The Zaka Awards
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos que acompanharam minhas análises ao longo desse 2021. Vocês são uns amores! Foram muitos jogos, e, por consequência, uma falazada absurda.
Agora, essa lista, vai conter os jogos lançados esse ano e que mais me agradaram em ordem do muito bom até o vencedor do GOTY! Sem muita enrolação, vamos às nomeações.
8) Disgaea 6: Defiance of Destiny
Primeiramente, Disgaea 6! O sexto jogo dessa famosa série de RPG tático, chegou esse ano para o Nintendo Switch, trazendo dezenas de horas em conteúdo!
Além disso, os personagens carismáticos e os diálogos engraçados, prendem a gente na trama, e deixam tudo muito agradável. O combate é simples de entender, até para os novatos no gênero (eu). Ou seja, é uma boa pedida para você que gosta de RPG e quer ficar ocupado por várias horas!
7) Out of Line
Out of Line é um daqueles jogos que entra na categoria de ”conceitual”. Ou seja, não tem falas, somente a trilha sonora e os cenários. Por exemplo, Little Nightmares ou Journey.
Um jogo de puzzle com câmera sidesrolling, me conquistou desde o início pela sua história, jogabilidade, e puzzles desafiadores (alguns até estressantes).
Temos aqui mais um indie lindo e carismático, que, apesar de curto, diverte do início ao fim com seu protagonista fofo e decidido! Além dos mistérios que envolvem a trama.
6) Alan Wake: Remastered
Em seguida, o misterioso Alan Wake: Remastered. Na minha vida, sempre tive Playstation, portanto, acabei perdendo alguns exclusivos do Xbox. Ou seja, quando Alan Wake foi anunciado, eu fiquei particularmente feliz, já que ele sempre foi muito elogiado!
Sendo um jogo de suspense, com uma atmosfera incrível de tensão e inimigos insuportáveis de chatos, o escritor Alan ganhou um lugarzinho no meu coração, sem dúvida!
Além disso, a versão Remastered conta com duas DLCs bem interessantes (mesmo que acabem deixando mais pontas soltas).
5) Road 96
Aqui, nós temos mais um que merece total atenção! Road 96 apresenta uma narrativa incrível, com personagens extremamente cativantes e uma história inquietante.
O jogo conta com várias decisões e caminhos moldáveis. Além de ter fases geradas de forma aleatória, deixando as campanhas diferentes para cada jogador e com isso, aumentando o fator replay!
Portanto, é mais um que vai divertir e emocionar você por um bom tempo!
4) F.I.S.T: Forged in Shadow Torch
Agora, esse aqui é aquele jogo de menor orçamento mas, com cara de gigante! F.I.S.T: Forged in Shadow Torch é um metroidvania muito gostoso e muito desafiador!
Esse é um jogo que me chamou atenção desde o trailer, e quando joguei, não me decepcionei! Com um combate extremamente viciante, um protagonista carrancudo porém generoso (amo), e um mapa lindo de se ver, ele foi um que não só me cativou, como me viciou e ainda me desafiou em várias partes.
Ou seja, preparem-se, porque tem alguns chefões em F.I.S.T que eu vou te contar…
3) Rainbow Billy: The Curse of Leviathan
Finalmente, vem o meu xódozinho de 2021, aquele que irei defender e carregar como pelo resto da vida: Rainbow Billy: The Curse of the Leviathan.
Agora, sentem e imaginem um jogo carismático. Pois é, esse é Rainbow Billy. Com uma história extremamente simples no seu exterior, mas cheia de lições de vida sobre amizade, compreensão, respeito e companheirismo. Esse plataforma 3D conquistou todo o meu amor, como poucos jogos fizeram.
Além disso, seu sistema de batalhas interessante e intuitivo fazem muito bem! Para não mencionar o mais importante, as sequências de plataforma bem divertidas!
2) Omno
Agora, Omno trás uma aventura linda, séria e emocionante!
Eu tenho uma paixão por jogos ”conceituais”, como já devem ter percebido. Omno é mais uma dessas obras.
Ele traz uma aventura cheia de puzzles, por vários mapas diferentes, elementos plataforma e com um conceito baseado em luz! É uma jornada linda e que ilustra a perseverança e devoção.
Ou seja, foi uma aventura que me cativou do início ao fim e me emocionou em vários momentos. Inclusive, fiz de tudo para platinar, de tanto que amei.
E o GOTY vai para…
1) The Forgotten City
Por fim, vamos para o campeão em 2021! The Forgotten City é uma obra que nasceu de um mod de Skyrim, e meus amigos, que obra!
Trata-se de um RPG focado na narrativa, com várias histórias, possibilidades e um mistério absurdamente intrigante que você não consegue deixar de lado nem quando vai dormir! Um dos melhores indies do ano, sem dúvida.
Mesmo sem um combate viciante, sua história é o bastante para prender a gente o tempo todo.
Não foi fácil, porque todos os jogos da lista me agradaram muito. Mas a complexidade da história e dos diálogos, além das nuances da trama, me deixaram extremamente intrigado desde que vi a premissa no início, até quando eu finalizei o primeiro dos múltiplos finais. É, de fato, uma obra incrível no mundo dos videojogos! Parabéns a Modern Storyteller pelo trabalho absurdo!