Você tem tempo e dinheiro suficientes?
No ano de 2021 tivemos muitos jogos interessantes. Mas como em todos os anos, a quantidade de games lançados é imensa. Entretanto, como vivemos em tempos de crise e aumento nos preços, precisamos ser precisos em escolher quais serão nossas próximas experiências. Além disso, com a quantidade de títulos lançados todos os meses, nem sempre temos tempo suficiente para experimentar tudo o que está sendo lançado. Pensando nisso, trago uma lista com os 8 melhores jogos curtos de 2021 para você que se enquadra em um desses tipos de jogadores que mencionei acima.
Lembrando que é muito subjetivo definir quantas horas de jogatina são necessárias para considerar uma curta duração ou não. Dessa forma, nessa lista terão apenas jogos com a duração de 10 horas. Para muitos é uma duração já considerada longa. Porém acredito que podemos encontrar excelentes propostas que podem ser finalizadas em até duas sentadas e que essa duração seja suficiente. Outro ponto importante é que essa duração será considerada apenas para a finalização da campanha principal. Caso algum título da lista tenha conteúdo pós fim da história ou caso você seja um jogador que gosta de platinar, obviamente a duração irá aumentar consideravelmente.
8 – Dandy Ace
Um Roguelike que agrada todos os tipos de jogadores, desde os principiantes ou casuais, até os mais hardcore e especialistas do gênero. Primeiramente, precisamos dizer que Dandy Ace é brasileiro. O desenvolvimento foi feito pela equipe da Mad Mimic que traz no seu terceiro projeto um jogo divertido, com uma dificuldade perfeita para o gênero. Além disso, ela traz uma série de influenciadores para participar da dublagem dos personagens, como por exemplo as participações do Patife e do BRKsEdu.
Ao melhor estilo Hades, Dandy Ace tem uma gameplay bem rápida e dinâmica e tem um diferencial, que é a mecânica de cartas, que são usadas como habilidades. A direção de arte é rica em detalhes e somados ao gameplay, fazem com que ficamos completamente hipnotizados com o que está acontecendo em tela. Dandy Ace foi lançado no dia 25 de março e sua qualidade fez com que ele fizesse muito barulho no seu lançamento. A campanha dura cerca de 7 horas. Mas caso você queira um desafio maior, existem vários níveis de dificuldade. Portanto o tempo de jogatina pode dobrar ou triplicar facilmente caso você goste de jogos no estilo Roguelike.
7 – Call of Duty: Vanguard
Estamos falando de um game triple a. Então tudo o que tem de melhor em gráficos, áudio e até acessibilidade na indústria dos jogos nós vemos aqui. Afinal estamos falando em uma das franquias mais bem sucedidas da Activision e a maior franquia de tiro atualmente. O motor gráfico usado em Vanguard é semelhante ao usado em Call of Duty: Modern Warfare de 2019, um dos melhores feitos nos últimos anos e bem elogiado pelos jogadores. A campanha levou cerca de 5 horas e meia para ser finalizada, algo que é possível ser feito em apenas uma tarde.
Dito isso, há uma critica que tenho aos últimos Call of Duty, a sua campanha ser curta demais. Eu sou um jogador casual e prefiro sempre focar na campanhas. E pelo fato da desenvolvedora dar um maior foco no multiplayer, eles acabam deixando um pouco de lado a história. Então eles abrem mão de uma história com uma duração maior. Para mim que não joga muito online, esse é um ponto negativo na franquia atualmente. Afinal com o aumento no preço dos jogos, fica um pouco inviável para mim gastar 70 dólares em um triple a com apenas 5 horas.
Essa não seria uma critica se estivéssemos falando de um game indie ou com um escopo menor. Mas para o que Call of Duty: Vanguard se propõe, é muito pouco. Então se a campanha não tem uma história muito boa, como os clássicos Modern Warfare 1, 2 e 3, acaba sendo pouco chamativo. Entretanto, Vanguard, como todos mais recentes Call of Duty passam a ser uma boas alternativas se você os acharem em alguma promoção. O que não é muito difícil de conseguir quando falamos em jogos de tiro.
6 – Alex Kidd in a Miracle World
Infelizmente eu não tive privilégio com a experiência clássica do original de 1986 para Master System. Alex Kidd foi um clássico da sua época, com mecânicas de plataforma criticas e diferentes até então. Talvez apenas charmosas para quem as olhe pela primeira vez hoje, mas que explodiu cabeças dos jovens na década de 80. Algumas melhorias nesse remaster ou remake (depende do seu ponto de vista) foram feitas.
Primeiramente, o jogo está mais acessível, novos menus, melhorias no estilo dos Continues, que agora são infinitos, caso você seja um jogador casual. Em segundo lugar o visual foi completamente refeito, mas com a opção de poder mudar para os gráficos clássicos com apenas um botão. Além disso, novas fases foram adicionadas, deixando a campanha um pouco maior do que a original. Afinal, a duração dela não passa de 3 horas. Caso optamos por utilizar as opções de acessibilidade, como por exemplo vidas infinitas, essa duração pode diminuir ainda mais.
5 – Road 96
Road 96 é um jogo narrativo. E esse é um dos meus gêneros favoritos. Mas esse não é o único motivo dele estar na minha lista. Independentemente disso, ele é muito bom. A diferença para outras experiências narrativas é o fato dela ser feita de forma procedural. Ou seja, cada experiência será única. Para explicar melhor, devo entrar um pouco na sua história.
Em Road 96, estamos em um país onde um presidente fascista consegue se reeleger novamente, mesmo após muitos anos. Após isso, acontece uma revolta por parte dos jovens desse país, que decidem abandonar o país em forma de protesto. Nesse processo, podemos encontrar uma série de pessoas que podem nos ajudar. Entretanto, cada uma delas tem visões e opiniões políticas diferentes, podendo ou não concordar com o que estamos fazendo. A ordem desses encontros é aleatória, portanto nunca sabemos quem podemos encontrar.
A duração da campanha é de cerca de 6 horas. Mas algo que está recorrentemente aparecendo nessa lista é o alto fator replay. Durante a campanha não conseguimos desbloquear todos os diálogos e novos encontros com os personagens. Dessa forma, conseguimos novas possibilidades caso tentamos novamente através do New Game+.
4 – Narita boy
2021 foi um ano com excelentes jogos curtos. Além disso, foi o ano do Game Pass. Narita Boy é mais um desses. Acredito que ele merecia um pouco mais de destaque pelas qualidades dele. A combinação de Pixel Art com uma pegada visual retro dos anos 80 traz elementos conhecidos na cultura pop como por exemplo Star Wars, deixando sempre aquele clima de mistério e ao mesmo tempo aventura.
Narita Boy é um Metroidvania, gênero que vem sendo bem explorado nos últimos anos na indústria Indie. O ritmo não é um atrativo quando falamos de experiências curtas. Ele começa bem lento, mas aos poucos o ritmo vai melhorando conforme o senso de urgência na campanha aparece. Entretanto, quando falamos em combate, o ritmo combina perfeitamente com a forma e com a ordem em que ganhamos nossas habilidades. Assim, temos tempo suficiente para aprender uma nova skill e nos adaptarmos a ela. Então quando estamos completamente habituados, aprendemos uma nova, e assim por diante. Narita Boy foi lançado no dia 30 de março e está disponível para todas as plataformas da antiga e atual geração além do PC. Dessa forma fica muito mais fácil conseguir experimentar esse título.
3 – The Medium
Um dos primeiros exclusivos da nova geração, The Medium chegou com uma proposta bem diferente. Um game que se passa no mundo real e em um outro mundo ao mesmo tempo. Dessa forma, essa experiência só seria possível ser lançado em consoles da nova geração. Afinal, seria necessário um grande poder de processamento e um SSD para carregar dois jogos ao mesmo tempo.
The Medium foi lançado no dia 28 de janeiro para Xbox Series X e S e chegou em 3 de setembro para PlayStation 5. Apesar da narrativa oscilar bastante em alguns momentos e de ter um final amargo para alguns, é uma excelente experiência para você que não tem muito tempo para jogar. Caso você jogue com calma, explorando bem e curtindo a história, são aproximadas 7 horas para concluir a campanha. Podendo aumentar dependendo do seu estilo de gameplay.
Esse é o último título do estúdio Bloober Team, conhecida pela franquia Layers of Fear, Observer e Blair Witch. Lembrando que a desenvolvedora é um dos braços dos estúdios da Microsoft. Por isso o Game Pass recebeu The Medium exclusivamente e gratuitamente no lançamento. Posteriormente chegou para PC e para o console da Sony na nova geração. Porém se você assina o serviço, é mais um título que vale a pena experimentar caso você goste de jogos de terror e suspense.
2 – The Artful Scape
Certamente uma das melhores experiências que tive em 2021. E como a alguns outros dessa lista, também está disponível no Game Pass. The Artful Scape é lindo em todos os sentidos. Não é atoa que está concorrendo a duas categorias no The Game Awards. E para mim é o grande favorito para ganhar a categoria de Melhor Direção de Arte. Ao lado de títulos como Journey e Gris, The Artful Scape está entre as melhores direções de arte que já vi na minha vida.
E a beleza do jogo não é a única qualidade dele. Apesar da história ser um pouco rasa e deslizar em alguns momentos, ela é bem legal e com uma mensagem bonita sobre autoconhecimento e sobre sentido da vida. Tudo isso ao som de uma excelente trilha sonora. O gameplay é bem simples, com uma mecânica rítmica um pouco repetitiva, onde todos os problemas que o protagonista enfrenta são resolvidas tocando sua guitarra. A campanha é bem curta, com aproximadamente 4 horas e meia que podem ser concluídas em apenas uma tarde. É uma daquelas experiências ideais para momentos em que queremos algo relaxante e rápido, porém com uma mensagem bonita que pode aquecer seu coração.
1 – Twelve Minutes
Lançado em 19 de agosto, Twelve Minutes chamou a atenção antes mesmo de seu lançamento pela sua proposta interessante. Um jogo do gênero Point and Click. Porém o diferencial é as possibilidades de tomadas de decisão e a quantidade de escolhas que podemos fazer. Estamos falando de um jogo indie, portanto ele tem os seus defeitos. Infelizmente ele foi muito criticado por esses defeitos, como por exemplo a forma que ele te pune por escolher alguma ação errada ou repetida. Realmente é um defeito e algo que incomoda, mas não é algo que apague todas as qualidades que ele tem.
Outro ponto muito legal que faz Twelve Minutes é a presença de atores renomados serem dubladores dos personagens. A dublagem ficou a cargo dos atores James McAvoy, Willem Dafoe e Daisy Ridley. Para finalizasr Twelve Minutes leva aproximadamente 4 horas. O mais interessante é que existem vários finais. É muito gostoso continuar tentando as possibilidades e escolhas diferentes, mesmo após zerar a primeira vez. Se você quiser fazer todos os finais, irá levar aproximadamente 8 horas para conseguir a façanha, mas não é algo tão difícil de se fazer. O mais importante a se lembrar é que Twelve Minutes foi lançado diretamente no Game Pass, então se você assina o serviço da Xbox e não testou, corre para testar logo.
Conclusão
Além dessa lista, cada membro do Garoto no Controle teve a missão de listar os melhores jogos do ano na opinião de cada um. A minha está aqui, aconselho você a dar uma conferida nela também porque ela está bem legal. Quero fazer uma menção honrosa aqui para Resident Evil: Village. Certamente ele poderia estar nessa lista de acordo com os parâmetros que escolhi anteriormente. Principalmente porque ele pode ser zerado em menos de 10 horas, mesmo na primeira zerada. Porém como eu sou um péssimo em qualquer jogo de terror, ou até meio medroso, demorei um pouco mais do que isso para finalizá-lo. Então optei por o deixar de fora dessa lista.
O ano de 2021 foi muito especial para mim, esse é meu primeiro no site. E aquele papo meio clichê de sem vocês nada disso seria possível vale para esse momento. Se você que estiver lendo essa lista não estivesse aqui, não teria porque eu estar aqui também. Mais um ano se encerra e 2022 promete ser um ano bombástico e com vários lançamentos grandes e esperados. Obrigado por estarem aqui e espero vocês ano que vem para dividir novamente essas experiências fantásticas.