Introdução
Deslumbre, desafio, frustração, diversão, são vários os adjetivos que eu poderia usar para descrever OlliOlli World, mas, pessoalmente, o que melhor se encaixa é “Recompensador”.
Desenvolvido pelos estúdios Roll7, e publicado pela Private Division e Take-Two, OlliOlli World foi lançado no dia 8 de fevereiro de 2022, para Nintendo Switch, Xbox, Playstation 4/5 e PC.
A Aventura em Radlandia vai começar…
A primeira coisa que chama a atenção em OlliOlli World, é certamente sua arte. Um estilo cartunesco, lotado de personagens carismáticos e seres antropomorfos, como bananas e sorvetes com carinha de gente, ela me deixou com uma cara de “Ooo”. Não só por ser linda, mas por lembrar muito a série animada Adventure Time. E acho que ela combinou bem demais com a proposta desse jogo.
Em OlliOlli World, você é um aspirante se tornar o novo guru do skate, uma pessoa cuja conexão com o esporte é tão forte, que é capaz de se conectar com os deuses do Skate. Para isso, você irá viajar pela terra de Radlandia, completando diversos desafios e quebrando todos os recordes.

O mundo é dividido em 5 regiões com sua própria temática. Temos a região da praia, da floresta, do deserto, da indústria e da cidade. Cada mundo é uma delícia de se admirar, pois tudo muda, desde o piso que você pratica skate, até os desafios que o ambiente te traz. Em um momento, você está fazendo grinds pelos galhos de árvores gigantescas na floresta. No outro, você está saltando por cima de naves alienígenas no deserto, ou mandando um wallride maneiro em um outdoor gigante na cidade.
A variedade de cenários, e o design divertido dos personagens desse mundo, ajudam a tornar a experiência do jogo uma extremamente prazerosa, mesmo que frustrante às vezes.
Além disso, esse mundo parece tão vibrante e cheio de vida. Enquanto faz suas manobras, perceberá muitas coisas engraçadas de fundo, desde as propagandas da cidade, ou os personagens que visitam a praia. Dessa forma, a arte do jogo se supera em criar um lugar divertido para mandar suas manobras mais radicais.
Melhor Skatear com Amigos
Em suas viagens, você contará com a companhia de uma trupe de personagens divertida. Temos o grandalhão Mike, e sua obsessão por teorias da conspiração. A atual guru do skate Chiffon, que oferece conselhos sobre como ter uma vida mais zen. A cinegrafista Suze, com sua confiável câmera Cammy, que irá registrar todas as suas proezas. E, por último, o Pai, que tenta cuidar da segurança desses jovens, e tenta cuidar de sua lojinha, a “O Pai tá On”.
OlliOlli World não tem exatamente uma história, já que você apenas viaja de uma fase para a outra, sem ser afetado pelos personagens. Mas as conversas são divertidas o suficiente para valer à pena acompanhar o que estes personagens têm a dizer. Sempre há uma situação engraçada, ou tiradinha entre eles para te manter entretido.

Além destes personagens, você encontrará os atuais campeões de cada região, que também servem como rivais para superar nos desafios, e alguns outros animais antropomorfos que liberam fases extras. Dentre eles temos um sapo que tenta ganhar dinheiro com suas proezas de skate, e um peixe que diz prever o futuro.
Com tantos personagens cartunescos, o seu não escapa dessa estética, e há milhares de opções para montar o seu futuro Guru do skate. Com cada fase e desafios completos, você libera novas peças de roupa, penteados e tatuagens para seu boneco. Assim, você consegue criar seu skatista louco da forma que quiser. Mas, ele não ficará só para você, pois durante as telas de loading, o jogo mostra o design de outros jogadores. Uma forma bem legal de mostrar que você não está sozinho nesta aventura.
Tantos personagens diferentes fazem a campanha ser ainda mais prazerosa, e serve como um equilíbrio para os momentos que você estiver com dificuldade em alguma fase.
O principiante do Skate de Radlandia
Existe uma frase tão usada para jogos com o foco na jogabilidade, que chega a ser um objetivo por si só: Fácil de aprender, difícil de dominar. Pois bem, OlliOlli World é um belíssimo exemplo de como se adequar a esse objetivo.
Ao contrário de outros jogos de skate, como o lendário Tony Hawks (cuja análise você pode acessar clicando aqui) suas manobras são extremamente simples de fazer, e suas fases são relativamente simples de completar.
Apesar de, em um primeiro momento, a lista de manobras parecer gigante e extremamente complicada, nada poderia ser mais longe da verdade. Aqui, todas as manobras são feitas com um simples girar do analógico. Grinds, grabs, flips, tudo você consegue fazer apenas apontando o analógico para alguma direção. Se quiser arriscar, só lançar alguns “Meia-lua para a frente” que sai uma manobra especial.

Suas fases também complementam essa sensação de que todos podem superar seus desafios. O nível de exigência para simplesmente passar é um nível baixo. As fases contam com diversas rotas, algumas mais difíceis que as outas. Assim, o jogador tem plena liberdade de escolher aquela que mais se encaixa com seu nível de habilidade. Outros detalhes também colaboram com isso, como o fato de que você não cai do skate por pousar de lado após um giro, ou durante a animação de alguma manobra.
O Mestre do Skate de Radlandia
Porém, OlliOlli World traz muitos desafios para aqueles que querem mergulhar de cabeça em suas mecânicas. Pois, cada fase conta com três desafios do Mike, e 3 pontuações a superar. As pontuações são bem diretas, simplesmente faça mais pontos do que os seus rivais fizeram naquela fase.
Já os desafios, envolvem coisas bem mais variadas, como realizar manobras específicas em certa parte da fase, ou coletar itens espalhados pelos cenários. Estes desafios ficam ainda mais complicados pelo layout das fases. Apesar de ser um jogo em 2D, o jogo ainda consegue criar pistas que vão e voltam, dando nós em si mesmas. Além disso, as diversas rotas que você pode pegar te obrigam a jogar a mesma fase várias vezes até descobrir qual a certa para realizar todos os desafios.

Enquanto isso, é bom anotar quais são os caminhos mais longos e propícios a grandes combos, pois, se quiser superar seus rivais, é bom treinar bastante.
Superar os rivais é um trabalho bastante árduo, especialmente nos últimos mundos. As pontuações para superar estes rivais chegam a alguns valores absurdos, que te obrigam a completar as fases em um combo só, juntando milhões de pontos.
Mas é aquilo que disse acima. Estes desafios não são obrigatórios para avançar no jogo, e servem mais como um teste de suas habilidades. Portanto, OlliOlli World alcança aquele delicado equilíbrio de ser um jogo acessível para todo mundo, mas que esconde uma complexidade absurda em suas mecânicas.
Qualquer um pode completar suas fases onde poucos movimentos do analógico já te trazem a sensação de ser um profissional do skate. Mas, para aqueles que querem se aprofundar, ele traz centenas de manobras e pequenas nuances em suas mecânicas que separam os amadores dos profissionais na arte de Skatear.

Conclusão
OlliOlli World é um jogo maravilhoso, extremamente desafiador e viciante. Sua jogabilidade é extremamente fácil de pegar, com todas as suas manobras ficando nos movimentos do analógicos. Porém, seu sistema de desafios e as pontuações dos rivais vão te forçar a se aprofundar nas mecânicas se quiser se tornar uma lenda do skate.
Para equilibrar a pressão dos desafios, tanto a estética, quanto a trilha sonora Lo-Fi, colaboram com uma sensação de tranquilidade, que impedem a frustração, mesmo nos desafios mais complicados.
Em suma, OlliOlli World é um jogo para todos os gamers, desde os causais, até os mais hardcore. Uma experiência memorável e desafiadora, que vai te manter grudado na tela por toda a sua duração.