Um dos piores lançamentos da história
Em meio a polêmicas e atrasos, em dezembro de 2021, finalmente os jogadores conseguiram colocar as suas mãos em Cyberpunk 2077. E ele chegou com a proposta de ser um dos maiores e mais ambiciosos jogos já feitos. Quem não se lembra que ele esteve na lista de melhores do ano de muitas pessoas antes mesmo de seu lançamento? Tudo isso graças ao enorme sucesso feito pela CD Projekt Red com The Witcher 3.
Mas seus constantes atrasos, adiamentos e polêmicas no desenvolvimento deixaram um alerta que poucos observaram na época. Todos esses fatores acarretaram um dos piores lançamentos de toda a indústria. Para piorar, a mídia especializada teve acesso apenas a versão de PC para análise. Dando uma falsa impressão de que o título estava realmente pronto para jogar. Entretanto, nos consoles da geração passada, Xbox One e PS4, no seu lançamento, ele estava incompleto. Pois, o título apresentava incontáveis bugs, quedas de quadros e muitas promessas não cumpridas.
A CD Projekt Red já lançou vários patchs e muitas mudanças pós lançamento oficial. E a mais esperada delas chegou no dia 15 de fevereiro desse ano. Após todas as mudanças, finalmente chegaram as melhorias para a nova geração dos consoles. Mas afinal, Cyberpunk 2077 está melhor na nova geração? Muitos são os fatores que podem influenciar nessa resposta. Além disso, independente da opinião de quem está jogando, a resposta será polêmica. Portanto, será que o game realmente consegue se destacar com as mudanças feitas e finalmente caír nas graças do público? Confira a seguir em mais um artigo do Garota no Controle.
Problemas no lançamento
Realmente, Cyberpunk não teve um lançamento tranquilo. Evidenciando um jogo incompleto e com muita coisa a ser consertada. Não é atoa que ele passou por vários adiamentos. Eventualmente deixando uma pergunta de que “e se ele tivesse sido lançado sem os adiamentos de seu último ano?”. No começo, ele foi prometido para 16 de abril de 2020. Após isso, foi adiado para 17 de setembro. Então 19 de novembro e enfim 10 de dezembro. Só não houve mais adiamentos pela constante pressão dos investidores em vender logo e recuperar o investimento feito.
O crunch também marcou o desenvolvimento de Cyberpunk 2077. Com os funcionários obrigados a trabalhar por muitas horas além do acordado na reta final de produção do game. O que mesmo assim não foi suficiente. E toda essa pressão na tentativa de entregar tudo no prazo piorou a reputação da desenvolvedora. Afinal, foi algo que o próprio diretor do game disse que não iria acontecer.
Logo após o seu lançamento, ficou claro que as versões bases do jogo na geração passada não tinham condições de ser jogadas. Entretanto, eles pioraram ainda mais as coisas. Como uma forma de se redimir, o reembolso nas lojas online foi autorizado pela própria CD Projekt Red. . E toda a quantidade de reembolsos solicitados pelos jogadores de PlayStation 4 irritou muito a Sony. Contudo, para evitar problemas futuros, a empresa japonesa optou por tirar Cyberpunk 2077 das lojas digitais. E essa estratégia é extremamente radical. Algo que não é comum de se ver atualmente na indústria.
Promessas não cumpridas
Há muita coisa interessante para se notar quando falamos das promessas feitas em Cyberpunk 2077. Afinal, seu lançamento prometia ser um dos maiores de toda a história. E mesmo se o título não tivesse os bugs e problemas de desempenho no PS4 e Xbox One, iria ficar um amargo na boca dos fãs. Pois, muita coisa simplesmente já nasceram erradas no desenvolvimento. Ou simplesmente não apareceram no produto final.
Quando a mídia especializada teve acesso ao jogo, a versão analisada foi a de PC. Ou seja, a melhor até o momento e com menos bugs e problemas de performance. Além disso, a CD prometeu que no dia do lançamento estariam disponíveis dois patchs. Um chamado de Day 0 e outro chamado Day One. Enganando todos que fizeram o review. Afinal, a desenvolvedora mentiu sobre esse chamado “Patch salvador”. Ficou claro que mesmo com essas atualizações. As versões base dos consoles continuaram com os mesmos problemas.
Outro ponto que incomodou foi que existiriam mais de 1000 NPC’s com listas de tarefas diárias. Com uma inteligência artificial única vista na indústria. Além disso, não existem nem metade dos NPC’s na cidade do game. Pelo menos não da forma vendida nesta informação.
Certamente a mais decepcionante de todas as promessas foi que a polícia teria um papel importante para o mundo do game. Com novos sistemas de busca, propinas e corrupção. Algo que não aconteceu. Aliás, um dos fatores que mais incomodaram no gameplay foi o fato dos policiais surgirem do nada quando fazemos algo errado durante a gameplay. Portanto, melhor evitar confrontos com policiais. Se Cyberpunk não tivesse prometido tudo isso, provavelmente não incomodaria tanto os jogadores quanto as promessas não cumpridas.
Melhorias e a nova geração
Antes das melhorias da nova geração, o game recebeu vários patchs após seu lançamento. Então a quantidade de atualizações recebidas em pouco mais de um ano já melhoraram bastante a experiência. As melhorias variaram desde bugs, desempenho e até de missões tiveram mudanças. Isso serviu como uma preparação para a grande atualização de nova geração.
Agora com essa nova atualização, finalmente jogadores dos consoles da atual geração se beneficiaram. Tanto com melhorias visuais quanto melhorias de performance. E antes para que tudo isso pudesse acontecer muitas atualizações anteriores foram lançadas. Muita coisa foi corrigida até então. Agora no PlayStation 5 e no Xbox Series X a principal melhoria é no seu visual. Cyberpunk agora tem gráficos bem semelhantes as do PC. Com duas opções gráficas. O modo performance, com 60FPS e rodando em 4K. E a opção qualidade, com ray tracing, entretanto, limitado a 30 FPS. Em relação ao Series S, o game roda em 1440P, sem Ray Tracing, e em 30 FPS. Porém, a desenvolvedora já afirmou que está procurando uma maneira de incrementar um modo de 60 FPS no Series S.
Além disso, com os SSD, temos carregamentos quase instantâneos. Para deixar as coisas ainda melhores, no PlayStation 5 é possível utilizar as melhorias do DualSense. Portanto, agora a vibração é diferente. Variando entre as armas e objetos que seguramos. Os gatilhos também se adaptam conforme o que estamos fazendo na cidade.
Conclusão
Cyberpunk falhou por ser muito ambicioso. Mas não podemos negar o incrível sucesso em gerar hype a cada novidade revelada pela desenvolvedora. E o evento que foi esse lançamento está mudando muita coisa em toda a indústria. Seja no cuidado em prometer muito ou em lançar jogos mesmo com muitos problemas. A CD Projekt Red ainda está pagando caro por todos esses erros. Mesmo vendendo muito e provavelmente com todo o investimento recuperado.
Entretanto, após todos esses meses, a experiência foi sim melhorada e está melhor na nova geração. Ou pelo menos está minimamente aceitável. Ainda tem muitos problemas. Alguns bugs ainda permanecem. E algumas mecânicas contestáveis também. Entretanto, acredito que não seja nada que realmente estrague a experiência do jogador.
Sempre devemos lembrar que todo esse retrabalho da desenvolvedora era o mínimo que podia ser feito. Afinal muitas promessas foram feitas e muitas pessoas foram enganadas. Contudo, mesmo assim foi perceptível o esforço feito pelos desenvolvedores para limpar as manchas que o lançamento de Cyberpunk 2077 deixou.