King of Fighters XV eram escassos. Porém, para um padrão demo, muito bem servido. Pois, além de contar com a possibilidade de partidas online, contava com tutorial, treino e modo versus offline. Para os modos online, podíamos entrar em salas para enfrentar outros jogadores, com capacidade máxima para 8. Também, poderíamos buscar partidas rápidas com outras pessoas. Ainda sobre as salas, um ponto positivo é que havia a possibilidade de montarmos uma para enfrentar pessoas conhecidas. Pois, em demonstrações de jogos de luta, essa opção dificilmente está disponível. Assim restando a nós que enfrentemos apenas a desconhecidos.
O modo tutorial foi bastante útil para situar tanto jogadores novos como veteranos da série. Afinal, ainda que poucas, houve alterações no sistema em relação ao último jogo. Assim, poderíamos testar as novas mecânicas e sistemas no modo treino. O qual já se mostrou bem completo na demo. Por essa razão, se procurar na Internet, verá diversos vídeos de combos de personagens.
Visual
Mesmo que tenhamos apenas visto uma pequena parte do game, podemos dizer que gostamos. Mas, antes de seguir adiante neste tópico, vamos apenas lembrar algo que considero importante, o momento em que The King of Fighters XIV (tem análise aqui no site) foi feito. É notório que o título anterior da série deixou a desejar no quesito visual e gráficos. Entretanto, a SNK tentava ressurgir das cinzas. Tiveram que fazer várias escolhas difíceis. Assim, tendo que deixar de lado algumas coisas para que pudessem investir em outras.
Não pretendo entrar no mérito se foram as melhores ou piores escolhas. Mas se não fosse esse jogo de retorno da franquia, não haveria, por exemplo, Samurai Showdown e o título da demo que estamos conversando sobre. Mas qual a importância de lembrar disso? Porque na demo deixou claro que fizeram as melhorias possíveis levando em conta o feedback dos fãs. Incluindo a parte gráfica. Os personagens estão bonitos e com mais detalhes. Ainda há o que melhorar, mas foi um super avanço. Os cenários não empolgam tanto. Porém, não há muito o que dizer, vimos apenas 3.
Som
A série The King of Fighters tem uma reputação ao se tratar de música. Porque tem todo um histórico de qualidade e músicas inesquecíveis. As quais implementam mais ainda a emoção das batalhas. Se o que vimos na demo foi apenas uma amostra, mal posso esperar para ver todo o repertório. Inclusive com a promessa de um acervo que terá mais de 300 músicas.
Mas, voltando à demo, as vozes ficaram bem nos personagens e as músicas dos personagens/times também ficaram boas. Sem querer dar spoiler, ainda mais por não saber o motivo, mas, com a ajuda da internet, descobrimos que Iori Yagami não possui “voz de Orochi” ao utilizar seu Climax Special em Chris. O que será que nos aguarda?
Jogabilidade
Um dos pontos mais aguardados da demo. A SNK lançou trailers de personagens que aos poucos mostravam um pouco mais do sistema de jogo. Mas como não havia nada confirmado, havia muita especulação. Para um jogo de luta, as mecânicas e o sistema de jogo representam um ponto muito forte na qualidade do jogo. Pois, não há como um jogo de luta ter uma história boa sem uma jogabilidade no mínimo excelente.
Ainda por cima, o gênero luta está passando por uma nova fase. Meio como se tivesse que começar do zero para atrair novos jogadores. O que torna uma tarefa bem difícil. Afinal, além de agradar o público novo, para que haja mais jogadores, deve manter fãs de longa data. Ainda é cedo pra dizer se conseguiram fazer isso. Mas ao que tudo indica a demo, estão no caminho certo.
Os comandos não são tão complexos como era de costume da SNK dos anos 90. Ao mesmo tempo que seu sistema de barras e especiais também foi simplificado para que o jogador não precise decorar muitos comandos diferentes. O melhor exemplo seria o comando do Climax, o qual é universal para todos os 8 personagens presentes na demo.
E o mais importante: online. Com o netcode rollback, as partidas ficaram mais estáveis. Assim, eu pude testar uma disputa Alemanha x Brasil com um amigo meu que mora em outro país e as partidas fluíram tranquilamente. Entretanto, houve relatos de pessoas que não puderam jogar por falta PS+. Afinal, a demo permitiria jogar online sem a necessidade de assinatura.
Expectativas para serem quebradas
A movimentação nas redes sociais sobre essa demo foram intensas. Muita gente testando, jogando comentando. Podemos dizer que foi uma decisão acertada da SNK lançar esse aperitivo. Em meus círculos, vi muita gente que não tinha interesse no jogo passar a reservar o game para curtir no lançamento. O que esse fim de semana mostrou é que The King of Fighters XV quebrou expectativas ruins e criou expectativas boas.
*The King of Fighters XV tem lançamento previsto para 17/02/2022.
Tô no aguardo do lançamento!