Introdução
Após dez anos de seu lançamento, Skyrim recebe uma atualização de aniversário que aumenta seu jogo base e dá mais opções do que fazer em Tamriel. Para comemorar essa atualização, fiz uma análise do jogo e também dos novos conteúdos. Afinal, nunca é tarde para homenagear Skyrim.
Embora a obra receba diversos lançamentos ao longo da sua vida, esse com certeza é o mais impactante deles. Afinal, agora podemos instalar novos conteúdos de maneira fácil e rápida, seja do clube de criação ou da oficina de Mods. Além disso, contém três expansões no pacote.
O upgrade de aniversário chegou no dia 11 de novembro de 2021, para todas as plataformas e promete dar ainda mais tempo de vida ao jogo.
Situando-se
Tamriel é um mundo vasto e cheio de oportunidades. Em Skyrim, você é o último Dragonborn, aquele que consegue absorver a alma, poder e conhecimento de um dragão morto. Contudo, o início do jogo se dá quando somos capturados e estamos prestes a ser executados. Ironicamente (ou não), nós somos salvos pelo ataque de um dragão na vila em que estávamos, criando um caos e permitindo nossa fuga.
Logo no início já fazemos nossa primeira escolha: seguir os rebeldes ou o império. Esse momento é apenas o primeiro de vários outros que teremos para escolher em Skyrim. E, inclusive, ela não te prende a nada e também não te impede de fazer algo mais para frente. Afinal, a principal virtude da obra é sua liberdade de exploração. Para ser sincero, a linha narrativa principal do jogo não é lá tão empolgante.
A verdadeira magia é sair para o mundo decidindo o que, quando e como fazer. Tamriel não precisa do seu personagem para existir ou funcionar, o jogo faz questão de te lembrar isso em diversos momentos. Seja quando você está parado em Whiterun e observa os NPC’s se movimentarem conforme o horário do dia ou então quando tromba um grupo de soldados ou ladrões enfrentando um dragão.
Ou seja, mesmo que a obra possua uma linha de missões principais, é impossível se prender a elas e deixar de explorar o mundo. Eu mesmo nunca consegui seguir a história sem me perder por Tamriel diversas vezes.

Indo para onde quiser, sendo o que quiser
O significado da sigla RPG é Role-Playing Game, traduzido fica como jogo de interpretação. Ou seja, o principal objetivo de jogos do gênero é deixar o jogador interpretar um personagem da maneira que ele bem entender. Porém, vemos que essa sigla tomou outro significado quando relacionado aos jogos eletrônicos. É comum associar jogos que passamos de nível e temos algumas opções diferentes de como jogar como RPG’s.
Contudo, vários jogos são bem rasos e nem deixam o jogador interpretar o herói, a maioria deles já vem construído e vai se desenvolvendo em diálogos e escolhas feitas por nós nessa conversas. Por exemplo, Diablo 3 é considerado um RPG, mas, a única opção que temos para mudar são as habilidades e equipamentos, o resto está tudo pré configurado pelo jogo de uma maneira bem clara.
Claro que só dá para fazer o que foi programado para fazer nos jogos, a questão é como isso é feito. Skyrim foi construído todo em volta da liberdade do jogador, por isso, as escolhas aqui não são óbvias e muito menos indicadas. Você seguir a missão principal ou simplesmente ignorá-la não vai mudar a progressão do seu personagem. Na verdade, é como você age o que afeta sua progressão.

Classes e Trabalhos
Como não pode faltar em um RPG, Skyrim também está recheado de classes e trabalhos. Apesar de que, na verdade, não existe uma opção de escolha desses dois. Todas as suas habilidades são melhoradas conforme você faz uso delas. Por exemplo, conversar com alguém e tentar convencê-lo de algo pode melhorar seu discurso. Ou então, usar armas de uma mão para derrotar monstros. Enfim, tudo é refletido em experiência e melhora sua proficiência.
Ou seja, caso você queira se tornar um mago, basta equipar as magias de destruição e matar inimigos com elas. Um guerreiro de armadura pesada que luta com uma arma de duas mãos pesadas, a mesma coisa. Aliás, é possível criar um guerreiro de armadura necromante, ou um arqueiro que solta magias destrutivas. São inúmeras opções que cabe ao jogador decidir o que fazer.
Para ajudar nessa escolha, existem diversas pedras espalhadas por Tamriel que oferem algum benefício para o jogador. No início do jogo, as três mais básicas são apresentadas: a do ladino, a do mago e a do guerreiro. Elas servem como base para indicar ao jogador mais inexperiente ter um contato mais padrão com o jogo.
Além disso, as profissões não são muitas, mas estão presentes. Elas funcionam como um facilitador para você adquirir itens que mais faz uso, por exemplo. Um encantador consegue retirar dos equipamentos os seus encantamentos e aprende-los. Depois disso, basta encher uma gema, ter conhecimento do encantamento e o item desejado que é possível criar um item específico. Ou então facilitar a criação de poções recolhendo reagentes pelo mundo e os misturando.

As missões secundárias
Ou principais, dependendo do ponto de vista. Não sou só eu quem prefere jogar Skyrim de forma livre e desligada da história principal. Chega ser até um pouco assustadora a forma que o jogo oferece conteúdo para o jogador. Logo no início é possível sair do rumo quando você sai de uma casa e um elfo pede para você entregar uma carta para uma mulher, tentando difamar o bardo da taverna. Isso só porque eles brigam para ter a atenção dela.
Ou então quando entramos na primeira loja do jogo e já recebemos a famosa missão da garra dourada. Tudo acontece de uma maneira muito orgânica e é impossível dizer que essas missões são menos importantes do que a missão principal. Elas são tão bem construídas e introduzidas ao jogador que nem parecem ser algo diferente ou que vai te tirar da rota.
Em uma exploração de uma caverna encontrei uma elfa presa. A forma que o encontro aconteceu, que ela me abordou para conversar e o tom de voz do ator ditaram toda a experiência magnífica que me mergulhar naquela linha secundária de missões. Em pouco tempo a obra conseguiu me fazer importar por um NPC que eu nem imaginava encontrar ali. Sem contar que conforme resolvemos esses problemas, vamos descobrindo mais de outros NPC’s e das regiões do mundo e suas peculiaridades.
Por fim, existem diversos clãs que podemos nos aliar e pegar missões que desenvolvem ainda mais cada parte de Tamriel. É um mundo rico que tudo é interessante e recompensador.

A jogabilidade
Eu não sou fã da Bethesda e muitos jogos dela eu não jogo por conta da jogabilidade. Porém, eu nunca tive esse problema com Skyrim. Apesar de sentir uma lentidão nas ações e os controles serem um pouco confusos no começo, em pouco tempo jogando você já está acostumado.
Os menus também não são muito intuitivos, vira e mexe eu saía deles sem querer. Isto acontece pelo fato deles serem interligados, então, caso você queira voltar para o ponto anterior, você deve ir na direção oposta e não apertar um botão, como é de costume. Isso pode parecer bobo, mas eu fechei o menu diversas vezes por isso e perdia alguns segundos chatos enquanto fechava e abria novamente.
O combate é bem simples e divertido, mesmo que as animações já estejam datadas. É comum o inimigo vir na sua direção, fazer um ataque e ficar numa posição específica até encaixar o próximo golpe. Mas também, o jogo foi lançado há dez anos e possui muito conteúdo para os jogos lançados naquela época, isso não foi um problema nem de longe.
No geral, dá para sentir que a jogabilidade não é tão boa quanto estamos acostumados hoje, mas está bem longe de ser ruim. Alguns podem sentir lentidão, imprecisão em alguns golpes, mas nada que frustre o jogador.

Upgrade de Aniversário
A atualização esperada pelos fãs do jogo desde que foi anunciada, afinal, permitiria que eles revisitassem Tamriel de uma nova maneira, com novas oportunidades e mecânicas.
Para começar, vamos falar do mais fácil e simples de implementar: novos itens, armas, armaduras e magias. Esse é o tipo de implementação que anima qualquer jogador a reviver uma história, só que de outra forma e com outros poderes (e outro estilo!). Existem diversos pacotes na loja do clube de criação que aumentam a quantidade de itens para todos os estilos de jogo e classes. Contudo, não dá para dizer que vai transformar toda a experiência anterior, é apenas um adicional bacana.
E também, alguns desses pacotes vem com uma nova missão que conta um pouco mais sobre a história do mundo. Existem muitos pacotes que adicionam mais conteúdo no jogo e com certeza rendem muitas horas mesmo para os jogadores mais experientes.

O que eu mais esperava
Desde quando eu vi o anúncio, dois novos conteúdos me chamaram a atenção: a pescaria e o modo sobrevivência. O primeiro porque sempre que existe a possibilidade de pescar em um jogo, eu foco nisso por um tempo. Já o segundo é porque pensei que ia combinar bem com Skyrim, afinal, é um jogo que jogamos explorando o mundo inteiro de forma livre.
Vou ser sincero e dizer que a pesca foi uma grande decepção para mim. Não existe nenhuma complexidade nesse sistema, de verdade. Basta pegar uma vara, achar um lugar de pesca e jogar a vara, após alguns segundos, o peixe vai fisgar a linha e então é só apertar X que conseguimos pescar o peixe. Sério, não dava para ser mais simples do que isso. Assim, vê-se que a pesca foi um conteúdo que eles sabiam que faz sucesso e chamaria jogadores mas, no fim, ela não passa de uma forma de conseguir comida fácil.
Já o modo sobrevivência é aquilo que eu estava esperando. Mesmo que eu sinta falta de algo diferente e mais visual, ele atende às espectativas. Com visual eu quero dizer que não existe nenhum indicador na tela da sua fome ou da temperatura do seu corpo. Essas informações aparecem escritas no canto da tela por um pequeno tempo, então caso você esteja numa batalha, pode ser que nem note. Fora isso, o sistema é o de sempre: temperatura e fome.
No final, mesmo achando a pescaria bem fraca, a função dela é comprida quando dá mais opções de alimentação no modo de sobrevivência. Esse sim, mesmo que simples, é bem impactante no jogo e fazendo o jogador se importar com o próximo passo enquanto se aventura.

Conclusão
The Elder Scrolls V: Skyrim recebe uma atualização de aniversário com bastante conteúdo novo e diferente e atende bem os fãs da série e também apela para novos jogadores que podem aproveitar o momento. O jogo base por si só já contemplava muito conteúdo e centenas de horas de jogo, com muitas missões e pontos de interesse no mapa que se mesclavam de forma orgânica. Agora, adicionar mais conteúdo a obra de arte a deixa mais completa, e foi isso que a atualização de aniversário fez com Skyrim. Com certeza é uma obra que dá para jogar sempre que nunca vai sair de moda, pois Tamriel é um lugar único e especial.
Os novos conteúdos são diversos e divertidos, inclusive quando colocamos na conta a adição da oficina de modificações feitas pela comunidade. São diversas opções extras para o jogador adicionar no seu jogo que agregam ainda mais valor à obra. Infelizmente, não temos o jogo traduzido para português, o que faz falta para a comunidade.