The Cruel King and the Great Hero é a sequência espiritual de The Liar Princess and the Blind Prince. Seguindo o mesmo estilo de arte, seu sucessor agora apresenta mecânicas de RPG e uma nova protagonista: Yuu!
Lançado em 15 de março de 2022, ele foi desenvolvido pela Nippon Ichi Software e distribuído pela NIS America. Está disponível para PS4 e Nintendo Switch.
Descendo a montanha
Em um mundo dividido entre monstros e humanos, The Cruel King and The Great Hero possui uma premissa fofa: a protagonista é Yuu, uma menininha que foi adotada pelo Dragon King, o rei dos monstros.
Yuu tem o sonho de se tornar uma grande heroína, assim como seu pai de sangue era antes de morrer. E para isso ela precisa treinar!
Relutantemente o Dragon King deixa que ela desça sua montanha para se fortalecer e procurar pessoas que precisem de ajuda. E assim começam as aventuras de Yuu mundo afora!
Com um forte senso de justiça e uma espada de madeira, ela irá explorar o mundo dos monstros enquanto aprende mais sobre eles. E também aprende o que significa ser uma heroína.

Design charmoso
Assim como seu antecessor espiritual The Liar Princess and the Blind Prince, The Cruel King and the Great Hero (só nominho longo hein!) também possui um estilo de arte único onde os personagens e os cenários parecem saídos de um livro infantil.
A sua arte é, com certeza, sua principal característica. Com cenas feitas no estilo de desenho feito à mão, isso acrescenta um charme a mais de conto de fadas para a história.
Os cenários são 2D, mas imensamente coloridos e cada região possui sua própria paleta de cores, com ambientes únicos.
Seu visual fofinho combina muito bem com a história. A cada capítulo fechado, temos um novo aprendizado para Yuu, sempre de um jeito que aquece o coração. Afinal, não existe nada mais puro do que o sonho de uma criança, não é?
Nas páginas de um livro
Com seu estilo de arte imitando a de um livro, sua gameplay aposta em um sidescrolling 2D. É possível andar com Yuu pelos mapas, que são até bem grandinhos.
Porém, são divididos em sessões. E como todo bom RPG, é explorando que se abre mais regiões do mapa. Entretanto, existe um pequeno empecilho que faz com que a sua experiência de exploração não seja tão divertida: o combate recorrente.

RPG de turno
The Cruel King and the Great Hero é um JRPG com combate por turnos, ou seja, na hora que você encontra um inimigo, cada um tem sua vez de atacar.
O diferencial do jogo é que você escolhe os ataques dos personagens do seu grupo logo no começo e em seguida, eles são decididos pela velocidade individual de cada personagem.
Então, nem sempre a ordem de ataque será a seu favor. Mas, nem é isso que atrapalha a sua experiência com o jogo. E sim os diversos random encounters que rolam durante a exploração.
Às vezes, uma sessão do mapa nem é tão grande. Porém, você acaba entrando em combate diversas vezes. O que faz com que seus recursos diminuam muito rápido. Sem contar que a velocidade padrão de Yuu em mapas desconhecidos é bem lenta!
O combate em si não é um problema, mas de tanto que você encontra batalhas por aí, ele se torna repetitivo rapidamente. O jogo até oferece um item que bloqueia esses encontros por um determinado tempo. Mas isso te impede de ganhar experiência e subir de nível se usar o item sempre!

Muito didático
Além do seu combate repetitivo, The Cruel King and the Great Hero é extremamente didático no início. E o que isso significa?
Bom, ele possui tutoriais que ensinam os conceitos básicos do jogo. E que não vão embora enquanto você não os obedecer! É importante sim ensinar seu jogador, mas o game adiciona balões de texto enormes que poderiam conter informações mais enxutas e diretas.
Não perde seu brilho
Apesar dos pequenos tropeços em alguns aspectos, The Cruel King and the Great Hero ainda brilha com seu visual fofo, protagonista cativante e personagens simpáticos.
Uma mecânica muito boa que ajuda a construir melhor a história é a de sidequests. É possível identifica-las pelo mapa e elas contribuem na jornada de heroína de Yuu.
Cada NPC possui um problema que apenas uma grande heroína pode resolver. E indo contrário a todos os tutoriais longos que o jogo oferece, na hora das sidequests você é quem deve se virar para completa-las!
Uma bela narrativa
Outro ponto positivo para The Cruel King and the Great Hero é o seu jeito de contar a história.
Seguindo a temática de livro infantil, a história toda é narrada e interpretada por uma única voz. É como se ela estivesse realmente lendo um livro! É engraçado que a narradora até faz vozes diferentes para cada personagem e é possível ver a interpretação de onomatopeias também!
E, pode até parecer repetitivo, mas o jeito que a voz interpreta deixa tudo dinâmico e imersivo, você realmente se sente uma criança ouvindo uma história para dormir.
Mas lembrando que o jogo possui disponível apenas áudio em japonês com legendas em inglês!

Música para finalizar
Depois de te conquistar com um visual fofo, te cativar com personagens marcantes e te fazer se importar com a jornada de Yuu, The Cruel King and the Great Hero também te faz apreciar sua trilha sonora!
Como toda a temática gira em torno de um livro infantil, suas músicas são bem suaves. Combinadas com a arte dos cenários, o jogo quase vira uma animação infantil (no melhor sentido da expressão).
E se você não tiver afim de combate, a música de fundo de cada mapa é simples e não enjoa! E é importante perceber que elas casam perfeitamente com a ambientação de cada local que visitamos!
Não tem como negar o charme que esse jogo possui ao combinar seus pontos fortes!
The Cruel King and the Great Hero
Para finalizar, The Cruel King and the Great Hero é um jogo de visual e história fofos que certamente vai cativar os fãs de JRPGs clássicos.
O jogo é quase como um filme da Pixar: pessoas de todas as idades poderão curtir a experiência!
Mesmo com alguns tropeços em certos aspectos, ele ainda possui pontos positivos que se sobressaem mais do que os defeitos. Podemos até comparar isso com a jornada de Yuu: uma grande heroína terá diversas provações ao longo do caminho, mas tudo vale a pena pelo resultado positivo!
*Chave cedida para análise
Gostou da análise? O Garota no Controle tem muito mais!