Apresentando o DualSense
Lançado em 12 de novembro de 2020, Astro’s Playroom deu as caras para nós no mesmo dia do lançamento do PlayStation 5. O jogo, desenvolvido pela empresa japonesa Asobi Team, é oferecido gratuitamente e vem pré-instalado para quem adquire o novo console da Sony.
Astro’s Playroom serve como uma grande demonstração do que podemos esperar na nova geração. Seja pelo console, com um hardware novo e atualizado, mas como também pelo DualSense. O controle do novo PlayStation substitui o antigo DualShock, que teve sua origem ainda no PlayStation 1. A troca de um nome que já estava na ponta da língua dos jogadores, não veio atoa e faz jus ao seu novo nome. O novo controle traz uma série de novidades a serem exploradas e que a equipe da Asobi Team explora da melhor forma possível, mas que provavelmente ainda veremos muito durante a nova geração pelas outra desenvolvedoras.
A experiência
No game, nossa jornada começa dentro de uma Hub, que é literalmente o interior de um PlayStation 5, chamada de Praça da CPU. Então, a partir daí podemos acessar 4 diferentes mundos. São 4 fases de plataforma em 3D, inspiradas nas peças de Hardware do novo console da Sony. Os ambientes, chamados de Termas da Ventoinha, Campo da memória, Estrada da SSD e Selva da GPU são totalmente livres.
E podemos acessá-lo na ordem que quisermos. Então somos livres para decidir a melhor forma de exploração com o Astro, nosso personagem carismático que certamente pode ser chamado de mascote da PlayStation, ao lado do tão conhecido Crash Bandicoot. Cada mundo tem uma ambientação e um tema diferente e cada uma delas utiliza do Dualsense de alguma forma.
Plataforma e colecionáveis
As fases de plataforma são ótimas e quando somadas as novidades do DualSense, nos dão uma experiência completa e totalmente divertida. Embora a duração de cada fase ser curta, durando aproximadamente 30 minutos numa primeira jogada, caso você opte por explorar bem as áreas. Certamente você vai querer voltar para pegar os outros colecionáveis que faltaram. As fases têm uma ambientação rica em detalhes, com várias recompensas para o jogador que gosta de explorar os cenários. Aliás, é possível encontrar vários itens colecionáveis que estão muito bem escondidos no mundo. São acessórios, consoles de mesa e até portáteis que marcaram a história da Sony.
Esses colecionáveis ficam disponíveis na hub do game, em uma área chamada Playstation Labo. Então, essa área serve como um museu da marca, onde podemos visitar, interagir e ver um breve comentário sobre o colecionável que encontramos. Recomendo que essa seja sua primeira experiência quando tiver o seu novo console da Sony, pois é aqui onde terá uma noção do que será possível ver na nova geração.

O Dualsense dá um show a parte
A experiência com o DualSense é praticamente impossível de descrever apenas em palavras. Somente pegando um na mão para sentir. Dependendo da superfície que andamos ou entramos em contato com o nosso personagem, o controle nos faz sentir algo diferente. Na fase Termas de Ventoinha, por exemplo, podemos interagir com a água, com areia ou com gelo. O controle nos dá a sensação perfeita (ou quase perfeita) de como seria se realmente estivéssemos lá, fazendo jus ao nome Sense. Por exemplo, quando entramos em contato com a areia, o Dualsense fica bem mais pesado, deixando nosso personagem mais lento. Ou quando chove, podemos sentir as gotas de água caindo no guarda-chuva de Astro. Essas sensações nos trazem mais imersão e nos fazem entrar completamente no jogo.
O mais interessante é a vibração não é única forma de transmitir as sensações. Agora o controle do PlayStation 5 trouxe os gatilhos adaptáveis, onde os botões L2 e R2 ficam mais resistentes quando apertamos, podendo ser usado quando estamos disparando uma arma ou um arco, por exemplo, onde dependendo da força que usamos, podemos errar a mira.
O sensor giroscópio, que já existia no DualShock 4, foi aprimorado, agora com a opção de assoprar, podendo ser bem interessante quando bem usada. Os Auto falantes também foram aprimorados, trazendo melhorias na sensibilidade e qualidade. Quando estamos numa fase com chuva, podemos ouvir perfeitamente as gotas caindo, e quando misturadas com a vibração, já citada acima, melhora ainda mais a imersão.
O novo controle em outros jogos
Outros jogos já mostraram formas diferentes na utilização do controle. No FIFA, quando um jogador começa a ficar cansado, o gatilho fica mais duro de apertar, aumentando a resistência e a dificuldade na execução nos movimentos. Já em Call of Duty: Cold War, o recuo das armas e a força que utilizamos para atirar é diferente, dependendo da arma que estamos na mão. Dessa forma, cada arma é única, dando um maior realismo durante os combates.
O mais legal é que existem opções de configuração de intensidade nos gatilhos e na vibração. Assim, se você não gostar desse recurso em algum game, é possível ajustar, deixando mais fraco, ou se preferir pode desligar essas opções. Porém, ao abrir mão, a imersão nesses tipos de jogos será totalmente diferente, o único ponto positivo é que a bateria do seu controle irá durar por mais algumas horas, dependendo do que você estiver jogando.

Uma verdadeira carta de amor
Não podemos deixar de falar sobre as homenagens que Astro’s Playroom faz aos jogos que foram grandes sucessos da marca PlayStation ao longo dos anos, que aparecem durante a campanha. Encontramos alguns Bots no mapa caracterizados e fazendo interpretações de jogos clássicos, seja eles exclusivos first-party ou third-party. Dessa forma, podemos ver jogos que vão desde God of War, Bloodborne, Horizon Zero Dawn, até Final Fantasy 7, Resident Evil e Monster Hunter. A Asobi Team acertou em cheio em fazer esse tipo de homenagem, passando a real ideia de que seu novo projeto seria uma carta de amor e de agradecimento para o jogador de PlayStation ao longo de todos esses anos.
Aliás, são 65 referências que podemos encontrar e é bem provável que você encontrará algum game que não conhece ou que não via nada sobre ele por um bom tempo. Franquias que sumiram no PlayStation 1, como Ape Scape, MediEvil e Ridge Racer como jogos que podem ser mais conhecidas por quem teve um PSP, PSVita ou VR como Gravity Rush, Tearaway e Everybody’s Golf VR.
Certamente, esse fator contribui para que o replay em Astro’s Playroom seja ainda maior. São essas homenagens que nos fazem voltar nas telas, na esperança de encontrar mais algum game que conhecemos, mas que deixamos para trás.

O único ponto negativo
O único defeito de Astro’s Playroom se dá ao seu marketing, ou a falta dele. Quase não se foi falado sobre o game quando a Sony anunciou o novo console. Acredito que além de toda a expectativa de comprar um novo videogame, os jogadores certamente ficariam mais ansiosos se soubessem logo de cara que teriam uma experiência tão fantástica pela frente.
Apesar de o PlayStation 5 estar vendendo bem e ser um completo sucesso, ficando sempre sem estoque, Astro’s Playroom merecia um carinho a mais da Sony na divulgação. Contudo, é até um ponto um pouco contraditório quando estamos falando de um jogo que faz a melhor homenagem que uma empresa de games poderiam receber.
O que esperar para o futuro
A Asobi Team desenvolveu Astro Bot: Rescue Mission para VR em 2018. No final de 2020 nos entregou essa experiência fantástica e mais completa com Astro’s Playroom. Assim, a expectativa para saber o que mais esse estúdio pode entregar aumentou após dois bons jogos.
Com vários estúdios grandes da Sony trabalhando em franquias famosas, e com a aquisição de vários estúdios nos últimos anos, a atenção dos fãs podem não estar totalmente voltadas para a Asobi Team. Porém, em agosto de 2021 o estúdio revelou que está trabalhando em um novo projeto, algo totalmente novo. Espero que seja algo maior, mas com a mesma ambição que Astro’s Playroom nos trouxe. Assim, certamente veremos mais um grande exclusivo para o PlayStation 5 no futuro.