Slipstream é um jogo indie de corrida que busca simular os jogos clássicos do gênero.
Com um encantador e lindo visual em pixel art e uma quantidade considerável de conteúdo, ele consegue ser uma excelente pedida para os amantes de jogos retrô.
E embora tenha um enorme respeito e apreço pelos jogos que homenageia, ele também carrega uma identidade própria e muito carinho em sua criação.
Além de uma clara inspiração nos jogos clássicos do gênero, também carrega uma forte influência de estéticas Synthwave.
Fora os jogos clássicos de corrida, a obra ainda prestigia alguns jogos da era 16 bits como vamos abordar mais a frente.
Slipstream foi desenvolvido por um desenvolvedor brasileiro de jogos, chamado Ansdor (https://twitter.com/ansdor) e pode ser encontrado para Nintendo Switch, Steam, Playstation 4 e 5 e para Xbox One e Series X|S.
Apertem os cintos
Em um primeiro momento tive a forte impressão que Slipstream se tratava de um jogo bastante difícil.
Veja bem, eu sou bem modesto em relação a videogames, não sou o mais habilidoso dos Gamers em nenhum jogo, mas ainda assim, sou um jogador ferrenho, por isso foi surpreendente para mim o desastre enorme que se sucedeu em minha primeira tentativa.
De qualquer forma, essa não é exatamente a realidade sobre o jogo, embora ele tenha uma curva de aprendizado bem única.
Slipstream se diferencia de outros jogos de corrida por possuir uma mecânica única de derrapagem.
Essa mecânica não é tão fácil de se executar, principalmente sem perder velocidade.
Além disso, mesmo quando bem executada, o jogador ainda precisa ter certo controle para isso ter um efeito positivo.
Achei importante começar falando dessa detalhe, pois ela causou um forte impacto em mim logo em minha primeira jogatina.
Isso dito, ela se demonstrou um diferencial importante e prazeroso quando masterizada.
Ainda assim, para os jogadores menos habilidosos, o jogo oferece uma opção de derrapagem automática, tornando o jogo bem acessível.
Slipstream
Embora a derrapagem deixe uma forte impressão, a mecânica principal do jogo é o Slipstream.
O Slipstream funciona como um turbo que se acumula após ficar uma certo tempo atrás de outro corredor.
É explicada pelo jogo como efeito causado pelo carro da frente diminuir a corrente do ar para você, permitindo que você acumule velocidade.
Essa Mecânica é essencial para ultrapassar corredores e todo o jogo foi balanceado em torno dessa mecânica e da derrapagem.
Ela também cria um balanceamento interessante no jogo no sentido de que largar em primeiro nem sempre é vantajoso.
Outro ponto importante do Slipstream é que para sustentar esse modo, não podemos bater em nada.
Isso parece óbvio, mas o ponto é o jogo ser balanceado em torno disso, como dito.
Os sprites dos carros são bem largos, e até proporcionais, por assim dizer.
Por isso, é bem difícil controlar o carro em alta velocidade e ultrapassar seus adversários sem tocar neles ou no cenário, ainda mais mantendo a mecânica de derrapagem sob controle.
Isso porque a maioria das pistas do jogo são curvas.
Overdose de estilo
É impossível jogar Slipstream e não se impressionar.
O jogo é altamente estilizado em todas as instâncias que você possa imaginar.
Os menus, por exemplo, são altamente estilizados, com padrões que beiram a psicodelia.
Já os carros, embora não ofereçam tanta variedade, possuem designs interessantes e fiéis ao estilo de carros antigos.
Os nomes das pistas carregam as principais referências do jogo, a maioria delas possuem nomes de zonas clássicas do Sonic, e são completamente inspiradas nesses locais.
Se você sempre sonhou em disputar uma corrida em Chemical Plant, essa é sua chance.
O jogo é cheio de cenários deslumbrantes, e este detalhe é um baita extra para os fãs do ouriço azul.
A trilha sonora não deve em nada nesse sentido, e embora não seja excepcional, combina bastante com o jogo.
Além de tudo isso, Slipstream ainda faz questão de dar rosto e personalidade, mesmo que pouca, aos corredores adversários.
Isso combina muito bem com a mecânica de rival que ele aplica em vários dos modos.
Essa mecânica consiste em colocar um corredor que sempre irá começar próximo do 0 a 0 com você, de forma que vocês entram na corrida juntos, e devemos vencê-lo de forma justa.
Isso serve como um objetivo secundário e garante que o jogador nunca fique entediado.
E funciona muito bem, já que alguns modos consistem de uma série de corridas seguidas que podem ser fáceis para jogadores muito experientes que abriram uma larga vantagem.
Falando dos rivais, não podemos deixar de falar de uma das características mais cativantes do jogo, sua enorme variedade de modos de jogo.
Grand Tour e Corrida Única
O modo Grand Tour consiste em 5 corridas conectadas com ramificações de caminho.
Ao fim de cada uma das 5 corridas o jogador terá um caminho oferecido a ele, que poderá decidir entre duas pistas diferentes.
Em cada uma dessas pistas o jogador corre contra um rival diferente, sendo seu único inimigo palpável além do trânsito.
Fora isso, o jogador ainda terá que correr contra o tempo, podendo falhar em qualquer uma das pistas e ter o jogo interrompido caso ultrapasse o limite estipulado.
Já o modo Corrida única é o mais comum nesse tipo de jogo, sendo apenas uma corrida simples, mas bastante customizável em qualquer pista do jogo.
Grand Prix e Cannonball
O modo Grand Prix é o que mais se assemelha aos jogos retrô.
Ele simula um campeonato com 5 pistas totalmente independentes e um sistema de pontuação. Além disso, o maior diferencial desse modo é a customização opcional de carro.
Enquanto na maior parte dos modos os carros possuem um balanceamento padrão, nessa o jogador pode escolher. Eu considero esse modo mais difícil, mas ainda assim me diverti bastante com ele lembrando das longas jogatinas de Top Gear com meus pais.
As customizações alteram diretamente os status do carro, o que me fez sentir falta de mecânicas como pneus de chuva como esses jogos costumavam ter. Ainda assim, por ser apenas um dos modos do jogo, enriquece bastante e é bastante satisfatório.
O modo Cannonball deve ser um dos mais diferentes do jogo. Este modo se trata de várias corridas seguidas a escolha do jogador e possui uma vasta quantidade de customização. Você pode ativar e desativar rivais, escolher o número de corredores e até a densidade do tráfego.
Nesse modo você também pode aumentar o número de pistas para além do padrão de 5, para até 30 em sequência. No entanto, como o jogo só possui 15 pistas, isso implica em obrigatoriamente repetir algumas.
Porém, o jogador pode escolher como quiser as pistas do modo, podendo jogar até mesmo 30 vezes a mesma pista se assim desejar.
Desafio de Tempo e Battle Royale
Concluindo os diversos modos que Slipstream oferece, temos acesso ao modo que deve ser o mais simples, mas também o mais especial.
O modo desafio de tempo é exatamente o que você espera dele, e serve apenas para você poder bater os próprios recordes. Ainda assim acho um bom modo que incentiva, por exemplo, a realização de speedruns.
Já o seu irmão diferentão consiste em um modo bastante inusitado para jogos do gênero, um Battle Royale.
Nesse modo, o número de corredores é o número de pistas também, sendo o máximo 16. Toda vez que uma pista termina, o carro que estiver por último será eliminado da corrida. Por isso, caso você jogue esse modo com 16 corredores e vença, terá passado por todos os cenários do jogo.
Além dessa incrível variedade de modos, Slipstream oferece um modo multiplayer de até 4 jogadores. Os modos acessíveis para multiplayer são Grand Prix, Corrida Única, Cannonball e Battle Royale.
O multiplayer, no entanto, dificulta a utilização da última mecânica específica de Slipstream, a função de rebobinar.
Essa função permite ao jogador voltar até 5 segundos no tempo e possui um tempo de carregamento proporcional ao tempo perdido. Isso engrandece muito o jogo, já que a experiência de jogar Slipstream é bastante frenética e exige muito do jogador.
Assim é necessário cometer dois erros em um período curto para ser brutalmente punido. Isso é dificultado no multiplayer já que para ativar essa função, todos os jogadores devem usá-la ao mesmo tempo.
Não pare na pista
Slipstream foi uma das surpresas mais interessantes desse ano.
Um jogo completamente Brasileiro, feito basicamente por um desenvolvedor muito talentoso e de alta qualidade.
O jogo tem uma quantidade imensa de conteúdo sendo oferecido por um preço extremamente atrativo no Brasil em qualquer plataforma.
Eu definitivamente recomendo esse jogo para qualquer um que tenha interesse em qualquer uma das qualidades citadas.
Seja a infinidade de modos com opções de multiplayer, ou até mesmo a detalhes estilosos, Slipstream merece ser um enorme sucesso.