Introdução
Sands Of Aura é um novo action RPG, ambientado em um mundo pós-apocalíptico onde o mundo foi encoberto por um mar de areia. Em um cenário bem diferente, você enfrentará monstros e mortos-vivos, em um combate estilo Souls-Like, com as armas criadas a partir de um sistema de crafting bastante flexível, que permite centenas de possibilidades.
Atualmente, ele se encontra em acesso antecipado, mas você já pode adquiri-lo na Steam e Epic Store.
O Grande Mar de Areia
A ambientação do jogo já é um grande diferencial. Aqui, estamos em um mundo destruído por um antigo Deus, que inundou o mundo com areia. Os poucos humanos que sobreviveram, vivem em ilhas espalhadas por este mar. Estes assentamentos, vão desde pequenos vilarejos, até grandes castelos.
Para viajar por entre estas ilhas, os humanos desenvolveram uma espécie de navio adaptado para navegar neste mar de areia. E quando digo mar, é exatamente assim que a areia se comporta, completa até com ondas que balançam e arremessam seu navio. Boa parte da temática do jogo, é uma mistura entre os povos nômades do deserto, com marinheiros, o que é uma mistura bastante exótica, e criativa.
Neste mundo, você é um jovem cavaleiro, numa missão para conseguir água para seu povo. Como era de se esperar de um mundo onde o oceano é feito de areia, água é um recurso escasso, disponível em poucos lugares. Sua ilha era um destes locais, até a fonte de águas subterrâneas ser contaminada por monstros, após alguns eventos estranhos começarem a acontecer.
Então, você deve navegar até as ilhas vizinhas em busca desta água, e ainda investigar o que está causando o aparecimento destes monstros.

Lutando em Aura
Sobre a jogabilidade, acho que posso descrever como sendo um Diablo, cujo combate tem o ritmo de um Dark Souls. Isto é, com a visão aérea, você consegue ver uma grande área à sua volta. Porém, ao invés de enfrentar dezenas de inimigos, com feitiços e skills destruidoras, você deve ter muito mais cuidado, com alguns inimigos podendo te destruir em poucos golpes, bem no estilo Souls-Like, mas com algumas diferenças.
Primeiramente, não há um sistema de stamina. Você pode se esquivar dos oponentes, e defender com uma “bolha” mágica, que também é usada para o parry, mas não há um limite de quantas vezes pode fazer isso. No caso da bolha, você ainda pode ficar atordoado se o ataque for muito forte.
A cada golpe, você carrega um medidor de energia, que permite utilizar o ataque especial de sua arma. Estes, vão desde ataques em área, a arremessar a arma para atingir um inimigo longe, e depois puxar de volta.
Por ser acesso antecipado, os controles ainda não estão tão responsivos, mas o combate de Aura já mostra que ele tem um bom potencial. Apesar da visão aérea te dar uma vantagem, em algumas áreas, os monstros ainda conseguiam me cercar, e dar um bom trabalho. Os golpes têm um bom impacto, e dá para sentir o poder de cada ataque seu.
Já os monstros, têm uma boa variedade, e alguns apresentam alguns truques que te pegam de surpresa. Por exemplo, ao explorar uma catacumba, encontrei um esqueleto de escudo que era capaz de aparar meus golpes e contra-atacar. Nesta mesma área, outro monstro se recuperava bem rápido dos golpes, e atacava no meio de meu combo. Isto impede o jogador de apelar para o “esmaga botão”, e a prestar atenção em quem enfrenta.

Construindo seu Personagem
Em Sands of Aura, o seu personagem não tem bem um level, como outros RPGs. Aqui, os monstros soltam apenas dinheiro, e com ele você compra upgrades para seus equipamentos, e para seu personagem.
Sobre o personagem, é preciso completar a missão de um NPC antes de começar a melhorar seu ataque, defesa, e outros status. Isso dificultou bastante as coisas, já que passei muito tempo do preview sem melhorar o personagem, então sofri para passar alguns chefes. Além do dinheiro, você precisa encontrar um item, as “Escrituras de Leisis” para comprar estes upgrades, que estão escondidos pelo mapa. Assim, o jogo já pretende evitar que o jogador fique no Grind de monstros fracos, e incentiva a exploração.
Enquanto isso, as armas seguem um sistema bem diferente. O crafting do jogo é bem elaborado, e permite que você crie a arma perfeita para seu estilo de combate. Para isso, você deve fazer uma combinação de 4 características.

Primeiramente, seleciona o estilo da arma, que pode ser de corte, de perfuração, contusão, entre outras. Em seguida, seleciona uma lâmina, entre o estilo de espada, machado, adagas. Depois, a escolha do cabo e do codex, adicionarão um efeito aos ataques. Portanto, há uma centena de combinações de armas disponíveis, e mais algumas vão abrindo conforme avança no jogo e encontra novas receitas de crafting.
Além disso, as armas também podem ser equipadas com uma joia, que adiciona o elemento correspondente, que altera o seu ataque, mas também o efeito da esquiva e da defesa. Por exemplo, a joia de fogo permite que o personagem deixe um rastro de chamas sempre que esquiva.
Um Jogo para Ficar de Olho
Atualmente, pude explorar apenas uma pequena área do jogo, mas o que vi, já prendeu meu interesse. A apresentação do jogo já está muito bem feita, com uma arte levemente cartunesca, e uma trilha sonora bastante grandiosa. O oceano de areia é uma visão bastante curiosa, e poder navegar por ele é uma experiência bem diferente do normal. Além disso, o jogo consegue apresentar uma ótima sensação de grandiosidade.

Enquanto explora este mar de areia, gigantescas torres e ruínas antigas estão espalhadas, dando dicas de como era a civilização humana antes da inundação. Nas esparsas ilhas, castelos e masmorras abandonados, são locais perfeitos para uma aventura, e para caça aos tesouros escondidos em seus corredores cobertos de areia. Dessa forma, Sands of Aura atiça sua curiosidade para saber o que tem após a próxima duna, e o que mais este mundo tem a oferecer.
Um combate bem difícil, mas satisfatório, crafting divertido que incentiva a experimentação, muita coisa a descobrir. Certamente, Aura está prometendo ser um bom Souls-Like para quem gosta do estilo, e quer experimentar algo diferente.
*Chave cedida para análise no PC
Leia nossas outras análises aqui.