Dragon Caffi é um jogo open-world de puzzles com o objetivo de ser uma aventura animada e sem preocupações! Desenvolvido e distribuído Ddraig House Game Studio, ele foi lançado no dia 21 de abril para PC e Nintendo Switch.
História
Dragon Caffi começa com a leitura de uma carta: a jovem Margo acaba de receber sua licença para começar a cozinhar! E assim ela pode perseguir o seu sonho de se tornar uma Master Baker!
Porém, para realizar isso, Margo vai precisar colecionar receitas e ajudar as pessoas em perigo! Esta é a premissa básica de Dragon Caffi!
Com isso, você vai guiar Margo pelas diversas regiões para descobrir quem precisa de ajuda e como conseguir mais receitas! Além de acumular dinheiro para comprar itens importantes para gameplay.

Pessoas em perigo
Quando eu digo perigo, não é algo tão real como salvar um personagem da areia movediça ou declarar o imposto de renda!
Portanto, no melhor estilo RPG, Dragon Caffi tem diversos personagens espalhados pelo mapa que passam por diversas inconveniências. E obviamente, apenas Margo pode ajuda-los!
Como por exemplo a Mrs Andrews que precisava entregar uma carta para sua irmã! Ou Phillys, que precisava recuperar 3 de suas galinhas!
Por isso, as histórias em si das quests são bem simples. Faça isso, leve aquilo, ache isso, bata naquilo! Porém, ao longo do jogo elas evoluem de dificuldade, fazendo com que o jogador precise usar cada vez mais os seus recursos!
Cada área do jogo possui um número certo de quests para se fazer. E por isso, quanto mais delas você completar, novas áreas serão desbloqueadas para Margo explorar!
Comprando ingredientes
Agora que o jogo te ensinou que você precisa caçar quests por aí para poder progredir, ele vai te mostrar como funciona a parte importante: cozinhar!
Margo quer ser uma Master Baker afinal! Portanto, ela precisa de receitas. Quanto mais quests você finalizar, mais receitas terá.
Por isso, o esquema de Dragon Caffi é que, você descobre o que um personagem precisa e após realizar a tarefa, ele irá te recompensar com uma receita! Além de contribuir para completar o seu livro, algumas receitas são necessárias para completar outras quests!
Depois disso, é hora de juntar os ingredientes! Eles podem ser encontrados em diversas lojas pelas regiões. Sem falar que também é possível coletar ingredientes pelo mapa.
Após pegar todos eles para a receita que deseja, é hora de preparar o prato!

Quase um jogo de ritmo
Dragon Caffi traz um jeito diferente de preparar as receitas de Margo. A gameplay nessa parte é praticamente um jogo de ritmo.
Para esta análise, testamos a versão para Nintendo Switch! Portanto, a tela mostrava quatro linhas com os quatro botões do console: XYBA!
O objetivo dessa parte do jogo é conseguir três estrelas no preparo da receita.
E é aqui que entra a parte parecida com um jogo de ritmo. Em cada linha, o jogo irá arrastar os ingredientes da receita! O seu trabalho é clicar nos respectivos botões no tempo certo para que os ingredientes caiam no caldeirão!
Mas cuidado! Existem elementos que surgem para atrapalhar a preparação. Tente não clicar em cima deles quando passarem pelos botões.
Portanto, se tiver acertos suficientes, a receita irá terminar em três estrelas!
Então, é só entregar para o personagem certo! Considerando seu sistema de progressão, você irá desbloquear receitas cada vez mais complicadas conforme avança.

Minigames e outras mecânicas
Além das receitas, Dragon Caffi oferece outras mecânicas para te manter entretido!
Tudo neste jogo requer exploração, portanto não deixe de falar com todos os personagens que puder! Além das quests, eles escondem minigames e também maneiras de conseguir feitiços!
Por exemplo, encontrei essa mecânica junto com a banda que fica localizada na praça do primeiro mapa do jogo. Ao falar com eles, fiz um rápido minigame de ritmo (agora sim!) e isso ainda me proporcionou o meu primeiro feitiço!
É possível colecionar eles ao longo do jogo e eles irão ajudar a conseguir ingredientes e completar as quests!
Feito à mão
Já falamos sobre as mecânicas básicas, mas uma das características que chama mais atenção no jogo é o seu estilo de arte!
Com desenhos feitos à mão, ele traz uma arte fofinha que lembra muito um desenho animado. O design dos personagens é muito bem feito, com vários deles bem únicos e diferentes um dos outros!
Talvez a única coisa que incomode nessa escolha de arte é que o mapa não possui tantos detalhes. Muitos cenários são coloridos apenas com cores flat, sem muita profundidade ou sombras.
Mas fora isso, o jogo traz uma aparência simpática e que apetece a todos os públicos!

Trilha Sonora
Seguinho a linha de desenho animado da arte, a trilha sonora de Dragon Caffi não fica para trás! Com músicas que mudam conforme os mapas, sua trilha passa a sensação de algo confortável e tranquilo.
O que é exatamente o que o jogo busca ser. Uma aventura tranquila, onde uma garota busca seus sonhos através da culinária!
Performance
Esta análise de Dragon Caffi foi feita usando uma cópia para o Nintendo Switch. Criei este adendo apenas para comentar que o jogo possui muitas telas de carregamento.
Isso por si só, não é um problema. Porém, por ele ter essa característica, sua performance não foi muito bem percebida.
Como as missões pedem para que você EXPLORE as regiões, depois de um tempo começa a ficar chato ter que passar por tantas telas de carregamento. Principalmente se você erra o caminho e precisa refazer seus passos!
Dragon Caffi
Em conclusão, Dragon Caffi é uma aventura fofa sem uma história linear, mas que traz muitas mecânicas que irão te deixar entretido!
Por isso, com sua variedade de personagens, sempre teremos uma história diferente para explorar. Um dos pontos fortes do jogo é sua criação de um mundo bem convincente. Afinal, não são apenas as histórias dos NPCs, mas o fato de sempre termos alguém por aí fazendo alguma coisa! Isso faz com que o mundo do jogo fique mais rico e divertido de explorar!
Quanto as mecânicas, elas certamente podem ficar repetitivas muito rápido, mas não deixe que isso o impeça de continuar jogando.
Afinal, com sua atmosfera fofa e confortável, Dragon Caffi certamente é um jogo feito para relaxar depois do trabalho ou até mesmo depois de um jogo com mais ação!
Porém, uma dica valiosa: não esqueça de comprar seus mapas! Isso vai contribuir muito para que a sua experiência fique melhor na hora de jogar!
*Chave cedida para análise
Gostou do texto? O Garota no Controle tem muito mais!