De cabeça no mundo do motocross
Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5 é um jogo de corridas de motocross desenvolvido e publicado pela Milestone, estúdio italiano conhecido pela franquia Ride e pelo recente e divertido Hot Wheels: Unleashed. O jogo foi lançado no dia 17 de março de 2022 para PlayStation 4 e 5, Xbox One, Series S e X e PC.
Monster Energy Supercross promete ser um título com muito mais conteúdo do que seus antecessores. Além disso, agora com um maior foco em uma experiência mais acessível para novos jogadores.
Modos de jogo um jogador
Em Monster Energy Supercross existem 6 modos de um jogador. O primeiro deles é o Evento Único, um modo bem simples, onde escolhemos um piloto e uma pista, e disputamos uma corrida única padrão do jogo. Há também o Time Attack, que serve basicamente para melhorarmos o nosso tempo. Entretanto, nele não existem adversários, onde o objetivo aqui é melhorar o nosso tempo e consequentemente ficar craques nas pistas.
O terceiro é o Campeonato, o torneio oficial da temporada. Nele nós disputamos com um dos pilotos oficiais disponíveis. Ele é dividido em 3 categorias de motos e cilindradas, 450, 250 West e 250 East. Portanto, competindo em várias etapas, onde somente um sai campeão no final.
Já no modo Passeio Livre, ficamos livres para “passear” por pequenos mapas, bem pequenos mesmo. Mas ela serve como uma forma de treinar um pouco. Mesmo o game oferecendo alguns modos para treino, como o Passeio Livre, Monster Energy Supercross possui o Academia Futures. Ele foca em apresentar diversos tutoriais, desde os mais básicos aos mais avançados e complicados. Tudo isso tendo o ídolo do esporte, Ricky Carmichael, como tutor. O Academia serve para todos os momentos, seja como a primeira a se fazer ao abrir o jogo ou até mesmo depois de algumas corridas, caso você queira aprimorar o momento correto de fazer aquela manobra ou o que quiser.

Modo carreira melhorado
Monster Energy Supercross chega com uma proposta de Modo Carreira estendido, comparado com os títulos anteriores. Inegavelmente existe bastante conteúdo mesmo, e é aqui que nós utilizamos um personagem criado pelo próprio jogador. A carreira em si é bem parecido com o modo campeonato. Mas ela possui um diferencial com o fator progressão. Temos as corridas padrão, que dão uma certa pontuação no final, e ainda algumas que são exclusivas de patrocinadores, que dão uma premiação e pontuação maiores do que as convencionais.
Toda essa pontuação pode ser utilizada para aprimorar os atributos das nossas motos e do personagem, sendo algo semelhante a uma árvore de habilidades. Esses atributos variam entre curvas, scrub e controle de moto, frenagem e resistência física. Assim, as melhorias são das mais variadas, como, por exemplo, melhorar o grau máximo, a velocidade atingida das curvas ou aumentar a absorção do impacto no solo durante as aterrissagens.
Há também a possibilidade de criar uma rivalidade dentro da carreira. E o mais legal é que tudo isso depende de você e do seu desempenho. Essa rivalidade pode mudar conforme a temporada e pontuação no campeonato, dando assim uma sensação maior de realismo e maior imersão durante a carreira.

Multiplayer
Os jogadores que gostam de multiplayer também estão servidos com opções interessantes. Existem as salas abertas online, correndo contra até 12 pessoas num modo semelhante ao Evento Único. E caso a sala não esteja completa, uma inteligência artificial completa a sala. Entretanto, se você quiser, pode criar sua própria sala com muitas opções de personalização. Assim, você escolhe desde a distância da corrida, tipo do evento, dificuldade da IA, colisões e auxílio de física da moto.
Outra possibilidade é a criação de salas privadas, para jogar com seus amigos e mais ninguém atrapalhando. Assim sendo quase tudo igual a uma salas abertas. Entretanto, aqui é possível escolher dentre os modos Evento Único, Passeio Livre e Diretor de Corrida. Esse que serve para correr em mapas criados por outros jogadores. E por último, mas não menos importante, Monster Energy Supercross 5 tem multiplayer local com tela divida. É algo bem divertido e sempre muito pedido em jogos de corrida.
Por fim, pela primeira vez, em toda a franquia temos um título crossgen. Assim é possível correr com pessoas de qualquer plataforma disponível.

Gameplay e Acessibilidade
Um dos focos durante o desenvolvimento de Monster Energy Supercross foi melhorar o gameplay. Para essa sequência, a física foi aprimorada, com maior atenção na física das motos. Vale ressaltar o trabalho para deixar a experiência o mais próximo da realidade possível, como em jogos de corridas de simulação.
Entretanto, esse realismo torna a jogabilidade um pouco travada, e é bem fácil perder o controle das motos, ou até errar o tempo da curva por não ter freado corretamente. Mas tudo fica um pouco melhor no PlayStation 5 quando usamos o DualSense. Pois conseguimos sentir o traçado da pista e toda dificuldade em pilotar e acelerar numa pista enlameada e cheia de imperfeições.
Outro ponto forte do game é sua acessibilidade. É incrível a quantidade de opções para deixar a experiência mais acessível e democrática para os novos jogadores. Em primeiro lugar, o estúdio desenvolveu uma mecânica chamada Rewind. Ela serve para voltarmos no tempo caso cometemos algum erro, sendo algo semelhante ao que já vemos atualmente na franquia Forza Horizon.
Além disso, podemos alterar a dificuldade da inteligência artificial, e se mesmo assim as coisas estiverem difíceis, podemos adicionar alguns auxílios, como ajuda de frenagem e traçado de pista. E isso sem contar os modos vários de treinamento, para familiarização com a dificuldade, motos e pistas.
Customização
Talvez o elemento de maior destaque em Monster Energy Supercross 5 é a sua customização, principalmente na sua campanha. Mas para isso acontecer a Milestone fez um grande trabalho. Ou seja, trazendo muito conteúdo para o novo título. No total são mais de 100 marcas de itens cosméticos e de performance disponíveis, podendo ser usados na customização tanto do seu piloto quanto da sua moto.
Para deixar nosso piloto com a nossa cara, opções de não faltam, com muitas variações de roupas, capacetes, óculos, e botas. E como pela primeira vez temos o crossplay, nosso visual pode ser compartilhado com jogadores de outras plataformas. Já sobre as motos, podemos customizar o visual, os freios, a suspensão e até os pneus. Além disso, também podemos melhorar até o desempenho das motos no modo carreira.
As pistas também tem um destaque aqui. Monster Energy Supercross tem um modo de criação e edição bem interessante. Principalmente para criar uma comunidade ativa. Além de criar e editar pistas, podemos ver e correr nas criações de outros jogadores, com opções de pistas recomendadas e mais baixadas. E ainda podemos favoritar as que mais gostamos. Além disso, para tornar a experiência ainda mais acessível, existe um tutorial completo para aprendermos tudo antes de criar algo.

Trilha Sonora
A trilha sonora de Monster Energy Cross é um dos pontos que deixou a desejar. Apesar do gameplay melhorado, que trouxe várias possibilidades diferentes, elas mereciam músicas mais empolgantes. Mesmo que algumas delas sejam legais, não fogem muito do estilo já visto nos games de corridas atuais, sendo uma aposta segura feita pelo estúdio. Portanto, faltou um pouco de coragem. Talvez trazendo outros estilos de música empolgaria um pouco mais, dando um tempero diferente para a experiência.
Conclusão
A Milestone acertou em cheio sendo mais ambiciosa e trazendo tanto conteúdo. Além disso, alguns elementos de gameplay do título anterior foram melhorados em Monster Energy Supercross – The Official Videogame 5. Porém, mesmo com mais conteúdo e aprimorado alguns elementos, nem tudo é perfeito. O realismo do gameplay atrapalha em alguns momentos, mas nada que torne a experiência ruim.
Talvez esse seja o preço a se pagar por trazer um título bem próximo do real. Monster Energy Supercross 5 se torna uma ótima alternativa para quem gosta de jogos de corrida. Mas está um pouco saturado com as corridas padrão que vimos nos últimos anos.
*Chave cedida para análise no PlayStation 5.