Se divertindo com o Game Pass
Videogames são sempre uma boa opção de diversão. Jogar com a família é ainda melhor. Com o Game Pass, as coisas ficam bem mais fáceis. Afinal, estamos falando do melhor serviço de games atualmente. O serviço conta hoje com mais de 100 títulos, vários desses são cooperativos, tanto local quanto multiplayer. E o mais interessante do serviço é a liberdade para explorar a grande quantidade de jogos.
Dessa forma, separamos uma lista com 9 jogos disponíveis do Game Pass para aproveitar com a família. São dos mais infantis até os mais sérios e dos mais variados gêneros, que vão desde esportes, luta, até FPS com plantas fofinhas.
FIFA 21
Quando estamos falando em diversão em família, FIFA é uma das melhores indicações. Por muitos anos a qualidade dos jogos é bastante questionável, mas é uma ótima opção para horas de diversão com a galera. O lançamento de 2022 ainda não está disponível no serviço da Xbox, entretanto, a edição de 2021 está e é a mais atualizada. O mais legal é que existem vários modos para se jogar.
É possível disputar amistosos padrão até montar um time e cada jogador ter seu próprio atleta, cada um em uma posição. E se você não tiver 11 amigos para completar um time, não tem problema. A inteligência artificial completa sua equipe. Vale a pena lembrar FIFA 21 não tem crossplay, portanto jogar com a família só será possível se estiverem no mesmo videogame ou se tiverem o mesmo console.

Gears 5
Gears 5 é o mais recente título de uma das franquias mais consagradas da Microsoft. O trabalho do estúdio The Coalition foi muito bom, sendo um dos melhores lançamentos de 2019. O mais legal é que existem as opções de zerar a campanha e o multiplayer local, com tela dividida. Assim, em tempos de pandemia, é possível se divertir com a família sem sair de casa. Vale lembrar que Gears é uma das franquias mais violentas e com mais sangue que você verá no Xbox, portanto pode ser que não seja para todos os públicos.
Esse ano, Gears 5 recebeu uma série de melhorias para os consoles da nova geração, como por exemplo tempo de carregamento reduzido, 120FPS e até 4K HDR Ultra no Series X. Como trata-se do 5º título numerado da série, possivelmente você terá dificuldade de entender o que está acontecendo, caso não tenha jogado os anteriores. Mas de qualquer forma é uma ótima experiência para se jogar com os amigos e com seus familiares.

Plants x Zombies: Garden Warfare 2
Plants x Zombies: Garden Warfare 2 certamente é um dos mais divertidos dessa lista. E um dos que mais dão opções para os jogadores também. Garden Warfare é a franquia de FPS derivada dos famosos jogos de mobile no começo da última década, que agora foi adaptada e reinventada para os consoles. Nele, você pode optar pelos modos cooperativos, com até 4 pessoas e o multiplayer enfrentando grupos inimigos ou outras pessoas.
O multiplayer comporta até 24 pessoas. Além disso, o mais legal é que existem 14 classes e mais de 100 personagens jogáveis em mais de 12 mapas. A mudança radical no gênero incomodou alguns fãs mais antigos, que preferiam o foco na estratégia. Mas os novos ares e a ousadia que Plants x Zombies trouxe agradou muita gente. Além disso é uma proposta totalmente diferente. Um FPS, porém com plantas super fofas e com gráficos agradáveis para todos os gostos. Certamente uma opção que poderá gerar várias horas de diversão com a família.

Dragon Ball FighterZ
Jogos de luta sempre são divertidos. Agora somando isso a um dos animes mais conhecidos e mais famosos de todos os tempos, é uma combinação perfeita. Dragon Ball FighterZ segue o sucesso da saga Xenoverse. Uma excelente opção e um clássico recente de lutas em 2D. Existe também a opção de jogar cooperativo local também com todo mundo. Esse é mais um sucesso do estúdio Arc System Works, a mesma desenvolvedora da franquia Guilty Gear, que também teve um ótimo jogo lançado esse ano.
FighterZ se inspira em Marvel x Capcom e The King of Fighters, principalmente na mecânica de montar trios e poder chamar a assistência dos companheiros durante as lutas. Outro ponto é que vários personagens foram adicionados durante o passar dos anos, mostrando que os fãs foram ouvidos e que o jogo ainda está bem vivo. Foram 24 no início e mais 19 chegando posteriormente por DLC. Além dos famosos combates casuais é possível zerar a campanha também. Então o que não faltam são opções.

Dead by Daylight
Para quem gosta de diversão com pitadas de terror, Dead By Daylight é uma ótima alternativa. Ele tem uma mistura de terror com sobrevivência. Você forma grupo de até 4 pessoas fugindo de 1 vilão. Os sobreviventes não podem enfrentar o assassino. É possível fugir e colocar obstáculos. Contudo, para as 4 pessoas ganharem, precisam concertar 5 geradores de energia espalhados no cenário, assim liberando um portão de saída. Tudo isso deve ser feito o mais rápido possível e sem fazer barulho. Afinal, você está fungindo. Existe a alternativa também de controlarmos o vilão, em Dead By Daylight a escolha é feita de vilão ou mocinho é feita aleatoriamente.
O mais legal é que durante os anos, foram adicionadas várias atualizações e eventos, incluindo vários personagens dos filmes dos anos 90 e séries também. Dessa forma, aumentando a imersão e prendendo o jogador por mais tempo, na maioria das vezes por nostalgia. Hoje são 22 assassinos disponíveis. Por exemplo, o Ghostface, Demogorgon, da série Stranger Things, Michael Myers, Freddy Krueger, Jason, Nemesis, entre outros. Então além de alguns sustos, pode se preparar para dar muita risada com seus amigos e família.

Grounded
Grouded ainda não foi lançado oficialmente e é um dos mais promissores dessa lista. A Obsidian, desenvolvedora do game é especializada em RPG e teve que se reinventar aqui. Porém, estamos falando agora de um jogo de sobrevivência. Aliás, é visível a infuência que o filme Querida Encolhi as crianças de 1989. Em Grounded, assumimos o papel de uma pessoa que foi encolhida e está “presa” no jardim de casa, com um tamanho semelhante ao de uma formiga. Além de tentar entender o que está acontecendo e se livrar dessa enrascada, precisamos sobreviver. Afinal, todo o tipo de animal que podemos encontrar em um quintal pode ser um predador eminente.
O destaque aqui se dá a quantidade de coisas que pode ser feita e como cada animal tem uma utilidade. As aranhas são nosso maior inimigo. Já as joaninhas podem nos levar para fontes de comida e água. Agora as formigas estão lá apenas vivendo e nem pensam em nos atrapalhar, desde que não façamos mal para elas. Então fica a recomendação de não tentar fazer mal para nossas amiguinhas. Para sobrevivermos, precisamos também coletar itens, alimentos, criar armaduras, armas e criar uma base. Uma ótima opção disponível no Game Pass se você gosta de trabalho em equipe e bastante desafios.

Golf With Your Friends
Estamos falando de um dos mais divertidos e injustiçados dessa lista. E provavelmente de um dos mais divertidos também. Com uma mecânica semelhante ao de Mario Golf: Super Rush, Golf With Your Friends. O mais legal é que a simplicidade desse game o torna muito atrativo para jogar com a família. Nele, você joga golf de uma forma bem maluca e as vezes até caótica. O objetivo é o mesmo, atingir o buraco. Mas existem várias formas de o fazer. Desde o mais tradicional, onde os jogadores alternam quem vai jogar e o mais divertido, que é jogar sem ter uma ordem correta, com todos jogando ao mesmo tempo. Contudo, existem regras para não deixar tudo muito bagunçado, dependendo da fase, existem uma quantidade de tacadas para alcançar o objetivo.
Além disso, algumas telas são com uma quantidade livre de tacadas, porém com tempo. Então quem não conseguir derrubar a bolinha ao final do tempo ou da quantidade de tacadas não pontua. Ao todo são 11 levels diferentes, com 18 buracos cada um. Com a opção de disputas de até 12 players. Os controles são bem simples e logo nas primeiras tacadas é possível pegar o esquema e o que mais importa aqui não é quem vai ganhar. Na maioria das vezes o mais divertido é descobrir como passar de fase e ajudar quem está jogando com você.

Halo Infinite
A melhor forma de comemorar o aniversário de 20 anos da maior franquia da Microsoft. A campanha do jogo estará disponível apenas em dezembro, porém o multiplayer já está disponível. Ele foi reinventado e é totalmente gratuito para jogar e com passe de batalha. Onde é possível desbloquear itens, skins e outros itens desbloqueáveis conforme o tempo passa e com eventos sazonais que acontecem.
Existem novos mapas 2 novos modos em Halo Infinite. O Arena, onde com times de 4 jogadores em um mapa menor. E o Big Team Battle, com um mapa maior, cheio de veículos, equipamentos que podem ser combinados com vários jogadores ao mesmo tempo. O desenvolvimento de Halo Infinite foi muito polêmico e foi adiado por quase um ano. Entretanto, antes da data final prometida, o estúdio liberou o Beta para todo mundo. A recepção foi ótima por parte da crítica e do público, afinal estamos falando de uma das melhores franquias de FPS para se jogar com a família.

It Takes Two
Falar sobre It Takes Two é falar também sobre um dos favoritos a Game of The Year em 2021. Inegavelmente o trabalho feito pela desenvolvedora Hazelight e que foi publicado pela EA vai muito além do que todos os citados acima quando o fator é diversão. Inegavelmente ele vai na contramão de quase tudo o que estamos vendo na indústria atualmente. São incontáveis a quantidade de mecânicas de gameplay e mini games apresentados durante as quase 15 horas de campanha.
Além de ser muito divertido, o que faz esse jogo entrar nessa lista é que é possível jogar com mais uma pessoa. Na história de It Takes Two, controlamos um casal em crise que são transformados sem querer em bonecos por alguma magia feita pela sua pequena filha. E para conseguirmos jogar com mais alguém, a desenvolvedora disponibilizou o passe de amigo. Com esse passe você consegue presentear uma pessoa com uma espécie de cópia digital, assim liberando a possibilidade de jogar juntos. Dessa forma ficou mais fácil ter a chance de zerar com alguém um dos melhores e mais originais jogos de 2021 e que também está no Game Pass.

Conclusão
Falar sobre a quantidade e a qualidade de jogos do Game Pass é chover no molhado. Certamente estamos falando do que é disparado o melhor serviço na indústria atualmente. Lembrando que o serviço contém mais de 100 títulos. Escolhemos e indicamos apenas 9. Mas essa lista poderia ir muito além dos que trouxemos. A infinidade de jogos cooperativos, sendo local ou não dão uma liberdade maior do usuário escolher como passar horas em frente a TV. Lembrando que o Game Pass também existem games Single Player, para momentos onde não esteja com os amigos e a família.