Apesar da afirmação no título, eu já, sim, entrei no universo Pokémon antes de Legends. No entanto, a franquia nunca teve um grande appeal para mim. Agora, com esse respiro aliviado de Pokémon Legends: Arceus, vem a pergunta: será que posso finalmente entrar de cabeça no universo desses bichinhos?
O mundo antes de Arceus

Na mitologia Pokémon, Arceus foi o primeiro Pokémon, considerado o Deus desse universo. Antes de Arceus, não havia nada. Foi ele que criou o mundo como conhecemos, os Pokémon, e os seres humanos.
No nosso mundo, por outro lado, existia bastante coisa antes do lançamento de Legends: Arceus. A franquia se estabeleceu como uma das maiores e mais lucrativas da cultura pop, com milhares de fãs no mundo inteiro.
Eu nunca fui muito atingida por esse hype. Não tinha um console portátil da Nintendo nos anos 2000 para chamar de meu, e não curtia muito o anime. Para falar a verdade, gostava mesmo era de Digimon.
Contudo, ao comprar um Nintendo Switch em 2020, me vi obrigada a ter um Pokémon na biblioteca, para “viver” a experiência Nintendo como um todo.
Let’s go, Eevee!

Peguei Let’s Go, Eevee! por ser um soft reboot da franquia e, assim, saber como era a sensação das crianças dos anos 1990 ao ligar um Gameboy e obrigar seus bichinhos a brigar com outros desconhecidos.
Não vou falar que não gostei, porque seria injusto com Let’s Go. Eu me diverti bastante! Porém, não podemos ignorar que o jogo é repetitivo, a ponto de ser cansativo em alguns momentos.
Depois de zerar o jogo, descobri que a fórmula Pokémon era basicamente essa: escolha seu sexo, seu Pokémon, saia para o mundo, conquiste insígnias, vença todos os ginásios e, por fim, se torne Mestre Pokémon!
Imagino que, para uma criança, toda essa jornada seja maravilhosa do início ao fim. Mas, para alguém que estava no alto dos seus 25 anos, essa missão se tornou exaustiva, sem graça e muito engessada.
Eu já tinha dado minha chance à franquia, e poderia falar com propriedade o que gostava ou não de Pokémon. Fiquei longe de Sword & Shield, a oitava geração de bichinhos, embora nunca perdi o interesse em jogos spin-off, como Pokémon Snap.
LEIA MAIS: Análise de Pokémon Unite
O Pokémon Breath of the Wild

Depois do lançamento, muita gente se renega a dizer que Pokémon Legends: Arceus um dia foi chamado assim. Contudo, era como os gamers nomearam o jogo assim que ele foi anunciado, em uma transmissão especial para celebrar os 25 anos da franquia.
Até para mim, que estava resoluta em jamais retornar para a franquia principal de jogos, Legends pareceu muitíssimo interessante. A jogabilidade era a que muitos fãs de longa data pediam, mais livre e mais dinâmica.
A história também mudaria: estaríamos na antiga região de Sinnoh, chamada de Hisui, baseada no Japão Feudal. Não teria insígnias, nem ginásios. É apenas você, uma Pokebola e o mundo semiaberto para descobrir.
Apesar do jogo ser esteticamente feio (nem adianta discutir, é esquisito mesmo), ele parecia ser divertido. No mundo dos games, pode não parecer, mas é só isso que importa.
E caramba, como eu me diverti com Legends! Achei engraçado, engajante, com plot twists inesperados e nada, nada parecido com a experiência que tive com Let’s Go.
Tenho quase 40 horas de jogo e não completei a Pokédex, nem peguei Arceus, o deus Pokémon. Ainda existe tantas missões secundárias para serem feitas, que provavelmente terei umas 20 horas a mais de jogo.
E aí, é hora de pegar?
Se você entende apenas o básico de Pokémon, e conhece só os mais famosos, como Pikachu, Charmander e Bulbasaur, pode ir sem medo.
Pokémon Legends: Arceus não é feito só para fãs antigos da franquia, mas serve também como uma forma de introduzir os bichinhos a uma nova leva de jogadores que nunca tiveram contato com eles.
Ainda mais quando a nona geração chegará no final deste ano, prometendo um mundo aberto muito mais engajante e criativo que o de Legends.
Não se deixe levar pelas más impressões e texturas feias de Legends: ele vai além disso. Muito menos, escute comentários de gamers na terra sem lei que chamamos de internet. Se sempre teve interesse por Pokémon, essa vai ser uma ótima escolha para dar início na sua jornada para se tornar um Mestre Pokémon.