Um dos assuntos que eu mais gosto de escrever é falar sobre coisas que trazem alguma mudança na vida das pessoas. Como uma pessoa que levou o ano de 2021 com muita dificuldade, achei que nada seria mais importante do que fazer minha lista final com alguns jogos que, de alguma forma, tiveram algum impacto social e nos ajudaram a passar por esses tempos tão difíceis. Aqui vão então os 8 jogos com maior impacto social em 2021 NA MINHA OPINIÃO. (Não necessariamente nessa ordem)
1 – Unsighted
Unsighted foi um jogo surpreendente para o ano de 2021. Ele não apenas é brasileiro, mas também foi criado por duas mulheres trans (que você pode conferir em uma entrevista incrível clicando aqui), e foi indicado por muitas pessoas como o melhor metroidvania do ano (superando até mesmo grandes nomes como o famoso METROID DREAD)! Em tempos sombrios como esses, ver um jogo tão incrível carregado de representatividade pode nos fazer ter um pouco de orgulho de nascer no Brasil. Em um país como o nosso, um dos que mais mata pessoas LGBTQIA+, representatividade importa (E MUITO!). Unsighted pra mim é o número 1 dessa lista por todo esse peso que ele carrega, além de ser visualmente impecável do começo ao fim.
2 – Psychonauts 2
A tão aguardada sequência de Psychonauts, apaixonante do início ao fim, não podia ficar de fora dessa lista. O jogo, que tem sido um dos mais elogiados do ano, consegue lidar com temas como a perda, o perdão e a necessidade de seguir em frente em meio ao passado com sutileza e sem perder o bom humor. Ele torna a aventura cativante do começo ao fim para todos que decidirem se aventurar. É difícil encontrar um jogo que lide tão bem com temas difíceis aliando a história a uma boa jogabilidade. É por isso que a série Psychonauts é tão importante para tanta gente! Esse é sem dúvida um jogo que deveria ser jogado por todos que dizem amar videogames!
3 – Venba
Venba é um jogo indie que conta a história de uma mãe indiana que imigra com sua família para o Canadá nos anos 80. O jogo é uma narrativa simples mas aconchegante de amor, perda e relações familiares capaz de fazer qualquer um se apaixonar. Apesar de ser um jogo de culinária, ele trabalha muito bem com temas como a busca por asilo, o preconceito, a importância das memórias e da cozinha afetiva para famílias de imigrantes. É um jogo muito relaxante e bonito, perfeito pra quem procura uma boa história para relaxar e se apaixonar.
4 – Sable
Lembrando bastante do Famoso Journey, Sable é um jogo contemplativo que aborda a importância dos ritos de passagem, de ajudar os outros e, no processo, descobrir sobre si mesmo. O jogo segue bem a narrativa do buildungsroman, que já comentamos aqui anteriormente, e cumpre o que promete como um romance de formação, uma jornada de crescimento e desenvolvimento sem grandes surpresas ou reviravoltas, mas muito recompensadora. O jogo, que está concorrendo a melhor debut indie no The Game Awards é com certeza para obrigatória para todos os amantes de Journey, Brothers, Gris, entre outros.
5 – Life is Strange: True Colors
Quem me conhece sabe bem que não sou a maior fã do mundo da série Life is Strange. Não consegui sequer terminar o primeiro jogo porque a câmera me dava dor de cabeça e a história para mim era muito “Emo 2007” vibes. Contudo, não poderia deixar de mencionar aqui esse jogo (afinal de contas, não quero ser linchada!), já que ele está até concorrendo na categoria de jogos com maior impacto social no The Game Awards. O jogo traz uma protagonista asiática (como já comentamos, representatividade é muito importante!) e, assim como o primeiro da série, também aborda a importância e o impacto que têm nossas escolhas durante a vida. 9 em cada 10 pessoas gostam então você provavelmente deveria dar uma chance a ele!
6 – The Last Campfire
Assim como Sable, The Last Campfire é um jogo sobre uma jornada para procurar o sentido da vida. Contudo, sendo um jogo de quebra-cabeças, a aventura se torna mais dinâmica e menos contemplativa, sendo um pouco mais divertida. O jogo fala sobre empatia, esperança e amizade, e a voz da narradora faz você querer passear por aquele universo por muito tempo. Além disso, a demo dele é gratuita, então você pode testar um pouco antes de decidir se quer mesmo embarcar na aventura ou não clicando aqui! Para muitos de nós, encontrar o caminho para casa é sempre difícil, então ele é uma aventura que pode ser surpreendentemente tocante e emotiva.
7 – Before your eyes
Outro jogo concorrendo pelos jogos com maior impacto no The Game Awards, Before your eyes é um jogo que trabalha com a perda, a memória e o luto de forma surpreendente. Jogando com Benjamin, que acabou de falecer, você é convidado a compartilhar de suas memórias no seu caminho para a outra vida. Como não há a possibilidade de mudança, o jogo acaba deixando aquele gosto amargo de alguém que não deveria partir. Apesar da jogabilidade ter sido criticada pela falta de interatividade, é uma narrativa visual emocionante e que merece ser jogada.
8 – Where the heart leads
Where the heart leads é um jogo que aborda as escolhas da vida de Whit. O personagem após um acidente precisa revisitar os momentos mais importantes de sua vida e decidir se tomou ou não a decisão correta. Apesar de ser bem curto (aproximadamente 10 horas de jogo), os diálogos são bem construídos e as escolhas realmente possuem mudanças impactantes. Mesmo Whit não sendo tão expressivo (podendo parecer apático ou depressivo às vezes), algumas cenas e encontros trazem uma sensação calorosa de apego e carinho, e podem evocar boas lembranças. É um jogo que vale a pena se você gosta de ler diálogos e conhecer histórias interessantes.
E vocês, tem algum outro jogo de 2021 que acham que tiveram um grande impacto social? Contem pra gente ai nos comentários!