Super Dungeon Maker é um daqueles jogos que tenta seguir o mesmo caminho de Mario Maker, sucesso da Nintendo. Apesar de ambos serem jogos visando criação de fase e compartilhamento da mesma para outras pessoas jogarem, o gênero usado em cada um se diferencia.
Em Mario Maker, as fases se desenvolvem em plataformas. Já em Super Dungeon Maker, temos a criação de Dungeon, com fortes inspirações em Legend of Zelda (também da Nintendo).
Embora haja inspiração, muitas funcionalidades podem ser adicionadas ainda, pois o jogo se encontra em acesso antecipado. desde o dia 15 de fevereiro na Steam.
Jogabilidade
Inicialmente, somos representados por um Galo no jogo, e com ele resolveremos algumas Dungeons prontas. O objetivo aqui é te deixar mais familiarizado com o funcionamento dos itens, já que não haverá tutorial de como usar a ferramenta.
Então, começamos usar a ferramenta, que contem uma barra lateral esquerda com os itens disponíveis para adicionar na Dungeon. Nesta barra podemos selecionar chãos, inimigos, itens, entre outras coisas. Mas, aqui começam os tropeços de usabilidade, nenhum item do menu tem uma descrição, apenas uma imagem. Logo, fica muito confuso entender as divisões, e a diferença de cada item. Por exemplo, eu me perdi na hora de escolher os chãos, não sabia o que cada um fazia, assim precisei ir testando. E parece incrível que coloquei muitas vezes o mouse encima para ver se tinha uma descrição mínima que ajudasse. Mas infelizmente, não tem.
E são várias partes do sistema que apresentam esse problema. Logo, aprendi muito na exploração de cada feature para entender o funcionamento. Confesso que se não fosse a análise do site, eu poderia não ter ido adiante, pois essa situação acaba sendo cansativa.
Depois das dificuldades de aprender mexer, enfim saiu a minha primeira Dungeon. E depois que entendemos o que é cada item, acaba não sendo difícil. Já que cada objeto deve ser selecionado no menu e clicado na tela para inserção. Também temos opções de remover (também errei algumas vezes até entender).
No fim criar sua própria Dungeon acaba se tornando uma atividade prazerosa e relaxante. Particularmente, me senti orgulhosa quando terminei a minha. Embora fosse bem simples de fazer, o caminho para sua criação foi mais complicado do que precisava e isso deve-se a interface com falta de clareza e informação textual.
O que senti enquanto jogava…
Primeiramente, eu pensei que não conseguiria construir uma Dungeon. E isso deve-se o fato que não existe um tutorial do funcionamento. Embora não seja difícil mexer na ferramenta de construção, tem muito detalhe de usabilidade que vai fazer com que o jogador aprenda errando, por exemplo, não existe uma descrição do para que cada item pode ser usado.
E na primeira vez que criei uma Dungeon, acabei por criar um puzzle sem solução, pois não entendi a forma correta de como funciona aquele elemento que usei. E para jogadores um pouco mais exigente, pode ser que essa forma de aprender usar a ferramenta (tentando e errando) não agrade e até desestimule.
Outro ponto que me deixou meio decepcionada, foi ao tentar jogar as fases com maior número de likes, percebi que as mesmas eram simples demais e não pareciam fazer nada muito interessante com a ferramenta. Então, se perde um pouco a magia, pois o Mario Maker, o que torna ele tão interessante é o grane número de possibilidade de criação, e o que tornou ele popular foram as criações de fases desafiadores feitas por usuários.

Acredito que a falta de opção para criar fases complexas pode levar Super Dungeon Maker a não ganhar popularidade. Embora o jogo tenha potencial, precisa aprender aproveitar mais as ideias e incrementar elas.
Conclusão
Com uma arte bonita e uma ideia promissora, temos um jogo em acesso antecipado que pode ser incrível, se souber entender onde melhorar em sua interface para tornar a ferramenta de criação mais acessível. Além disso, novas features podem tornar as Dungeons mais interessantes, instigantes e desafiadoras.
Também poderia melhorar a seleção de destaque de fases feitas pelos usuários. Atualmente, ao visualizar as fases criadas temos criações de usuário que são simples demais. Isso pode refletir na mídia e os Influencers não terem interesse em apresentar o jogo para o seu público.
* Chave cedida para análise
Confira outras análises aqui.