2021 foi um ano com bons jogos com protagonismo feminino e eu posso provar! Seja para PC ou consoles, nessa lista você encontra os 8 melhores jogos com protagonistas femininas desse ano!
NieR Replicant Ver. 122474487139…
Embora não seja controlada pelo jogador, é impossível fazer essa lista sem citar a Kainé.
Tão importante quanto o próprio protagonista, ela possui seu próprio arco durante a história de Nier Replicant. Além de ser muito bem trabalhada e demonstrar que é uma mulher de camadas.
Isso mesmo! O que vemos no exterior de Kainé é só um pedacinho de quem sua personagem realmente é. E o jogo, incrivelmente, trabalha isso muito bem.
Portanto, Nier Replicant não existe sem a Kainé.
Unsighted
Embora focado mais na gameplay que mistura RPG com metroidvania, Unsighted não passa despercebido no protagonismo feminino.
Alma, a protagonista do jogo, é uma autômata que foi projetada para o combate. E está disposta a cumprir sua missão e recuperar sua memória.
Entretanto, não é só na ficção que vemos esse protagonismo! Unsighted foi desenvolvido por um estúdio comandado por duas mulheres! Um jogo brasileiro e com tanta representatividade assim não deve passar despercebido! Até porque, ele também é muito bom!
Metroid Dread
Pioneira no protagonismo feminino nos games, não poderíamos deixar de citar o mais novo título da série Metroid!
Samus faz o seu retorno triunfal após aproximadamente 15 anos em desenvolvimento. Embora não seja uma personagem que demonstre suas emoções, ela está aqui para provar que uma mulher tem todo o direito de usar uma armadura e uma arma gigantes e tá tudo bem!
Returnal
Embora Selene, a protagonista de Returnal, também use uma armadura que cobre o corpo inteiro e uma arma, o foco do seu jogo é bem diferente da proposta de plataforma 2D de Metroid.
Focado em bullet hell, Selene precisa enfrentar não só os inimigos de fora como também os da sua própria mente. Afinal, mulheres também possuem demônios internos que precisam enfrentar.
The Medium
E por falar em demônios… Marienne, protagonista de The Medium, consegue enxergar alguns deles.
Sendo um thriller sobrenatural, temos aí mais uma protagonista feminina inserida em um cenário não muito tradicional.
The Medium vai te fazer tremer na cadeira e ainda entregar uma boa protagonista!
It Takes Two
Mas chega de falar de criaturas sobrenaturais! Vamos para algo mais real: a protagonista feminina de It Takes Two!
Ao contrário do que se espera, May é a fonte de renda da sua família. Com um relacionamento à beira do divórcio, ela deverá embarcar em uma jornada de autodescobrimento com o seu marido.
Embora o jogo seja focado no co-op e na relação dos dois, não podemos deixar de citar a importância da presença de May. E o melhor é que não precisamos nem ir tão longe para encontrar outras mulheres como ela por aí!
Kena Bridge of Spirits
Com seu nome no título, Kena é a protagonista deste jogo que mais parece uma animação.
Ela possui um papel muito importante: é uma guia espiritual que ajuda os espíritos a fazer a passagem e seguir em frente.
Por ser mais jovem, podemos enxergar todo o seu potencial presente ali. Mesmo com seus defeitos, Kena Bridge of Spirits ainda sabe como entregar uma boa protagonista.
Life Is Strange: True Colors
Para terminar essa lista, temos Alex Chen! A protagonista de Life Is Strange: True Colors.
Life Is Strange já é bem conhecido pelo seu protagonismo feminino do primeiro jogo. Portanto, não é de se surpreender que ele entrega mais uma vez uma personagem bem feita.
O tema principal do jogo é a empatia e disso, Alex possui de sobra. Com ela, exploramos não só as emoções de outras pessoas como a da própria personagem. Adicionando bastante profundidade e deixando a história e a própria Alex mais interessante.
Por isso, Life Is Strange, mesmo com seus elementos sobrenaturais, mostra que não é preciso ir muito longe para criar uma boa personagem feminina.
O mundo é das mulheres
Em conclusão, é surreal pensar que temos oito jogos com o protagonismo feminino presente, sejam elas jogáveis ou não. E é ainda mais surreal pensar que são todas bem escritas, mesmo com seus defeitos.
E por incrível que pareça, só uma das mulheres nessa lista usa uma roupa ridícula de curta, mas isso não faz dela menos interessante ou mal escrita.
Portanto, 2021 foi um bom ano para o protagonismo feminino nos games! E que ano que vem, eu possa fazer uma lista com os 9 melhores jogos com personagens femininas!