Tempestade de gelo, personagens expressando a solidão através dos desejos
Tempestade de gelo é um filme dirigido por Ang Lee, em 1997, sendo uma adaptação da obra literária de Rick Moody a qual leva o mesmo nome, publicada no mesmo ano. A trama traz duas típicas famílias americanas da classe média com laços muito próximos, realidades semelhantes e suas relações acabam se entrelaçando.
Ben Hood (Kevin Cline) é casado com Elena (Joan Allen) e tem dois filhos Paul (Tobey Maguire) e Wendy (Christina Ricci). A história tem como foco a cidade de Nova Canãa em Connecticut,no ano de 1973. Logo, a obra se mostra datada, situação está que não é escondida em nenhum momento. Ben e Elena são vizinhos de Jim Carver (Jamey Sheridan) e Janey (Sigourney Weaver) pais de Mikey (Elijah Wood) e Sandy (Adam Hann – Byrd).
Além dos adultos que frequentam o mesmo círculo social, Wendy é amiga dos irmãos Carver e atiça os desejos dos garotos. Entretanto, não são só os jovens que estão vivendo experiências amorosas, seus pais estão recorrendo a jogos sexuais para escapar do tédio. Tempestade de gelo mostra gerações diferentes vivendo crises semelhantes tendo como plano de fundo o cenário político da década de 70.
A obra gira em torno do sexo e da solidão, tanto os adultos quanto seus filhos constroem relações amorosas frias e vazias sendo reflexo de conflitos que não sabem como enfrentá-los.
Tempestade de gelo é uma obra que vale a pena assistir, pois, além de ter um final emotivo e surpreendente, traz diversos atores atualmente bastante conhecidos, porém bem jovens quando a trama foi lançada.
A residência dos personagens como meio narrativo para apresentá-los
A trama acontece na década de 70. Para ambientar o período, é usado diversos meios visuais que causam sensação de que os personagens realmente estão vivendo a época. Entre eles estão roupas, carros, pôster, etc. No entanto, o elemento mais potente é a televisão que transmite informações sobre o mandato presidencial de Nixon nos EUA (1969 -1974).
O aparelho fica ligado e além de localizar o tempo narrativo também serve para ambientar o local em que está. A televisão se encontra na casa de pessoas da classe média e isso é visível através da decoração. Algumas cores usadas na residência são amarela e verde com tons opacos trazendo uma sensação de conforto e frieza. No mais, a iluminação é bem forte transparecendo a solidão no rosto dos personagens. Em suma, estão numa casa confortável fazendo parte de uma família agradável, mas não escapam da solidão.
A melancolia fica ainda mais aparente quando saem de casa e andam pela cidade, o espaço externo está quase sempre vazio e o clima é nublado. Sendo assim, a sensação de que estão isolados e sofrendo alguma crise interna é mais forte do que quando estão em casa. Entretanto, quando chega ao fim da obra, os conflitos dos personagens são expostos, ou seja, não conseguem mais conter o que estava dentro deles. Esse é o momento principal de Tempestade de gelo, diferente do início, a iluminação se torna escura e os personagens se encontram perdidos. Enfim a bolha em que se abrigavam estourou e chega o momento de enfrentar a realidade.
Trilha sonora melancólica e o som da TV influenciando na vida dos personagens
Tempestade de gelo é um filme de drama em que os personagens estão sofrendo conflitos internos e fazendo o possível para não enfrentá-los. E isso está presente não só na narrativa, como também na atuação e trilha sonora, que destacam ainda mais o interior dessas pessoas. No entanto, a tristeza sendo expressa na trilha chega no seu ápice com a situação dramática que marca o final do filme concretizando um momento triste que emociona o público.
Apesar da trilha sonora ser importante para exacerbar o sentimento dos personagens, elementos sonoros como ruídos e diálogos possuem um peso enorme na obra. Portanto, para incrementar, existe uma voz narrando algumas passagens do filme, sendo está a voz do personagem de Tobey Maguire (Paul) que traz algumas reflexões existenciais. Paul não pertence ao universo dos outros personagens e está apenas passando o feriado de ação de graças com a família.
Contudo, o elemento sonoro essencial é o barulho da TV passando informações o tempo todo aos personagens. Resumindo, o aparelho fica ligado e as pessoas que não estão assistindo recebem informações sonoras dos noticiários e são afetadas inconscientemente. O cenário político da época é caótico e transmite insegurança á sociedade americana. Deste modo, os personagens Ben e Elena ignoram tudo o que estava sendo transmitindo e se protegem na bolha de classe a qual compartilhavam com Janey e Jim.
Por mais que ignorassem a realidade, através de diálogos fica claro o quanto a crise no país está os afetando internamente. O exemplo é Wendy, a adolescente se encontra mais conectada com a realidade do que seus pais e ao olhar a TV sente insegurança e medo.
O final de tempestade de gelo presente nos minutos iniciais do filme
Nos primeiros instantes Tempestade de gelo mostra a relação entre a família Hood e Carver, quando o filme inicia esse vínculo já está estabelecido. Assim o público conhece os personagens através do convívio entre eles e já fica aparente que o laço irá permanecer durante toda a trama. Tudo isso é nítido ao notar que se trata de uma relação de classe em que ambas famílias dividem a mesma realidade.
Após mostrar o vínculo a obra aborda de maneira mais detalhada como que se desenvolve a relação entre eles. E o público descobre que todos eles, sejam adolescentes ou adultos estão passando por conflitos internos e expressam esses conflitos através de experiências sexuais.
Em suma, o ritmo do filme é gradativo e desenvolve os conflitos internos de todos os personagens tirando-os lentamente da zona de conforto em que se encontram. Haja vista que no início eles são muito frios, o público sabe que há solidão nos personagens, porém eles relutam a expressar.
Entretanto, a obra é surpreendente, pois retira os personagens da zona de conforto a qual construíram de uma maneira violenta, gerando a empatia do público.
Para finalizar, Tempestade de gelo tem uma forma sensacional de montagem, os primeiros minutos do filme faz parte do tempo final da obra, porém vividos por outro personagem em espaço diferente. Ou seja, enquanto um personagem está em um espaço vivendo uma coisa no mesmo tempo, em espaços diferentes, outros personagens vivem outra coisa. Na nossa realidade isso é obvio, mas é muito difícil levar essa situação para um filme sem tirar a imersão do público. No entanto, tempestade de gelo realiza o feito sensacionalmente.
Tempestade de gelo como um reflexo da crise estrutural da década de 70
Tempestade de gelo desenvolve os conflitos dos personagens através de relações, não acompanha uma única pessoa vivendo uma crise existencial. Na trama é muito difícil estabelecer um protagonista, contudo Ben (Kevin Cline) consegue ficar mais em evidência e o público tem tempo para conhecer mais a fundo suas contradições. É insatisfeito com o trabalho, casamento e também com suas relações sociais. Enquanto isso, seu filho Paul (Tobey Maguire) carrega um sorriso ingênuo no rosto, pois está em outra bolha, é um estudante passando o feriado com a família.
Por fim, Tempestade de gelo é um filme que traz o desejo como paliativo das crises que duas famílias americanas da classe média estão vivendo. No entanto, é apenas uma maneira do autor abordar a sociedade americana da década de 70 e a camada da classe média.