O Timing Perfeito
Empolgados com o filme Matrix Ressurections, com data de lançamento para 22 de dezembro desse ano, a Warner Media em parceria com a Unreal Engine trouxeram uma demonstração do novo motor gráfico da Epic Games. A chamada The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience. Motor gráfico esse que veremos com mais frequência nos próximos anos. Assim, o PlayStation 5 e Xbox Series S|X recebeu essa demonstração gratuita. A demonstração chegou dia 9 de dezembro no evento do The Game Awards.
Nada foi falado ao certo sobre quanto tempo de desenvolvimento essa demo teve. Pois, ela foi toda trabalhada para chegar perto do lançamento do filme Matrix Ressurections. O mais novo filme da franquia a chegar nos cinemas. Contudo, acredito que o tempo não tenha sido tão alto assim. Pois é possível ver alguns problemas durante a demonstração. Porém, nada que seja um grande problema e que dificulta nossa experiência durante a jogatina. Principalmente quando estamos falando da sua otimização, mesmo num PlayStation 5, que foi o meu caso. Mas isso é compreensível, pelos motivos já citados acima. Estamos falando de uma demonstração, logo não é uma experiência definitiva. E não sabemos ao certo em quanto tempo de desenvolvimento esse “jogo” foi desenvolvido. Logo, provavelmente não teve tanto tempo assim para polimento.
Entendendo a Unreal Engine
Em maio de 2020, a Epic lançou o que seria uma alternativa para o futuro dos games. A Unreal Engine. A apresentação foi feita em um PlayStation 5, porém com disponibilidade também para PC e Xbox Series. Contudo, foi a tecnologia Lumen quem mais se destacou nessa apresentação. Uma solução de iluminação global totalmente dinâmica. Essa tecnologia é feita através de bilhões de triângulos e hexágonos.
Essa destaque para a nova tecnologia de iluminação foi um pouco melhor explorada. Onde pudemos ver melhor na prática como ela funciona na demonstração de The Matrix Awakens. Além disso, alguns jogos já estão sendo migrados ou desenvolvidos na Unreal Engine 5. São os exemplos de Fortnite, Kena: Bridge of Spirits, Returnal e Efootball 2022, que já foram lançados. Além disso, alguns games que ainda serão lançados, são os exemplos de Hogwards Legacy, Ghostwire Tokyo e Senua’s Saga: Hellblade 2, que tem previsão de lançamento para 2022.
Qualidade gráfica e processamento
A qualidade gráfica é incrível. A realidade dos personagens interpretados pelos atores Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, nos fazem duvidar em alguns momentos se o que estamos vendo em tela são os atores reais ou se é a Unreal Engine 5. No começo da apresentação, vemos os atores reais. Mas em uma breve transição, eles são substituídos por personagens 3D. E essa transição se torna quase imperceptível. Ainda estamos nos primeiros passos dessa nova geração. Certamente veremos muitas melhorias com o passar dos anos. Principalmente com a criatividade dos estúdios e com o alto investimento que eles colocarão nesse motor gráfico.
A gameplay começa com uma perseguição breve de carros. Onde podemos atirar nos clones que estão nos perseguindo. Apesar de ser bem simples, podemos ver o poder gráfico da Unreal Engine 5. Somos praticamente jogados em uma cena de filme de ação, durando aproximadamente 5 minutos. Após isso somos jogados para um mundo aberto para podermos explorar livremente o que foi criado para nós.
Podemos ver um mundo rico. Apesar de simples também e com poucas coisas para fazer, conseguimos ver uma quantidade enorme de carros no mapa e uma diversidade gigantesca nos modelos dos automóveis. Além disso, podemos ver uma grande quantidade de npc’s e uma variedade alta também. Isso mostra o poder que Unreal Engine 5. A facilidade dela em trazer uma variedade em npc’s, veículos e ambientes.
Clima e física
Em The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience temos a tecnologia de clima dinâmico e Ray-Tracing. Antes de entrarmos no mundo aberto, vemos a uma vista aérea de todo o mapa. Então podemos alterar o clima para dia ou noite. Assim, podemos ver na prática a qualidade dessa nova tecnologia. A iluminação é toda feita em tempo real. Diferente do que era feita antes, quando tudo era tudo pré-renderizado e feito manualmente. Essa tecnologia será de bom proveito para as desenvolvedoras. Já que muito tempo de desenvolvimento gasto nessa parte da produção seria reduzido. E com tudo já pronto, os esforços do estúdio diminuiriam e poderiam ser voltados para outras partes da produção ou polimento do jogo.
A física também é outro ponto positivo dessa demonstração. Podemos ver isso claramente quando estamos pilotando os carros. O realismo quando colidimos com outros veículos é bem real. E não só em destruição, mas sim nas diferenças de impacto dependendo da velocidade. Também sentimos diferença no impacto quando estamos com diferentes tipos de carros e a parte dele em que colidimos. Uma outra vantagem para os desenvolvedores que vimos nessa demonstração de The Matrix. Posteriormente, segundo uma postagem da PlayStation em sua conta no Twitter, no mapa existem 45.073 carros e 160 milhas de estradas. O que dá aproximadamente 257 quilômetros para explorar.
O que esperar do futuro da indústria?
Ficou claro que The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience se tornou a demonstração definitiva da Unreal Engine 5. Conseguimos ver na prática o que a nova geração poderá nos entregar nos próximos anos. Eventualmente, por muito tempo foi se discutido sobre os avanços na indústria quando estamos falando em gráficos. Muitas pessoas acharam que não teríamos mais tantos avanços nessa parte. Agora com esse novo motor gráfico da Epic, é possível ver um novo norte e imaginar o quão incrível essa nova geração será.
Se na última geração, com consoles lançados em 2013, pudemos ver experiências gráficas maravilhosas, como por exemplo Marvel’s Spider Man, Death Stranding, The Last of Us Pt. 2 e Red Dead Redemption 2, imagina quando essa atual geração estiver melhor estabelecida. Provavelmente será algo que pudemos ver em The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience.