Introdução
Hoje em dia, as informações correm muito rápido. Graças à Internet, algo descoberto em qualquer lugar, rapidamente se espalha para o resto mundo. Assim, se algo entra na rede mundial de computadores, pode saber que todo mundo vai ficar sabendo.
Contudo, essa velocidade serve tanto para bem quanto para o mal. Pois, da mesma forma que as notícias chegam mais rápido, informações falsas também. Ainda, coisas que preferíamos não saber. Se tratando tanto de informações falsas como verdadeiras. Há os leaks. Sendo verdadeiros ou não, não significa que sejam bons. Vamos conversar sobre algo que está virando costume na internet (mais do que nunca) e sobre seus efeitos.
Falaremos de como os vazamentos afetam a comunidade gamer. Contudo, deixamos claro que é apenas um recorte. Há inúmeros casos. Dessa forma, citaremos alguns exemplos, logicamente, não todos. Os quais vão ajudar na compreensão da ideia aqui conversada.
Primeiro, o que é leak?
Primeiramente, vamos para a definição. Leak, em uma tradução direta significa vazamento ou verbo vazar. Ou seja, algo que sai de forma indevida. Ainda, de acordo com Academic Dictionaries and Encyclopedias, leak de Internet é:
“Um leak na Internet ocorre quando a propriedade intelectual confidencial de uma parte é divulgada ao público na Internet. Vários tipos de informações e dados podem ser, e foram, “vazados” para a Internet, sendo os mais comuns informações pessoais, software de computador e código-fonte e trabalhos artísticos, como álbuns. Por exemplo, um álbum musical vaza se tiver sido disponibilizado ao público na Internet antes de sua data de lançamento oficial; este material musical ainda pretende ser confidencial.”
Então, usaremos esses conceitos para se referir a leaks aqui. Geralmente, no mundo dos games isso ocorre quando se tem um conteúdo revelado antes do seu lançamento ou anúncio oficial. Existem várias histórias de jogos/projetos que vieram a público antes da data planejada para tal.
Como acontecem os leaks?
Uma pergunta bem complicada. Mas existem várias maneiras. Vamos tentar explicar sobre elas.
Acidente
A primeira delas podemos dizer que é acidente. Nesses casos, a logística mal feita ou falta de comunicação entre empresas pode resultar numa divulgação de informação antes da data pretendida. Um exemplo clássico foi o caso do lançamento da personagem Laura para Street Fighter V. A FAMITSU, uma famosa revista japonesa de games divulgou fotos da personagem semanas antes da Brasil Game Show de 2015, onde ela teria seu lançamento oficial.
No caso acima, demonstra que não houve uma comunicação boa entre a revista e a CAPCOM. Assim, a surpresa foi estragada no evento. Apesar do ocorrido, o produtor do jogo foi para o Brasil fazer a “surpresa”. Também, já houve casos de que algumas lojas disponibilizaram cópias de determinados jogos antes do lançamento porque os funcionários não sabiam que deveriam aguardar mais um pouco.
Invasão
Este tipo ocorre quando há pessoas má intencionadas buscando conteúdo para adquirir de forma ilegal ou para espalhar mesmo. Por exemplo, em 2003, um hacker explorou uma falha de segurança no Outlook da Microsoft para obter a fonte completa do jogo Half-Life 2. O qual estava em desenvolvimento na época. Então, a fonte completa logo ficou disponível em várias redes de compartilhamento de arquivos. Há rumores que esses leaks foram responsáveis pelo atraso do jogo. Porém, depois foi declarado que não era.[fonte]
Data mining
Este tipo é um pouco mais complexo. Pois ele pode ser utilizado após uma Invasão ou do lançamento de um título. Teoricamente, data mining tem como propósito buscar por informações e até mesmo falhas em alguns programas. Mas muitos usam isso para descobrir segredos de jogos ou até conteúdo escondido. Por essa razão, algumas produtoras evitam lançar demos ou betas de seus jogos para PC. Porque há maior facilidade em “mineirar os dados”. Recentemente, houve um data mining do jogo The King of Fighter XV e estragou com a surpresa da revelação de personagens.
Intencionais
Admito, este pode ser mais teoria da conspiração. Porque não há provas, mas há convicções de que possa ocorrer. Como funciona então? A empresa solta um rumor de forma proposital. Por exemplo, enviando uma foto de um PC com a imagem do jogo. Porém, “não há fonte”. Apenas um empregado que liberou para o público. Assim fazem para testar o hype do público com algo. Para medir se vale a pena ou não investir em algo numa franquia.

Vazamento nas comunidades
Com tudo o que foi dito até aqui, podemos ter uma ideia de como afeta os jogadores. Tanto de forma positiva como negativa. Primeiramente, vamos de positiva. Quando há um leak do desenvolvimento de um jogo de uma franquia querida, anima o coração dos fãs. Pois eles veem que terão mais um título do seu jogo favorito.
Entretanto, a parte negativa é maior. Pelos exemplos acima, vimos como isso estraga a surpresa dos fãs e até mesmo o desenvolvimento dos jogos. Voltando ao Street Fighter V, houve todo um planejamento da empresa de sinalizar para os fãs brasileiros, mostrarem que eles são importantes, e por um acidente, esse gesto foi perdido.
Enquanto que no caso do Half-Life, o jogo teve (provavelmente) que sofrer alguns ajustes antes do lançamento porque já havia sido disponibilizado na Internet antes de seu lançamento. Recentemente, ainda houve o caso do Metroid Dread que também vazou antes do lançamento. Assim, muita gente teve que evitar redes sociais para fugir de possíveis spoilers.
E no caso do The King of Fighters XV, seu leak acabou com uma das campanhas em que a SNK mais interagiu com os fãs. Pois essa campanha girava em torno de haver uma silhueta do próximo personagem e os jogadores tentarem descobrir qual é. Assim, esperando o dia da semana para confirmar seus palpites. Depois do data mining, não houve mais isso. Então, a empresa teve que tentar outra medida, não tão legal, para manter o contato com a comunidade.

Leaks têm de parar
Isso mesmo. Pois, com essa mania de antecipar o que está por vir, pode estragar a experiência da descoberta. E olha que nem mencionamos os boatos lançados para confundir os apressadinhos. Mas pode entrar em textos futuros. Não há ganho para os jogadores se o conteúdo é vazado antes da programada. Pelo contrário, além de estragar a surpresa, pode até adiar o lançamento de determinado jogo. Por isso, caso receba algum leak, não divulgue. Talvez tenha a curiosidade de conferir. Ninguém te impedirá. Mas não o espalhe. Provavelmente, você pode contribuir para estragar a experiência de outros jogadores.
Claro que esse assunto de leaks tem muito mais coisa a se discutir. Quem sabe não fazemos uma segunda parte para falar do que faltou aqui?