Um Oeste Estranho
Weird West é um RPG de ação com elementos de Immersive Sim situado no velho oeste. O game é desenvolvido pelo estúdio WolfEye e publicado pela Devolver. O estúdio foi criado por Raphael Colantonio e Julien Roby. Fundadores e membros importantes da Arkane Studios. Responsável pelo desenvolvimento de Prey e Dishonored.
Weird West será lançado em 31 de março de 2022 para PlayStation 4 e 5, Xbox One, Xbox Series para PC. Entretanto ele estará disponível no Game Pass já no seu lançamento.
Jornadas
As campanhas da Weird West sempre trazem um tom de mistério. Seja por ter monstros, mortos-vivos ou até fantasmas. Toda essa história é contada por um narrador, que nos conta algo sobre a história. Mas sempre em momentos pontuais. Ele também nos dá dicas sobre o que precisamos fazer ou onde precisamos ir. Contudo ele não aparece muitas vezes. Assim não incomoda e não nos atrapalha. E sempre que aparece é para nos contar algo útil.
No total existem 5 campanhas. Cada uma com um personagem histórias totalmente diferentes. Mas logo de cara percebemos que as 5 fazem parte de algo maior, mas que a princípio não fazem muito sentido. Isso até tudo começar a se amarrar e as histórias se entrelaçarem. No geral as histórias e suas missões são muito boas. Apesar de as vezes nos vermos presos naquele clichê de ir e voltar apenas para conversar com pessoas diferentes.
As jornadas que valem mais destaque são as 3 primeiras. A primeira delas é a de Jane Bell. Uma caça-recompensas que volta a ativa após a morte de seu filho e o misterioso desaparecimento do seu marido. A segunda é a de Cl’erns Quil’g. Um homem transformado em porco misteriosamente por uma bruxa que tenta reverter o feitiço e voltar a forma humana. A terceira é a do protetor. Um índio que tenta salvar seu povo com a ajuda de algumas almas.
Todas as jornadas são iniciadas após um ritual estranho, onde o nosso personagem é marcado no pescoço. A partir da segunda jornada, podemos reencontrar os personagens que jogamos nas campanhas anteriores. Assim eles vão se juntar a nós, dando maior envolvimento entre os personagens durante as 5 histórias. E que no final de tudo fazem total sentido elas começarem da forma que vemos.
Gameplay
Weird West tem uma visão isométrica. Porém com três opções diferentes de zoom para escolhermos. Elas servem para vermos melhor os detalhes e para planejar melhor como será o confronto com os inimigos. Os controles são bem simples e acessíveis. Nosso personagem pode pular, rolar, chutar barris e interagir com itens ou NPC’s. Além disso podemos agachar para utilizar o stealth. Existe também um botão para ativar as habilidades (RB ou R1).
O ponto mais fraco do gameplay em Weird West é o seu gunplay. Apesar de simples, faltaram alguns de ajustes aqui. Quando miramos, aparece um risco na tela controlados pelo botão analógico direito. A partir daí posicionamos ela nos inimigos. Somente com essa mira em cima deles podemos acerta-los. Dependendo da arma que estamos equipados, a mira fica maior ou menor. Ou seja, podemos acertar inimigos de longas ou curtas distâncias.
E é bem difícil fazer isso durantes os combates. Pois os inimigos estão sempre se mexendo. Por consequência nós também. Então sempre temos que ficar ajustando a mira para acertar os inimigos. E quanto mais deles aparecem de uma vez, pior fica para acertar os tiros. Uma boa estratégia é eliminar o máximo possível e depois partir para cima com uma arma corpo-a-corpo ou atirar bem na frente dos inimigos. Assim evita o máximo mirar.

Dungeons e limites dos mapas
A maioria das missões secundárias e boa parte das missões principais se passam dentro de dungeons São nelas onde podemos encontrar os melhores tiroteios. Na sua maioria elas funcionam. Mas em alguns momentos os cenários se repetem. Aqui fica bem claro as limitações que a o estúdio teve no desenvolvimento. Dando muitas opções para todos os tipos de jogadores. Seja stealth ou seja jogador que gosta de ir para cima sem perder tempo. Nas dungeons também são onde geralmente ficam escondidos capangas e gangues que podemos caçar aceitando contratos. Aqueles famosos quadros de “procura-se vivo ou morto”. Daqui a pouco falaremos mais sobre esses contratos de caça.
As áreas normais no mapa são como grandes quadrados. Apesar de no geral não serem áreas muito grandes, eles possuem algo em comum. Nas extremidades delas existe um limite de mapa. Ela é demarcada no chão com um tracejado e com uma mensagem, nos habilitando para sair da área. Quando essa mensagem aparece na tela, se interagirmos com ela, somos levados ao mapa. A partir daí podemos nos deslocar para qualquer região do mapa.
Contudo, quando estamos em combate não é possível fugir. A não ser que você consiga se esconder por um tempo. Então nada de sair explorando as regiões com inimigos sem planejar direito antes. Você pode se arrepender.

Combate
Em Weird West, o combate depende muito da arma que escolhemos. E para deixar as coisas mais organizadas, existe uma roda de armas. Semelhante ao que temos em títulos como GTA ou Red Dead Redemption. Nela, além das armas convencionais, podemos alternar para equipamentos como granadas por exemplo. Portanto, podemos optar por combates de longa distância com usando rifles e arcos, ou média e curta distância, usando espingardas e facões por exemplo. Os equipamentos tem seus níveis. Podendo variar de 1 a 5 estrelas. Facilmente podemos identificar quais tem os atributos melhores. Pois elas também são diferenciadas por cores.
Antes de qualquer confronto, é importante nos planejarmos. É interessante esperar o momento certo para agir. Flanquear os inimigos e eliminar o máximo possível utilizando o stealth é primordial. Além disso, isso nos ajuda a economizar muita munição e evita perder pontos de vida.
Durante os confrontos, existe a mecânica de desacelerar o tempo. Ela não é nenhuma inovação mas ajuda muito em algumas situações. Para ativá-la, basta pular enquanto estamos mirando. Dessa forma, o personagem da um pulo para trás. E com o tempo desacelerado, conseguimos mirar e atirar no personagem com calma.
Em alguns momentos podemos salvar alguns NPC’s que estão presos ou são reféns pelos nossos inimigos. Os ajudar sempre é uma boa opção. Existe a chance deles se tornarem os chamados amigos para a vida. Dessa forma, ocasionalmente eles podem aparecer em situações ruins de combate para nos ajudar.

Gráficos
A WolfEye faz um excelente trabalho nos gráficos de Weird West. Ele possui um estilo diferente, com um certo realismo. Mas com contornos bem aparentes. Bem parecido com o Borderlands traz nos seus gráficos.
Mas o destaque em Weird West é na sua direção de arte. Os ambientes são extremamente detalhados, com bastante objetos. A maioria desses cenários contam sua própria história. É possível notar que algumas cidades ainda estão em construção. Enquanto outras já são mais completas, cheias de estabelecimentos. As áreas onde temos os combates também variam muito. Algumas são mais desérticas, já outras são mais verdes, cheias de pedras, árvores, cactos e elementos característicos do velho oeste.
Loadings ou “Loadings”?
Quando estamos nos deslocando entre as regiões do mapa, existem as telas de loading padrão. Entretanto uma ótima sacada do estúdio foi achar uma forma de disfarçar esses carregamentos. Para não ficar apenas esperando a viagem acabar esses carregamentos podem ser interrompidos. Mas não por nós. Alguns eventuais encontros procedurais em qualquer parte do trajeto pode nos parar em momentos aleatórios. Eles podem ser bons ou ruins. Seja encontrando algum vendedor na estrada. Ou sendo parados por capangas caçadores de recompensa. Até por animais perigosos ou por monstros que estão apenas caçando.
No jogo, podemos também comprar ou roubar cavalos. Além de aumentar a capacidade do nosso inventário (que não é muito grande), também viajamos mais rápido. E o melhor de tudo é que podemos escolher parar para se vamos aceitar esses encontros aleatórios quando eles aparecem.

Habilidades
Weird West tem um sistema de progressão bem completo. Tudo isso começa com as habilidades desbloqueáveis para cada personagem. Para isso ser possível, precisamos antes de tudo coletar as chamadas Relíquias de Nimp. São itens raros escondidos nos cenários. O game é bem generoso nesse quesito. Então se você explorar um pouco as regiões, sempre irá achar um. Elas serão utilizadas para desbloquear as habilidades. Contudo existem dois tipos delas. Habilidades de personagem e de armas.
As habilidades de personagem são únicas para cada jornada. Elas variam desde desacelerar o tempo por alguns segundos. Magias que transformam inimigos em aliados por um tempo determinado. Ou até dar uma investida nos inimigos. Causando dano e os deixando atordoados.
As habilidades de arma varia para cada uma delas. Porém com várias opções também. Aqui nós temos disponíveis habilidades para revólver, escopeta, rifle, arco e armas corpo a corpo. Podemos desde transformar todas as nossas balas por tiros eletrificados ou explosivos. Podemos fazer uma chuva de balas ou uma saraivada de balas ao mesmo tempo. Portanto essas habilidades mudam um pouco a forma que utilizaremos nossas armas.
As armas corpo a corpo as opções também são muitas. Podemos dar golpes giratórios, atingindo mais adversários. Ou até aumentar a velocidade desses golpes por um certo tempo. Enfim, talvez essa seja a parte mais divertida de Weird West. Achar uma arma favorita e explorar as habilidades disponíveis nela.
Infelizmente as habilidades não são mantidas de uma jornada para a outra. Nem mesmo as de arma. Entretanto isso é totalmente compreensível. Afinal cada jornada temos um protagonista diferente. Então podemos variar nosso gameplay para cada um personagem.

Vantagens
As vantagens são bem parecidas com as habilidades. Mas para desbloqueá-las, precisamos coletar algumas cartas nas áreas. Elas são chamadas de Ases de Espadas Dourados. Essas vantagens são algo mais parecidas com magias passivas. Portanto, não tem como acioná-las durante o gameplay. Contudo, são muito importantes na jornada para deixar as coisas mais fáceis. E não influenciam apenas no nosso jogador, mas sim no mundo a sua volta.
Elas variam bastante. Como por exemplo reduzir o preço dos itens e das taxas de serviço nas lojas. Ou aumentar a vida dos nossos aliados. Podemos também melhorar a quantidade de vida ganha ao utilizar curativos. E aumentar nossa vida máxima ou até velocidade enquanto estamos agachados, melhorando a furtividade.
Além disso, cada vantagem possuem 3 níveis diferentes. Para debloquear o próximo nível da vantagem demanda mais cartas do que o nível anterior. Aumentando a dificuldade das melhorias. Entretanto, a cada nível as melhorias são significativamente visíveis. Para deixar as coisas mais fáceis. As vantagens são mantidas de uma jornada para a outra. Ao contrário das habilidades.

Recrutando capangas
Caso esteja achando as coisas um pouco difíceis ou se sentindo sozinho, é possível recrutar capangas. Assim formando sua party. A melhor forma de fazer isso acontecer são nos bares das cidades. Porém recrutá-los tem um custo. Temos que pagar um valor fixado de moedas para eles. Ter um bando aumenta a nossa capacidade de dano durante os combates. Mas se por acaso algum deles morra durante a jornada, é só voltar em algum bar que outro já estará lá esperando para algum trabalho.
Entretanto precisamos ser bons parceiros se quisermos manter os capangas no nosso grupo. Os capangas tem seu próprio sistema de moral. Então, caso nossa moral esteja muito baixa ou se fizermos algo muito ruim na frente deles, ele pode nos abandonar. O game não explora muito qual a moral de cada um deles. Então recrutar é praticamente um tiro no escuro. Também existe a possibilidade de recrutar os personagens principais das jornadas anteriores. Isso se eles ainda estiverem vivos. E ao recrutá-los, ganhamos as Reliquias de Nimp não utilizadas por ele. Entretanto, caso esse personagem tenha algum rival, ele passa a ser nosso também. Portanto pode esperar que seremos caçados em algum momento.
Sistema de moral
Diferente de muitos jogos de RPG, não podemos simplesmente agir sem consequências. Como entrar em lugares e saquear todos os itens. Se formos vistos roubando ou cometendo algum tipo de crime, nossa reputação cai gradativamente. Além disso podemos ser presos caso capturados pelo xerife do lugar. Entretanto se conseguirmos fugir, um mandato de busca é colocado sob nossas cabeças e seremos caçados. Assim, nossos encontros casuais com caça recompensas aumentará. E se formos pegos, existem duas formas de sair da prisão. Pagando algumas moedas para sair instantaneamente ou esperar um tempo na cadeia até nossa pena ser cumprida.
Durante a noite, os estabelecimentos fecham. Portanto nossa entrada não é permitida. Mas mesmo assim é possível invadir esses locais fechados com uma gázua. Contudo precisamos evitar barulhos e ser vistos. Andar agachados é a melhor alternativa. Evitando barulhos e as chances de sermos detectados. Contudo isso também fará com que nossa reputação caia.
Nas cidades existem quadros com recompensas. Nele podemos pegar contratos para caçar bandidos e gangues. Cada um com seu grau de dificuldade e com uma recompensa diferente. Geralmente eles se escondem nas dungeons. E nem sempre é fácil capturá-los ou matá-los. Eles sempre estão acompanhados de muitos capangas. Assim após finalizar o contrato, podemos voltar, falar com o xerife e reivindicar a nossa recompensa.
Caso nós tivermos cometido algum crime, estaremos nesse quadro também. Mas podemos pagar pela nossa própria recompensa e retirar nosso nome desse mural. Dessa forma nossa moral sobe um pouco. E nem tudo o que fazemos é para diminuir nossa moral. Para aumenta-la, podemos libertar NPC’s presos ou derrotar líder de gangues perigosos. Dando mais segurança para as pessoas.
Formas de se curar
Em Weird West, existem várias formas recuperar o HP. Primeiramente temos os cactos. Neles podemos coletar água. É ela que faz aumentar o nossa vida. Porém em pequena quantidade. Esses cactos ficam espalhados entre as áreas do jogo. Em algumas delas existem muitos, sendo mais fácil de encontrá-los. Em outras áreas eles são poucos. Portanto não é aconselhável depender apenas dessa fonte para recuperar nossa vida.
Em segundo lugar, podemos também recuperar nosso HP cozinhando alimentos. Podemos matar alguns animais e coletar a carne deles. Esses alimentos precisam ser cozinhados em fogueiras antes do consumo. Também existe a possibilidade de encontrar alguns alimentos prontos. A maioria deles está dentro das casas ou estabelecimentos. Entretanto quando temos outros integrantes na nossa party a recuperação de vida é dividida entre todos os membros.
Além disso, temos os Curativos e as Elixir. Os curativos são a melhor forma de recuperação. Pelo menos na maior parte do tempo. Pois elas recuperam mais pontos de vida. Os curativos também curam parcialmente outros membros da party. E não menos importante, temos as poções. A primeira delas é o Elixir do Sexto Sentido. Ele nos ajuda a achar itens mais fáceis nas áreas. O tônico revigorante recarrega nossos pontos de ação, que são utilizados para usarmos as habilidades. E por último temos a poção antiveneno. Assim removendo a condição de envenenado do personagem.

Elementos Immersive Sim
Muito do que acontece em Weird West está escondido no cenário. E para descobrirmos mais sobre esse mundo, depende apenas da nossa vontade e da nossa exploração. Mas para que o jogador se sinta estimulado a explorar, a recompensa precisa ser boa. Aqui nós somos recompensados com ótimas histórias sobre o mundo ou alguns personagens. Seja nos longos diálogos com os NPC’s ou principalmente nos arquivos de texto espalhados pelo jogo. Eles são os mais variados. Desde livros, a papéis escritos em paredes ou recortes de jornais, nos situando muito sobre o que está acontecendo a nossa volta.
O jogo acerta em cheio em simular um mundo real, nos dando liberdade para escolher como vamos explora-lo. Assim deixando claro que ele não depende de nós para existir. Além disso, ele sempre nos dá formas diferentes de como resolvermos as missões. Seja totalmente no stealth, ou no combate direto. Ou a minha favorita que é mesclar os dois estilos. Em algumas missões nós temos a opção de achar itens para acessar áreas ou apenas achar alguma forma de entrar no lugar específico. Ou se quisermos, podemos matar todas as pessoas de uma cidade. Assim tornando-a deserta. Até ela ser ocupada por gangues locais.
Dessa forma temos um incentivo para explorar completamente os ambientes. E a recompensa aqui se dá na exploração e não pela experiência adquirida durante as campanhas. Algo que outros RPG’s poderiam fazer.
Trilha sonora
Talvez um ponto que deixou um pouco a desejar em Weird West é sua trilha sonora. E não por ser ruim. Mas sim por não ser mais presente. Na maioria dos confrontos as músicas não se destacam muito. Além disso elas são bem baixas. Talvez essa seja uma escolha dos desenvolvedores para não desviar o foco do jogador do combate. Contudo realmente faltou um maior destaque aqui. Outra opção seria explorar melhor a trilha sonora nas cutscenes. Porém elas servem para explorar os diálogos importantes para a história. Então ela também quase não aparece.
Mas de fato devemos elogiar a trilha nos momentos em que aparecerem. Geralmente elas aparecem e ganham destaque antes de algum combate importante. Ou antes de algum encontro chave para a jornada de certo personagem. Infelizmente são poucas as vezes que isso acontece.
Conclusão
Inegavelmente temos aqui mais um baita acerto da devolver. A WolfEye traz uma experiência completa de RPG com elementos interessantes do gênero Immersive Sim. Mesclando histórias intrigantes com um bom gameplay na maioria do tempo. Além disso, oferecendo 5 campanhas totalmente diferentes uma da outra, com personagens característicos do velho oeste.
O gameplay poderia ser um pouco mais polido, isso é fato. Principalmente no sistema de mira. Mas essa escolha por parte dos desenvolvedores pode agradar muitas pessoas por se diferenciar de vários outros títulos do estilo. Entretanto, o game precisa de algumas melhorias no desempenho. Em vários cenários existem quedas de FPS. Mas é super compreensível. Visto a ambição do estúdio em trazer um RPG tão completo e cenários cheios de elementos. Mesmo assim incomoda em alguns combates. Isso é algo que a desenvolvedora deve ter uma atenção no lançamento.
E por fim vale destacar o cuidado que o estúdio teve com a localização do jogo para PT-BR. Afinal temos muito conteúdo em texto através dos arquivos espalhados pelo cenário. Essa é uma qualidade que deve ser exaltada, visto que temos muitos jogos triple A que não oferecem essa opção de localização. Temos aqui um dos melhores jogos do ano até o momento. Mas que se aparecer em listas de game of the year no final do ano irá surpreender muitas pessoas. E o melhor de tudo é que ele foi lançado no Game Pass. Então se você tem acesso ao serviço da Xbox, você precisa jogar Weird West.