O ano de 2021 foi ótimo para os jogos brasileiros, em várias ocasiões estes acabaram nas principais capas de sites da mídia. E nós do site Garota no Controle ficamos muito feliz com isso. Pois, um dos principais objetivos de nosso projeto é tornar jogos indies mais conhecidos. E lógico, os jogos de nosso país.
Estes tem muita dificuldade de ter visibilidade na mídia, na maioria das vezes falta apoio para estes projetos.
Então confiram, 8 jogos do Brasil que valem a pena conhecer, lançados nesse ano de 2021.
Jogos brasileiros de 2021
Dodgeball Academia
Plataformas: Nintendo Switch, PC, Xbox e Playstation.
Resumo: Dodgeball Academia é um jogo de queimada com super poderes. Para começar uma partida de queimada, temos de 1 a 3 jogadores de cada lado, e cada um dos personagens vai jogar a bola de uma forma diferente, quando o poder acumula podemos fazer uma jogada especial. Além das jogadas, as bolas também tem efeitos diferentes e os campos variam, o que aumenta o grau de dificuldade.
Contando um pouco sobre a história, temos como objetivo tornar Otto, o campeão do campeonato de queimada.
Link da análise: https://garotanocontrole.com.br/2021/08/analise-de-dodgeball-academia/
Dandy Ace
Plataformas: Nintendo Switch, PC e Xbox.
Resumo: Dandy Ace é um Rogue Like, bem ao estilo do premiado Hades. Neste jogo brasileiro, lutamos com um mágico fabuloso que busca combinar e usar cartas mágicas enquanto luta para derrotar o vilão.
Combine diferentes cartas, com mais de 1000 possibilidades. Além disso, cada partida oferece novos desafios e combinações a medida que avançamos no jogo.
Link da análise: https://garotanocontrole.com.br/2021/03/analise-de-dandy-ace/
Kaze and the Wild Masks
Plataformas: Nintendo Switch, PC, Xbox e Playstation.
Resumo: Este jogo de plataforma brasileiro é inspirado em jogos clássicos dos anos 90. Sim, você que é fã de Donkey Kong, vai ficar muito feliz ao perceber qual a sua principal influência.
Estamos no papel do personagem Kaze, que tem a missão de resgatar o seu amigo Hogo de uma maldição.
Logo, nesta aventura libertamos as máscaras selvagens que nos dão variados tipos de poderes: tigre, água, lagarto e tubarão. Com isso, o gameplay sempre te traz um novo desafio e não te deixa ficar acomodado em nenhum momento.
Link da análise: https://garotanocontrole.com.br/2021/03/analise-de-kaze-and-the-wild-masks/
Retro Machina
Plataformas: Nintendo Switch, PC, Xbox e Playstation.
Resumo: Retro Machina é um jogo focado em aventura e resolução de puzzles. Aqui comandamos um pequeno robô que ganhou consciência e tem seus próprios pensamentos. Além de ter uma arte diferenciada, o mundo nos contará um pouco mais de como tudo chegou nessa situação.
Assim, em cada uma das ruínas das cidades humanas antigas que passarmos, devemos explorar, resolver os quebra-cabeças para progredir.
Vale ressaltar que a arte de cenários parecem pinturas de aquarela, apresenta um ambiente belo e intrigante. O design dos prédios e robôs é bastante curioso, já que parecem saídos de ilustrações americanas da década de 50 de como seria o futuro.
Link da análise: https://garotanocontrole.com.br/2021/05/analise-de-retro-machina/
Evertried
Plataformas: Nintendo Switch, PC, Xbox e Playstation.
Resumo: Em Evertried temos um Roguelite onde o gameplay parece ser realizado em cima de um tabuleiro. Logo, este tenta inovar no gênero, adicionando que os inimigos têm movimentações bem únicas no tabuleiro, e vai depender de você saber ler e entender quando se movimentar e atacar de forma correta. A forma que as movimentações e ataques são realizados lembra um jogo de estratégia por turno.
Além disso, o jogo foca no mistério ao te contar pouco sobre o porque temos que subir cada um dos andares. Vale lembrar que nosso personagem deve recuperar suas memórias, e é apenas isso que sabemos.
Link da análise: https://garotanocontrole.com.br/2021/10/analise-de-evertried/
Unsighted
Plataformas: Nintendo Switch, PC, Xbox e Playstation.
Resumo: Unsighted é uma das surpresas do ano, e se você é fã de Zelda, ou de souls like, ou metroidvania, este jogo deveria ser uma preferência sua. Pois, o mesmo se constitui da mistura de todos eles.
Como se já não bastassem todas as aspectos citadas, temos uma obra que se preocupa com representatividade, e usa o videogame para uma maior reflexão sobre assuntos importantes como esse.
Além disso, vai ser fácil apreciar sua arte, um pixelado muito bem feito, com um gameplay responsivo e frenético.
Link da análise: https://garotanocontrole.com.br/2021/09/analise-de-unsighted/
Guns N Runs
Plataformas: PC.
Resumo: Guns N’ Runs é um jogo de plataforma, com tiro e ação no estilo megaman. Além disso, este constitui de super especiais e mecânicas de Dash em ritmo acelerado.
Entretanto, a dificuldade acaba por não estar apenas em suas ações para passar a cada inimigo, como também um tempo que vai exigir que termine cada uma das salas em um tempo. Ou seja, a dificuldade vai ficar visível por exigir um rápido aprendizado do jogador, e que a execução seja realizada de forma mais precisa possível. Assim, se o jogador ouvir uma contagem regressiva de tempo, significa que todas suas conquistas até então, podem acabar.
Mas os desafios não estão apenas nas fases como nos chefões. E uma feature bem legal, é a possível variação de personagens, sendo 8 opções no total.
Link da análise: https://garotanocontrole.com.br/2021/04/analise-guns-n-runs/
Super Mombo Quest
Plataformas: Nintendo Switch e PC.
Resumo: Embora não tenhamos jogado Super Mombo Quest, este é um jogo de plataforma de precisão cheio de ação. Com uma paleta de cores super colorida e viva, este metroidvania com mecânicas clássicas de arcade, este jogo promete um mundo repleto de combates loucos, combos desafiadores.
Além disso, para os amantes de colecionáveis, este têm muitos coletáveis. Em seu mundo tudo está conectado, com isso várias áreas, com muito inimigos que prometem te desafiar do começo ao fim. O game promete variar os inimigos e desafiar o jogador a fazer um único combo par matar todos eles.