GNOSIA é um RPG sci-fi com elementos de visual novel e que possui uma mecânica muito parecida com aqueles jogos de Detetive, Assassino, Vítima.
Lançado em 23 de janeiro de 2022, ele foi desenvolvido pela Petit Depotto e distribuído pela PLAYISM. E está disponível para PC e Nintendo Switch.
História
Você é o personagem principal. Já na tela inicial do jogo é possível escolher o nome e também o gênero desejado.
A partir daí, a história de GNOSIA começa: você está em uma nave com outros tripulantes. E dentro dela existe um traidor.
Seu trabalho é discutir, junto aos outros tripulantes, quem é o mais suspeito de ser gnosia: um alienígena que se toma a identidade de outra pessoa e assassina os integrantes da tripulação.
Ao final da discussão, todos votam. E o mais votado será colocado em um sono criogênico.
Mas a história não para por aí. Toda vez que a tripulação consegue congelar os gnosia ou os gnosia assassinam todos, a história acaba. E em seguida uma nova começa.
Supere os loops
Chamado de Loop, esses pedaços da história mudam cada vez que você começa um novo. E com eles, novas regras surgem assim como novos personagens e também novos papéis que cada tripulante terá na discussão.
Às vezes, você será apenas um tripulante tentando sobreviver, as vezes poderá ser um gnosia. Ou até mesmo terá papéis especiais como o anjo da guarda ou engenheiro.
A cada novo loop, mais características de personagens são desbloqueadas. O que facilita de você descobrir quem é o que na hora da discussão.

Quanto mais loops, melhor
GNOSIA oferece uma proposta interessante, mas que depende que você jogue muitos loops para começar a desbloquear pontos de habilidade e características dos personagens.
O jogo é muito direto, portanto, no começo você fica completamente perdido sobre quais decisões tomar e quem acusar. Quanto mais loops você fizer, mais diálogos irá desbloquear e maior será seu relacionamento com os personagens.
Existem momentos que o jogo te deixa escolher com quem você irá conversar. Isso pode render diálogos interessantes ou apenas falas repetidas.
Tudo depende do seu objetivo. GNOSIA quer que você investigue tudo, mas para isso deve refazer os loops diversas vezes e seguir as regras de cada um.
RPG, visual novel, detetive…
No meio desses loops o jogo reúne diversas características de outros tipos de jogos. Para começar, temos elementos de RPG com a sua clássica árvore de habilidade.
Ao final de cada loop você acumula pontos de experiência que podem ser trocados em diversos status. Carisma, intuição e lógica são alguns deles.
Cada status oferece um tipo de vantagem diferente que se mostra útil para as discussões de cada loop. Fica a critério do jogador em qual habilidade ele irá investir!
Agora, os elementos de visual novel são bem óbvios! Afinal, a jogabilidade é baseada em diálogos. Com as clássicas imagens dos personagens durante as conversas. E até mesmo algumas opções de diálogo que você deve fazer. Afinal, a proposta do jogo é que todos discutam quem é o gnosia do grupo!
Por fim, como dito no começo, se você já jogou com os amigos o clássico Detetive, Assassino, Vítima, vai perceber as similaridades. Porém aqui, o diálogo substitui a famosa piscadinha do jogo original.
E sim! Eu sei que você quer que eu fale que ele também possui características com Among Us! Mas eu não vou falar!

A evolução do Detetive
Podemos considerar GNOSIA como uma versão atualizada do clássico jogo de Detetive. Embora você não precise de outras pessoas para jogar, ele com certeza desafia sua capacidade de tomar decisões.
Mesmo que em alguns pontos seja repetitivo, afinal você precisa de muitos loops para fazer a história progredir. E muitas vezes, os loops não levam a lugar nenhum.
Outra coisa que repete muito são os diálogos durante as discussões.
Nelas, você pode escolher entre defender ou acusar algum personagem de ser gnosia. Além de simplesmente não falar nada e apenas observa os argumentos dos outros personagens.
Porém, as escolhas de diálogo levam, na maioria das vezes, a falas iguais dos personagens.
O que, depois de alguns loops, já não fica mais tão interessante de se ler.
Enquanto a história de desenrola fora das discussões, elas ainda são uma peça fundamental para seguir o jogo.
Arte e trilha sonora
A arte de GNOSIA é bem simples. Por ser uma visual novel, a arte dos personagens é o objeto de destaque. Cada um deles possui seu retrato normal, além do retrato triste e da ilustração de quando revelamos o gnosia.
As caixas de texto remetem ao elemento sci-fi do jogo. E não só elas, como também todo o menu. Que mais parece um computador saído de algum filme mais antigo do gênero. E é isso que coloca charme na HUD do jogo!
Assim também, a trilha sonora também chega bem nesse ritmo sci-fi antigo! Outro destaque são os efeitos sonoros, que também remetem a essa estética.
Não temos algo que se destaque dentre esses elementos, mas é inegável que o conjunto deles dá vida a GNOSIA e deixa a estética mais convincente e imersivo.

GNOSIA
Em conclusão, GNOSIA é uma visual novel interessante e que desafia a sua capacidade de tomar decisões e enxergar as mentiras dos personagens.
Quanto mais loops você fizer, mais próximo da verdade você irá chegar. Mas não deixe de aproveitar o caminho e de se relacionar com os personagens!
Embora o tempo com eles seja curto, eles rendem bons diálogos. Além de trazer personalidades bem distintas, o que te deixa explorar e escolher um favorito!
Mas, se não tem essa paciência, talvez não seja o jogo certo para você! Nesse caso, é melhor curtir o famoso Detetive, Assassino, Vítima com a galera!
Embora GNOSIA se mostre repetitivo em muitos momentos e te obrigue a tomar decisões sem ter muito embasamento, ele lentamente vai te ensinando e explicando as mecânicas. Para que no fim, você se torne o mestre em argumentar e convencer seus colegas de tripulação. Porque, não existe nada mais frustrante nesse jogo do que você saber quem é o gnosia e não conseguir convencer o resto do elenco!
*Chave cedida para análise.
Gostou da análise? O Garota no Controle tem muito mais!