Introdução
No mundo dos jogos alguns criadores se destacam, seja por sua originalidade, peculiaridades, carisma, entre outras coisas. Nessa série de textos buscarei trazer alguns desses nomes, principalmente no mundo de jogos indies, com seus jogos e algumas curiosidades.

Quem é Lucas Pope?
Pope é um desenvolvedor de jogos americano, conhecido principalmente pelo excelente “Papers, Please”, de 2013. Sendo conhecido pela sua atividade no mundo dos jogos independentes, essa nem sempre foi a área de ação de Lucas. Seu início com jogos foi, na verdade, com mods de Quake, o famoso fps da Id Software. Das modificações de Quake, tão famosas na época, Lucas fundou seu primeiro estúdio, chamado Ratloop. O objetivo era lançar um jogo baseado em mods de Quake, de maneira parecida com que The Forgotten City fez em 2021, que originalmente era um mod de Skyrim. Infelizmente, muitos dos jogos da Ratloop nunca viram a luz do dia e o estúdio acabou fechando.
Porém, Lucas Pope não parou por aí. Após o fracasso da Ratloop, ele conseguiu um emprego na já gigante na época Naughty Dog. Pope chegou no estúdio no meio do desenvolvimento do primeiro jogo da franquia Uncharted, e participou consequentemente de sua sequência, considerada por muitos como o melhor jogo da franquia: Uncharted 2: Among Thieves. Em entrevista concedida ao site VG247 Lucas exaltou a importância de sua estadia no estúdio da Sony e do aprendizado que obteve com Bruce Straley, um dos diretores de The Last of Us.
Trabalhar na Naughty Dog fez com que Pope entendesse como fazer um bom jogo, mesmo que fosse preciso retirar partes já prontas de seu trabalho. Porém, apesar do grande sucesso de Uncharted 2, Lucas não tinha interesse em continuar no estúdio. Sua vontade era de fazer experiências novas. Com isso, ele saiu da Naughty Dog antes do ínicio do desenvolvimento de Uncharted 3. Desde sua saída Pope fez algumas experiências curtas, mas só explodiu no cenário indie com a chegada de Papers, Please.

Projetos
Portanto, usando sua experiência como desenvolvedor de jogos AAA, além de sua criatividade e vontade de criar novas experiências para os jogadores, Pope se tornou efetivamente um desenvolvedor de jogos independentes. Com o fim de criar jogos diferentes, existem muitos projetos pequenos de Pope que fazem parte de gamejams. Para aqueles que não sabem o que é uma gamejam, as mesmas são geralmente concursos realizados em um curto período de tempo, em que temas são definidos e os desenvolvedores devem criar pequenos jogos dentro dessa temática.
Alguns desses jogos estão disponíveis gratuitamente no site de Pope, que você pode checar aqui. Além disso, o desenvolvedor também disponibilizou versões de demonstração de seus maiores projetos, como uma demo da GDC (Conferência de Desenvolvedores de Jogos) de Return of The Obra Dinn, bem como a versão beta de Papers, Please. Dessa forma, se você tem interesse em conhecer o trabalho de Pope dê uma olhada nesses jogos!
Falando em Return of The Obra Dinn, o mesmo já apareceu aqui no site na lista de 6 jogos em preto e branco . Com a finalidade de aprofundar mais nessas obras análises de Papers, Please e Return of the Obra Dinn vão estar no site futuramente, então fique ligado no site!

Conclusão
Portanto, esse é o início da série de criadores que pretendo escrever por aqui. Nessa série, a ideia será de passar um pouco da história desses desenvolvedores e de sua trajetória no mundo dos jogos. Inegavelmente, a indústria dos videogames não é um lugar fácil de obter sucesso, principalmente quando se trata de jogos independentes. Dessa forma, exaltar aqueles que conseguiram, e também contar a trajetória dos que estão ainda batalhando nessa indústria, é um trabalho que pretendo fazer nessa série. Deixem seus desenvolvedores favoritos nos comentários! Espero que gostem e até a próxima!