Rune Factory 5 é um jogo de simulação de fazendinha e relacionamentos com RPG. Esta franquia teve destaque nos consoles anteriores da Nintendo, e finalmente um título inédito chegou ao Nintendo Switch no dia 25 de março de 2022. Para mais informações técnicas sobre o jogo acesse o site do eshop.
Este jogo foi desenvolvido pela XSeed e apresenta os idiomas francês, alemão e inglês.
História
Em Rune Factory 5, assumimos o papel de um personagem com amnésia. Com sua memória apagada, acabamos caçando monstros e vivendo na cidade Rigbarth.
Esta cidade nos aceita para ajudar nos serviços comunitários, onde recebemos um quarto, que inicialmente tem apenas uma cama, que voltaremos para descansar no final do dia, depois de nossos afazeres.
Além disso, conheceremos os moradores locais e criaremos laços de amizade com os mesmos.
Jogabilidade
Em Rune Factory 5, podemos criar nosso próprio personagem. Também é possível escolher quando faremos aniversário. Pois, o jogo nos apresenta um calendário que mostra diferentes estações e dias.
Neste jogo, os dias têm horas, e isso afeta o funcionamento da cidade. Por exemplo, determinada loja só funciona em um certo período do dia, e estará fechada caso você a visite em outro horário.
Nestas lojas, podemos comprar alimentos, evoluir nossas armas, entre muitas outras coisas. Além disso, podemos encontrar um par romântico e conhecer mais os moradores da cidade.
Os moradores podem colocar diferentes missões em um quadro da cidade. Estas missões sempre têm alguma recompensa por cumpri-las, além de aumentar a amizade com o responsável por ela. As missões podem variar entre levar itens para outras pessoas, procurar por receitas de crafting, ou até mesmo matar algum monstro.
Mas não apenas de coletar itens e matar monstro esse jogo se sustenta. É possível cuidar nossas próprias plantações, regar e colher depois. Entretanto, aqui entra o primeiro problema que citarei, os controles da parte de ‘fazendinha’ são imprecisos e cuidar dela se torna chato e cansativo.
Comentamos também sobre os monstros que podemos caçar. Embora haja uma boa variação de monstros, o combate não é muito empolgante. Os golpes e seus efeitos dão a sensação de jogos antigos, com pouco efeitos visuais, e parecemos fazer sempre a mesma coisa.
A parte mais interessante dos monstros são os chefões, mesmo assim nossos golpes e a ação de lutar ainda parece preza ao que era ideal a muitos anos atrás.

Level
Diferente da maioria de jogos, aqui temos skills de basicamente tudo que fazemos. Não apenas de combate, mas até o simples ato de andar tem um level. Além disso, temos skill para amor, dormir, capturar, short sword, hammer, cortar madeira, fazer trocas, entre outros.
Isso é algo que gostei bastante, porque sentir a evolução em cada ação realizada acaba por ser bem gratificante.

Par romântico
Primeiramente, acredito que o que todos estão esperando saber: é possível namorar pessoas de qualquer gênero. No total temos 12 personagens que podemos namorar, casar e ter filho.
Entretanto, para cada ação que podemos realizar com um personagem, dependemos do nível alcançado. Por exemplo, para namoro temos de ter nível 7, para casamento nível 10.
Os personagens que podemos nos relacionar são apresentados no início do jogo, porém, outros aparecerão no decorrer da história.
Então, como na vida real, precisamos melhorar os laços afetivos. Para isso, podemos falar com os personagens todos os dias, realizar festivais, convidá-los para festas e aceitar suas tarefas no quadro de solicitação.
Tudo isso aumentará o nível de amizade entre os personagens. E algo bem interessante e legal, como lembrar de dar um presente no aniversário da pessoa, também podem ser feito durante o jogo.
Além disso, os festivais são algo bastante divertido. Então, ao organizar um festival, podemos unir vários moradores e aumentar nossa amizade com mais pessoas ainda.
Trilha Sonora
Rune Factory 5 apresenta faixas de som que são simples. Embora, não tenha grandes destaques, estas são o suficiente para permitir o jogador ter o sentimento de tranquilidade e de imersão.
Com isso, podemos dizer que a trilha sonora faz seu papel, não surpreende, mas cumpre bem o que se propõem
Gráfico e Arte
Embora essa série tivesse gráficos satisfatórios(embora datados) para o Nintendo 3Ds, o mesmo não aconteceu com o Nintendo Switch. No console atual da Big N, o gráfico pareceu ficar preso ao passado, pois não existe uma boa evolução visual.
É possível ver texturas mal feitas, cenários sem detalhes e vazio, e a sensação de que tudo faltou polimento. E acredito que assim como os jogadores de Pokémon esperavam uma evolução natural graficamente para o Switch, os de Rune Factory também.
Embora o hardware seja limitado, temos exemplos, como Monster Hunter Rise, que mostram ser possível desenvolver gráficos gratificantes no console portátil. Infelizmente, Rune Factory 5 pode ser comparado visualmente com Pokémon Arceus.
Sobre a Arte, neste ponto a série continua acertando. Já que as cenas que contem animações e imagens de animes são bastante atraente e conseguem prender o jogador. Um dos exemplos dessas cenas, são a apresentação de personagens que podem ser par romântico de nossa personagem.

Desempenho
Com um gráfico limitado, o mínimo esperado era que o desempenho fosse bom. Mas infelizmente temos quedas bruscas de frame, principalmente quando saímos de alguma casa. Mesmo para pessoas que não se importam tanto com queda de frame, vai ficar visível e incomodar.
Mas é possível que com novas atualizações isso seja melhorado.
Conclusão
Rune Factory 5 pode ser divertido se você procura um jogo de fazendinha e relacionamentos. Entretanto, temos vários problemas que vão ficar muito evidente se o leitor for fã desse gênero, e é impossível não comparar com títulos mais completos e podem frustrar esse público.
Os principais fatores que fizeram com que eu tivesse dificuldade até para continuar jogando foram: a forma tediosa que funciona a parte de plantação, os diálogos simplistas e um combate que parece parado no tempo. Além disso, a parte visual decepciona, mesmo com o hardware do Nintendo Switch, é possível fazer um trabalho melhor do que foi feito e com um desempenho superior.
* Chave cedida para análise
Leia outras análises de nosso site aqui.