No final de 2023, o Playstation 4 e o Xbox One completarão 10 anos de lançamento. Apesar de termos entrado no segundo ano do Playstation 5 e dos Xbox Series, muita gente prefere adiar a compra dos novos consoles. Afinal, jogos da geração passada e crossgen ainda prometem muita diversão para quem tem os consoles de 2013.
Por isso, montei essa lista com os jogos da geração passada que ainda se dão bem atualmente. De antemão, já aviso que os jogos escolhidos lançaram entre 2013 e 2015, ou seja, nos dois primeiros anos do Playstation 4 e Xbox One.
Enfim, lembro que a lista não está em ordem de preferência ou qualidade!
inFAMOUS Second Son (2014)
inFAMOUS Second Son segue a jornada de Desin Rowe, um jovem delinquente de 24 anos que não quer muita coisa na vida. Como resultado por presenciar um acidente de carro, Desin adquire seus poderes ao entrar em contato com um “condutor”. Desenvolvido pela Sucker Punch, jogo é muito bonito para a época em que foi lançado. Em outras palavras, foi o pontapé para que pensasse: “Uau, a oitava geração está aqui mesmo.”
Porém, a jogabilidade é um pouco travada. Desin não consegue correr e, para o horror de muita gente atualmente, o jogo não possui fast travel. Os poderes de Desin aumentam conforme o jogo avança. Apesar da história simples, ela é divertida e engajante. Ver a explosão de luzes e efeitos conforme andamos pelo mapa é apaixonante.
Second Son está disponível exclusivamente para Playstation 4.
The Order: 1886 (2015)
The Order: 1886 tinha tudo para ser uma franquia milionária para a Sony. No entanto, a jogabilidade fraca e a duração do jogo o mataram antes mesmo que ele tivesse uma chance. The Order conta a história de uma sociedade secreta chamada, obviamente, a Ordem, cujos participantes vivem mais tempo que outras pessoas, por conta de um líquido chamado “Água Escura”.
Assumimos como Sir Galahad em uma Londres vitoriana tão majestosa e obscura que até hoje tenho pena de não ter tido a oportunidade de caminhar livremente pelas vielas escuras e amaldiçoadas da cidade. A Ready At Dawn fez um trabalho de ambientação incrível e de cair o queixo, lá no longínquo ano de 2015. Infelizmente, a desenvolvedora aparentemente esqueceu de deixar uma equipe mais experiente para a jogabilidade do jogo.
The Order é exclusivo de Playstation 4.
The Witcher 3: Wild Hunt (2015)
Esse aqui dispensa apresentações. The Witcher 3: Wild Hunt é a conclusão da CD Projekt Red para as aventuras de Geralt de Rívia. É difícil estabelecer o que mais chama a atenção em The Witcher 3: sua narrativa profunda e complexa; sua jogabilidade equilibrada; ou seu mundo enorme e vivo.
As missões secundárias também são um show a parte do jogo. São histórias que te deixam imerso no jogo, vivendo plenamente como um bruxão em um universo medieval. Ao mesmo tempo, as escolhas que você faz durante a gameplay são importantes e influenciam no final do jogo. The Witcher 3 é um jogão que valerá a pena em qualquer ano.
O jogo está disponível para Playstation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.
Leia mais: The Witcher 3 – O RPG que marcou uma geração
Bloodborne (2015)
Pessoalmente, sou contra jogos cujo único objetivo é fazer você quebrar o controle de tanta raiva. No entanto, é preciso admitir que Bloodborne faz isso muito bem. Situado em uma cidade gótica, você é um viajante procurando uma cura para a doença que transformou seus habitantes em criaturas bestiais.
Criado por Hidetaka Miyazaki e desenvolvido pela From Software, Bloodborne é um souls-like que faz jus ao nome. O combate é ágil e ofensivo, por conta das diversas hordas de inimigos. A ambientação é belíssima e permite que o jogador tenha armas mais dinâmicas do que as clássicas de Dark Souls. Para quem gosta de passar raiva, o jogo é um prato cheio.
Bloodborne está disponível exclusivamente para Playstation 4.
Grand Theft Auto V (2014)
Não é incrível que, no espaço de nove anos, tivemos um único GTA para três gerações diferentes? Considerado o produto de entretenimento mais lucrativo da história, não é preciso falar muito sobre Grand Theft Auto V. Desde que foi lançado, o jogo já vendeu mais de 20 milhões de unidades, isso só na sua versão para Playstation 4.
Acompanhe Michael, Trevor e Franklin em uma história com reviravoltas intensas e momentos completamente surtados. O mapa gigante oferece a liberdade que só a Rockstar consegue entregar. Tudo ainda é muito bonito para os dias atuais. Juntamente com o modo online de milhões, GTA V deve viver por muitos anos ainda.
GTA V está disponível para todas as plataformas conhecidas pela humanidade, menos para Nintendo Switch. As versões de Playstation 5 e Xbox Series devem chegar esse ano.
Assassin’s Creed: Unity (2014)
À primeira vista, a empreitada da Ubisoft em jogos da geração passada não foi nada revolucionária. Afinal, Assassin’s Creed: Unity chegou lotado de bugs, problemas de renderização e diversas outras coisas que deram à Ubi a reputação de uma desenvolvedora “porca”. Além de memes incríveis na época.
Porém, o jogo conseguiu dar a volta por cima e, inúmeras atualizações depois, encontra-se totalmente jogável. A história pode não ser a melhor da saga; porém, a jogabilidade e o parkour são elogiados até hoje. A ambientação é incrível, com diversos pontos turísticos de Paris recriados à perfeição. Acima de tudo, Unity é a prova de que jogos com péssimos lançamentos podem se redimir ao longo do tempo. Take notes, CD Projekt Red.
Assassin’s Creed: Unity está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC.
Batman: Arkham Knight (2015)
O morcegão mais famoso dos quadrinhos retorna para a conclusão da trilogia da Rocksteady. Em Batman: Arkham Knight, Bruce Wayne enfrenta o Espantalho e o Cavaleiro de Arkham, personagem criado especialmente para o jogo. Uma das novidades do jogo é o famoso Batmóvel, que permite que o jogador passeie por Gotham sem se pendurar pelos prédios da cidade.
O jogo foi muito bem recebido pela mídia especializada e pelos jogadores. A desenvolvedora conseguiu redefinir o que era um jogo de super-herói e deixou a barra muito alta para os próximos que viriam. A ambientação remete bastante aos quadrinhos e a sobriedade que o universo do Batman carrega. Do mesmo modo, o gameplay é fluído, com conteúdos dos jogos antigos e novas adições.
Batman: Arkham Knight está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC.