Headhunters, dois homens em conflitos
Headhunters (Hodejegerne) é um filme de ação/suspense realizado em 2011 e dirigido por Morten Tyldum, sendo também uma adaptação do romance de Jo Nesbø. O filme se passa na Noruega, porém tem como países de origem a Noruega, Suécia, Dinamarca e Alemanha.
A trama apresenta como protagonista o caça-talentos Roger Brown (Aksel Hennie), sua função é encontrar as melhores mentes para cargos de liderança. Roger é casado com Diana (Synnøve Macody Lund) e para garantir uma vida luxuosa além de ser caça-talentos ele realiza furtos de obra de artes. Em razão de suas profissões, o personagem é extremamente metódico e tem sua vida pessoal e profissional sob controle, até o momento em que conhece Clas Greve (Nikolaj Coster-Waldau).
A partir desse encontro Headhunters apresenta o confronto entre dois homens semelhantes com objetivos conflitantes. A obra não aborda o lado do “bem e do mau” são personagens extremamente sagazes que, no fundo não possuem autonomia. Ou seja, são apenas peça de uma grande engrenagem e não pretendem lutar contra o sistema, mas sim defender seus próprios interesses na estrutura.
Em decorrência do choque entre eles, Clas Greve tira Roger Brown da zona de conforto e passa a caçá-lo incessantemente. O caça-talentos que durante sua vida sempre esteve na ofensiva fica na defensiva batalhando pela sobrevivência. No entanto, não se desestabiliza e garante um confronto emocionante e cheio de reviravoltas.
Roger Brown ao ser perseguido por Greve se torna irreconhecível
Como foi dito, Headhunters traz Roger Brown saindo de sua vida comum como caça-talentos e marido exemplar para situações ameaça letal. Sendo assim, a estética acompanha as viradas na vida do personagem. Nos primeiros momentos o protagonista é apresentado em uma casa luxuosa, usando roupas sofisticadas, dirigindo um carro de alto padrão. Todos esses elementos são compatíveis com o personagem e transmite a sensação de que está adaptado a essa realidade.
A residência do casal é organizada de forma metódica, as cores são frias e a iluminação é um tanto branca. Ademais a postura de Roger é confiante apesar de ser um homem de 1,68m de altura, ele aparenta ser mais alto de tão seguro que é. As roupas e o corte de cabelo oferecem um ar de superioridade ao personagem. Entretanto, quando ele passa a ser caçado por Greve tudo isso muda e ele aparenta ter pontos frágeis. Deixando claro a importância narrativa do figurino, cenário e postura física do ator.
Há uma transformação física nele e os lugares que começa a frequentar são um tanto rústicos se comparar com a casa luxuosa que possui. No entanto, é nesse ponto transparece a força dele que se adapta de forma rápida a essa nova realidade.
Além de ter como característica a mudança física e de espaço do personagem, em Headhunters a câmera realiza um movimento peculiar que causa tensão. Algumas vezes se aproxima lentamente de Roger e Greve como se estivesse deslizando. Deste modo, se diferencia dos demais filmes de ação que usam movimentos bruscos para causar uma tensão imediata no público. Isto gera tensão gradual ao aproximar de forma sutil a imagem dos personagens e também estabelece uma proximidade com o espectador.
O abalo no sarcasmo como sinal de insegurança
A trilha sonora de Headhunters segue bastante o sentimento do protagonista e o momento o qual ele está vivendo. No início do filme o personagem é apresentado como um homem inteligente e sagaz, desse modo a parte sonora traz um ritmo compatível e fortalece esses traços. Quando ele está na sua atividade ilegal, furtando obras de artes, o som da obra se apresenta pautado no fluxo de trabalho de Roger, e assim em diante. Resumindo, a faixa é mutável tal qual as situações que o personagem se encontra.
Headhunters tem um elemento sonoro interessante, o próprio personagem se apresenta através de voice over (narração). É uma apresentação sincera Roger coloca na mesa todos os conflitos internos e mostra como eles afetam no seu modo de vida, fala de suas inseguranças e isso traz ao público a percepção de que ele é inabalável e confiante. Pois, a ação é mais importante do que as palavras e uma pessoa insegura nunca faria o ato de se expor da maneira que protagonista fez.
A obra mostra não só na narração do protagonista um humor um tanto sarcástico, mas também nos diálogos fica visível sua frieza. No entanto, essa forma sarcástica muda drasticamente quando ele se vê sendo caçado por Greve, pois a confiança dele está abalada e ele passa a refletir sobre a forma que leva sua vida pessoal.
O personagem usa informações de sua antiga vida para sobreviver
O ritmo de Headhunters é cheio de surpresas, assim não causa tédio. Em primeiro lugar, apresenta Roger na sua vida comum como marido, caça-talentos, ladrão de obra de artes e a forma que ele administra essas três esferas. Depois, conhecemos Greve através de Roger é possível notar que os dois são parecidos. E o público passa a ter mais detalhes sobre ambos por meio do conflito que travam.
Após o protagonista analisar o rival inicia-se o conflito físico entre eles. Isto é, no primeiro instante estava coletando informações de Greve para no momento de necessidade conhecer o adversário e saber como lidar com ele. O próprio personagem se prepara, então as resoluções de seus conflitos são sempre coerentes. Em suma, trouxe ferramentas da sua antiga vida que o ajuda a sobreviver, desse modo permite que o filme tenha final sincero e lógico.
Em resumo, o início do título tem um ritmo mais compatível com fluxo de trabalho do protagonista, então traz a sensação de controle. Quando o Roger se encontra em apuros esse controle não existe e as coisas acontecem de forma frenética seguindo o instinto de sobrevivência do protagonista.
Headhunters traz um personagem conformista
Por fim, Headhunters traz uma pessoa com diversos defeitos e não está envolto na máscara do bem. É competitivo, gosta do luxo, só realiza a manutenção do seu estilo de vida e todas as ações “ruins” que ele faz são relativas. E ao conhecer Greve enxergou no rival características presente nele mesmo e repensou alguns pontos na suas escolhas pessoais. Ou seja, é inegável que o protagonista no início do filme leva o fluxo de trabalho da sua vida profissional para sua relação com Diana, sua esposa.
No filme o protagonista deixa bem claro qual é a prioridade em sua vida, a reputação. Entretanto, muitas vezes a reputação não é construída através da “verdade”, mas se faz por meio da aparência, como as pessoas enxergam os fatos. Sendo assim, ele chega a conclusão que é através do dinheiro que ele pode ter a reputação que deseja. E seu estilo de vida é metódico e conformista, não reflete se é “justo” ou não viver assim, sente que é uma batalha perdida.
Apesar da obra trazer grandes sofrimentos ao personagem as mudanças que ocorrem não são incompatíveis com sua personalidade, não é porque sentiu dor que vai se transformar em um novo homem. Headhunters é um filme sincero apresenta o funcionamento das coisas como elas realmente são, talvez com um pouco de pessimismo, porém realista. E acima de tudo, não humaniza o personagem ao ponto de torná-lo incoerente com seu próprio caráter.