Introdução
Castle Morihisa é um game que mistura elementos roguelike com estratégia envolvendo construção de deck de cartas. Esta junção de elementos logo aparenta ser promissora, pois, temos aqui dois aspectos que me agradam bastante. Anteriormente, eu não era muito fã de games envolvendo cartas. Entretanto, após analisar o impressionante Black Book, mudei completamente de opinião. Em relação ao roguelike, admito que não tenho grandes amores pelo gênero, porém, sempre dou uma oportunidade, pois existem obras que me cativam.
Assim sendo, por Castle Morihisa prometer apresentar está mistura de elementos diferentemente e até mesmo inédita, fiquei curioso sobre até que ponto o jogo conseguiria cumprir a sua proposta. Logo, chegou a hora de analisar se o game realmente consegue surpreender com está mistura de elementos tão peculiar.
Castle Morihisa foi desenvolvido pela Smokingbear Studio e foi lançado no dia 10 de fevereiro de 2022. Além disso, o título está disponível para Nintendo Switch e PC, via Steam.
Uma história conceitual
Castle Morihisa não apresenta uma narrativa profunda. Em vez disso, somos apresentados a um conceito que justifica a jornada dos personagens. Assim sendo, a história começa quando um general supostamente usurpa o trono do castelo Morihisa. Logo, os soldados enviados para investigar o local acabaram não retornando. Então, cabe aos nossos personagens ir até lá e descobrir a verdade do que está acontecendo.
No caminho até o castelo, enfrentaremos diversas criaturas até finalmente chegarmos no local e uma grande batalha se iniciar. Em relação à narrativa, não existe desenvolvimento de personagem ou storytelling. Temos apenas este conceito inicial que citei acima e o resto é apenas gameplay. Portanto, fica evidente que o objetivo da obra não é entregar um grande arco narrativo e sim focar apenas na jogabilidade. Admito que eu gostei desta forma sincera em Castle Morihisa, pois, às vezes é melhor deixar de lado o elemento da história, se não existe uma boa narrativa a ser contada.
Os protagonistas e suas características
Castle Morihisa apresenta 4 heróis principais. Entretanto, apenas 3 deles estão disponíveis inicialmente. Cada um deles possui um texto que introduz sua origem e seu objetivo nesta missão. Semelhante ao storytelling principal, não temos uma profundidade aqui e este elemento serve apenas para conhecermos um pouco sobre o protagonista que estamos controlando. Pois, não temos um desenvolvimento de seus arcos narrativos.
Os personagens que podemos assumir o controle são Monk, um monge que anda pela Terra em harmonia. Onmyoji, uma maga que consegue usar o poder da magia e do charme. Samurai, um guerreiro em uma jornada de fé e vitória. E por fim, Ninja, uma personagem que treinou desde pequena para alcançar o ápice das habilidades do seu clã. Durante o meu gameplay, eu joguei com a maga, sendo está sempre a minha preferência neste estilo de jogo.
As habilidades desta personagem são focadas em ataques com magias, permitindo uma construção de deck bem variada… na medida do possível.
A jornada
Em Castle Morihisa temos uma jornada que funciona simplificadamente. Após escolhermos o nosso personagem, somos introduzidos a um grande mapa no qual um trajeto será traçado. Logo, devemos escolher qual local adentraremos, podendo ser uma batalha, um local misterioso ou uma batalha de chefe. Embora pareça um sistema interessante inicialmente, que se assemelha bastante a escolha de salas, elemento este presente em outros títulos roguelike, logo fica evidente uma clara limitação.
Pois, o título não apresenta uma variação de salas que podemos adentrar, tornando as coisas repetitivas demais muito rapidamente. Para exemplificar, temos os locais misteriosos. Ao adentrarmos eles, podemos ganhar uma benção que irá melhorar algum atributo ou um aspecto negativo que irá prejudicar o personagem. Este elemento se torna repetitivo muito rapidamente, quando na segunda run, já havia atributos sendo os mesmos da tentativa anterior.
Embora o game tente se renovar a cada nova tentativa, fica evidente que em toda a obra faltou mais variação. Este elemento também se aplica aos confrontos que temos durante a aventura. Pois, embora tenhamos diferentes categorias de inimigos e o game até incentive na criação de diferentes estratégias, na prática, não é isso que acontece. Portanto, a técnica mais eficaz em Castle Morihisa é simplesmente focar em cartas de defesa e depois disso atacar. Logo, eu me via sempre fazendo isto infinita vezes ao decorrer da aventura, o que tornou as coisas cansativas muito rapidamente.
Confrontos que poderiam ser mais variados
Falando ainda sobre o aspecto dos combates, temos o elemento da construção do deck de cartas. Assim sendo, funciona da seguinte maneira. Cada vez que o protagonista morre, o deck de cartas zera e a jornada recomeça com novos inimigos e locais. Entretanto, mesmo quando tudo é reiniciado, não existe uma verdadeira variação.
Castle Morihisa não apresenta uma quantidade suficiente de combinações que incentive os jogadores a tentarem coisas diferentes. Logo, temos cartas que fornecem defesa para o protagonista, cartas de ataque, que incluem algumas especiais que dão mais dano e claro, habilidades passivas que a cada novo turno fornecem um bônus de defesa para o personagem ou causam dano ao inimigo.
Então, quando os confrontos se iniciam, podemos fazer 3 ações e depois passar o turno. Logo, fica a cargo do jogador se ele irá focar em defesa ou ataque nos turnos. Minha dica é, sempre prioriza a defesa e em seguida o ataque. Pois, a cada novo progresso as coisas irão ficar mais desafiadoras. Porém, mesmo com os combates se tornando mais complicados, está acaba sendo a única real diferença entre os confrontos, sua dificuldade. Pois, os ataques que faremos são os mesmos, a melhor forma de lutar é a mesma e se morrermos… repetiremos este mesmo ciclo.
Compra de cartas e progressão com habilidades
Castle Morihisa irá fornecer algumas moedas na medida que o jogador progredir. Assim sendo, podemos usa-las para comprar novas cartas e adicionar novos golpes ao nosso deck. Entretanto, como mencionei acima, este elemento não traz uma boa diferença, apenas muda o dano dos golpes e o quanto podemos aumentar nossa defesa. Além disso, as cartas custam uma quantidade extremamente baixa de ouro para serem adquiridas, situação está que não incentiva nem um pouco irmos aos lugares misteriosos.
O título também apresenta uma árvore de habilidades. Na medida que progredimos nas batalhas, ganharemos pontos que podemos distribuir.
Este aspecto é o mais variado de todo o game, elemento este que no fim… acaba não fazendo diferença nenhuma. Pois, mesmo distribuindo os pontos, o gameplay e a estratégia central não irá mudar, sendo que estas habilidades, que em sua maioria são passivas, irão apenas alterar alguns bônus durante os confrontos. Para exemplificar, temos uma skill que fornece um ponto extra de ação após derrotarmos um inimigo. E as outras seguem esta mesma lógica, ganhe mais vida após ganhar uma batalha, mais escudo e por ai vai… não temos aqui uma variação, sendo que foi exatamente isto que deixou a desejar em Castle Morihisa.
Trilha sonora
O título apresenta uma trilha sonora agitada que se intensifica nos momentos de combate. Logo, nos momentos inicias do game, a faixa consegue deixar o jogador imerso naquela batalha e até mesmo torna o confronto mais divertido. Entretanto, quando na terceira luta percebi que está única trilha iria se repetir por toda a campanha… bom, digamos que mais uma vez o grande problema do game atacou novamente. Logo, chegou um momento que estava extramente cansativo da mesma faixa se repetindo.
Gráficos e desempenho
O título possui um visual bonito, entretanto, falta mais… já sabem né? Temos inimigos que diferem, mas logo apresentam uma pouca variação em seus ataques, o que não transmite um real sentimento de estarmos enfrentando algo diferente. Portanto, em essência, Castle Morihisa é um game que repete a mesma coisa por horas, mudando apenas algumas poucas “skins”.
Minha experiência foi no PC com uma GTX 1650. Logo, não tive problemas envolvendo travamentos ou bugs. Além disso, os loadings são instantâneos graças ao SSD.
Conclusão
Castle Morihisa é um game que apresenta uma excelente ideia inicial. Entretanto, o game falha em sua proposta por apresentar uma jogabilidade extremamente repetitiva e que não incentiva o jogador a repetir as runs para um desempenho melhor. Além disso, mesmo com a proposta de focar em construção de deck de cartas, este elemento não tem uma real diferença, pois a forma de combate eficaz sempre será a mesma. Logo, posso dizer que o game acertou em não introduzir uma narrativa aqui, pois, baseado em todo o conjunto da obra, presumo que teríamos algo ainda mais repetitivo e tornaria a jornada cansativa ao extremo.
Por fim, Castle Morihisa é um game que recomendo apenas para os jogadores que querem testar algo diferente envolvendo roguelike e deck de cartas, desde que não se incomodem com uma jornada repetitiva e cansativa.
*Chave cedida para análise no PC