Um sucesso absoluto
GTA V é um sucesso até hoje e todos nós já sabemos disso. Não é à toa que a Rockstar explora até hoje o máximo de alternativas para manter seus jogadores ativos, e dessa forma ganhar mais dinheiro. De 2013 até hoje, o título já vendeu cerca de 160 milhões de cópias, e atravessando 3 gerações de consoles. Além disso, o game venceu o prêmio de jogo do ano de 2013, mesmo disputando com títulos como The Last of Us, por exemplo.
Posteriormente, ganhou uma nova versão para a oitava geração de consoles com algumas melhorias. Sejam melhorias técnicas, correção de bugs, e a mais importante e interessante delas, a adição da perspectiva em primeira pessoa. Isso deu aos jogadores novas alternativas e um novo ponto de vista durante a campanha.
Em 2022 a Rockstar foi além. Após 9 anos do lançamento, mesmo com os fãs esperando o próximo título da franquia, mais uma versão de Grand Theft Auto foi anunciada. Agora com as melhorias trazidas a partir do hardware dos consoles da nova geração. Como, por exemplo, carregamento mais rápido e a tecnologia Ray Tracing, algo que não existia nem na versão de PC. Entretanto, a chegada dessa nova versão trouxe de volta um antigo questionamento que eu tinha desde o seu lançamento em 2013. De como GTA é um Goty preguiçoso
O prêmio foi merecido?
Até hoje, muito se fala sobre GTA V ter merecido ou não o prêmio de jogo do ano em 2013. Outros grandes títulos disputaram essa categoria com ele, e o que mais chamou a atenção foi The Last of Us. Uma obra-prima da Naughty Dog naquele ano, inovando o gênero de jogos narrativos, sendo um jogo de ação e aventura com a temática de terror. Portanto, é totalmente diferente do ganhador. Afinal Grand Theft Auto V é um mundo aberto, com total liberdade para o jogador fazer o que quiser nesse mundo.
GTA V é um sandbox, ou caixa de areia em português. Esse termo é usado quando o jogador tem inúmeras possibilidades e uma grande liberdade dentro de um jogo. Sendo assim, a sua experiência é moldada a partir de sua criatividade. E esse mundo aberto foi tão bem feito, que acabou copiado por vários estúdios nos anos seguintes. Sua história conta com 3 personagens jogáveis, com objetivos e missões totalmente diferentes para cada um, mas que se encontram na maior parte da história. O estúdio apostou no humor sarcástico e numa crítica social afiada para a época.
Enquanto isso, The Last of Us seu concorrente direto, foi o ponto de virada para o desenvolvimento de jogos dentro da PlayStation. Ele traz uma história muito mais pé no chão, com personagens bem desenvolvidos e extremamente carismáticos, que nos fazem importar com o que está acontecendo com eles. Entretanto, com uma campanha totalmente linear, trazendo poucas mecânicas, mesmo que todas elas sejam bem polidas. Como a combinação perfeita da falta de materiais e a adaptação para craftar itens, por exemplo. Portanto, por serem experiências tão diferentes, qualquer um que ganhasse o prêmio de GOTY em 2013, a escolha seria questionável.
Os problemas de GTA V
Um dos maiores problemas de Grand Theft Auto V é o seu combate corpo a corpo. Não precisamos ir longe para achar um combate melhor. Na própria franquia existem experiências melhores e mais completas. Para quem não se lembra GTA San Andreas tinha um sistema bem completo para esse combate, com academias, onde podíamos levar o protagonista para treinar. E quanto mais treinávamos, melhor o nosso personagem ficava, ao ponto de aprender novos tipos de golpes. O quinto título da franquia simplesmente não teve essa mecânica.
O anúncio de 3 protagonistas jogáveis gerou muito hype na época. Essa escolha no desenvolvimento foi um completo sucesso. Cada protagonista tem uma história e características diferentes. Mas quando eles estão juntos, há pouca interação entre eles, sejam diálogos, missões exclusivas ou a fata de possíveis encontros casuais entre eles. Essa adição seria muito interessante para a campanha.
Além disso, existe pouca customização em GTA V. Afinal estamos falando de um game sandbox. Então o que não deveria faltar aqui são opções para mudanças nos personagens. Algo mais complexo do que a customização de roupas e cabelo padrão que já vimos nas maiorias dos jogos atuais. Vale lembrar que GTA San Andreas também trouxe muito mais conteúdo que simplesmente não foi reaproveitado aqui. Quem não se lembra que em certas missões em San Andreas, se o CJ estivesse gordo demais, não conseguíamos iniciar a missão? O mesmo acontecia se ele estivesse muito magro. Isso com certeza é algo que traria muita variedade para a campanha.
O mau dos Sandbox
A ideia de um título ser um sandbox é bastante interessante. Ela basicamente consiste em deixar o jogador livre para fazer o que quiser. E na maioria das vezes, isso funciona bem. GTA V traz a experiência definitiva no gênero sandbox. Contudo, muitas vezes esses conteúdos dentro do jogo são irrelevantes, ou não acrescentam muito para a experiência. Em alguns casos, elas existem apenas para deixar a experiência mais densa. E talvez o tempo para desenvolver essa quantidade de conteúdos prejudique mecânicas de gameplay que seriam mais importantes.
Um grande exemplo é a mecânica de tiro em Grand Theft Auto V. Apesar de funcionar na maioria do tempo, ela é muito simples. Essa mecânica é um dos pilares do game, mas que se fossem melhor explorada e mais complexa, faria a experiência ser bem melhor. Essa falha é praticamente uma marca da Rockstar, que se estende por vários anos, mesmo tendo melhorado muito em 2018, com Red Dead Redemption 2.
GTA V traz muito conteúdo raso, mesmo que muitos jogadores queiram apenas se desligar do mundo real e curtir a experiência, sem ter que pensar muito em coisas complexas. A impressão passada aos jogadores é que, desenvolver várias mecânicas, por menos interessantes e úteis para a experiência que sejam, é melhor que menos mecânicas e conteúdo. Mesmo que com polimento maior e com uma proposta que faça total sentido para a campanha do jogo.
Muito conteúdo tem um custo alto
Por mais que muito do conteúdo de Gran Theft Auto V seja raso, desinteressante ou não agregar muito, ele existe. E não é fácil desenvolver tanta coisa e fazer tudo isso funcionar bem. Para isso, é necessária muita gente por trás no desenvolvendo. Não se sabe exatamente detalhes sobre problemas de crunch no desenvolvimento do título de 2013. Porém, sabemos que a Rockstar não tem um histórico muito bom com seus jogos. Em Red Dead Redemption 2 de 2018, muitos funcionários eram obrigados a trabalhar por mais de 100 horas na semana. Dessa forma, é difícil acreditar que os desenvolvimentos anteriores não tiveram esse tipo de problema também.
Outro exemplo semelhante é o de The Last of Us 2 lançado em 2020. Seu desenvolvimento sofreu os mesmos problemas que a Rockstar com Red Dead Redemption 2. O título da Naughty Dog enfrentou dificuldades no seu lançamento e uma grande parte dos seus desenvolvedores foram obrigados a fazer crunch. No entando, essa atitude rendeu bons frutos para o estúdio, afinal The Last of Us foi o vencedor de jogo do ano em 2020. Contudo, custando caro para seus funcionários. Não é coincidência que novamente os dois estúdios sejam mencionados. Além da qualidade das suas produções ambos têm histórico de desenvolvimento ruim.
É bom, mas poderia ser melhor
Inegavelmente, GTA V diverte os jogadores com muito conteúdo. Não é à toa que foi o jogo do ano de 2013. Mesmo com a desenvolvedora tentando ao máximo sugar o dinheiro e o tempo dos jogadores, ela continua trazendo bastante conteúdo e novidades. Seja apenas estético ou como novas missões e corridas, por exemplo. Também é fato que o jogo já nasceu com vários problemas. Entretanto, o trabalho da Rockstar para trazer esse jogo no PlayStation 3 e no Xbox 360 na época foi praticamente um milagre, visto a ambição do estúdio. Mas para esse milagre acontecer algumas coisas precisaram ser deixadas de lado. Como, por exemplo, algumas mecânicas que já existiam desde os jogos PlayStation 2 e foram esquecidas.
Fica claro que a Rockstar optou por mais conteúdo, a algo melhor trabalhado e complexo, somente para passar a impressão para o jogador que existe bastante coisa a se fazer. No entanto, no fim transmite um sentimento de que estamos apenas arranhando a superfície de algo que poderia ser melhor. Apesar de muitos jogadores casuais não ligarem para esses pontos, é algo que existe e vale a pena ser discutido. Afinal, a própria empresa já fez trabalhos melhores, seja na mesma franquia ou até em outras. E com a quantidade absurda de cópias vendidas, é difícil recebermos algo diferente do que o recebido em GTA V.