Já a alguns anos a Nintendo oferece um serviço de assinatura que permite ao dono do Nintendo Switch jogar online.
Embora o Nintendo Switch Online e seu passe de expansão estejam longe do serviço desejado pela maioria, me incluindo nessa parcela, ainda tem algumas joias retro dentre seu catalogo.
Por isso resolvi indicar alguns jogos que devem ser jogados por qualquer um que adquira a assinatura nos dias de hoje.
Separei 10 títulos para apresentar aos novos donos do Switch ou para os jogadores que até hoje não se deram ao trabalho de abrir os aplicativos.
Lembrando que a Nintendo oferece também um curto free trial que é mais que suficiente para jogar a maioria dos jogos listados que podem ser concluídos em algumas horas.
10 – Banjo-Kazooei
Caso você seja um jogador mais casual que não viveu a era do Nintendo 64 e não costuma participar de comunidades online, esse é um jogo que pode facilmente passar fora do seu radar.
Uma das maiores joias do console, Banjo é um platformer 3D que segue os moldes dos jogos mais famosos da época, os “Collectaton”. Com uma gameplay que dura boas horas para os jogadores menos experientes, Banjoo é um dos jogos mais aclamados de sua época. Além disso ele foi feito pela Rare, empresa que na época era sinônimo de bons jogos. A Rare conta em seu catalogo com alguns dos jogos mais populares da época, o selo da empresa é um forte indicativo de “deve ser jogado”.
9 – Sonic 2
Caso você tenha o passe de expansão, a versão mais cara da assinatura, você também terá acesso garantido a alguns títulos da Sega. Esse que deve ser o título de maior peso dessa sessão é tido por alguns como o melhor título da trilogia clássica do ouriço. Certamente, a experiência se beneficia muito das funções de “save state” já que é um pouco punitivo demais. Isso porque o jogador deve voltar do começo do jogo caso fique sem “continue”, e ainda possui uma sequência final de chefes que não é tão justa com jogadores desavisados e que não conhecem os pontos fracos.
Além de uma das melhores experiências em plataformers 16 bits que você pode ter, esse jogo deu forma a boa parte das mecânicas que representam a franquia até hoje. Com uma trilha sonora de tirar o fôlego e algumas das zonas mais icônicas de Sonic, esse é um dos jogos que mais estimo desta lista.
8 – The Legend of Zelda Ocarina of Time
Possivelmente um dos títulos mais amados de toda a história da Nintendo, Ocarina of Time criou os fundamentos que passaram a ser usados na maior parte dos jogos da série principal.
Com a maior nota da história em alguns agregadores, como o Metacritic, esse jogo é totalmente digno até mesmo do primeiro lugar dessa lista. Isso dito, devido a sua popularidade até hoje, acho que dificilmente qualquer fã de Zelda deixaria esse jogo passar por baixo do radar.
7 – Earthbound
Com o “boom” dos jogos que tiveram inspiração em Earthbound, esse jogo não poderia ficar de fora. Jogos simples e fofinhos com temas mais filosóficos e emotivos estão em evidência desde o lançamento de Undertale em 2015.
Caso você goste desse tipo de experiência, não deve perder a chance de jogar essa obra que até hoje é bastante atual e relevante. Ainda que você nunca tenha jogado algo do tipo, Earthbound ainda é um RPG bem interessante, coisa rara nesse pacote.
6 – Mario kart 64 e Super Mario kart
Outros jogos que dificilmente passariam despercebidos, mas que não podemos esquecer em hipótese alguma, são os jogos de corrida do Mario.
O principal atrativo nesse caso é a possibilidade de jogar “coop local”, só que online, em jogos como Mario kart 64 permitem que até 4 amigos dividam uma experiência.
Embora a qualidade da conexão online do serviço oscile bastante, ainda é uma experiência interessante.
5 – Super Metroid
Com a alta dos jogos do estilo Metroidvania, criados com inspiração em Metroid e Castlevania, esse jogo é uma pedida certa.
Um dos jogos mais impressionantes da época 16 bits ainda é uma experiência tão valiosa quanto qualquer Metroidvania moderno, além de uma maneira simples e muito única de experimentar o gênero, caso seja seu primeiro contato.
Super Metroid carrega um charme exclusivo da franquia, sendo um dos títulos mais aclamados de toda a série, o que o faz ser interessante até mesmo para veteranos.
4 – Super Mario All Stars
Uma coletânea cheia de charme, ela traz remakes dos jogos clássicos do Mario lançados no Nintendinho. Embora todos os jogos estejam disponíveis individualmente no serviço, considero essa a versão mais moderna e interessante para ter essa experiência
.
Com jogos divertidos e carismáticos cheios de valor histórico, essa coletânea foi um dos títulos que mais joguei na infância e me diverte, bem como a adultos e crianças até hoje.
3- The Legend of Zelda: A link To The Past
Embora a maioria dos fãs de Zelda prefira os jogos 3D da franquia, essa é minha aventura favorita do Link.
Como uma ótima entrada a estrutura do que é Zelda, esse jogo é uma pedida certa para quem só conhece as versões 3D. Resolvi também colocar essa obra acima de Ocarina of Time, pois ela é mais fácil de ser desconhecida para a maioria dos jogadores.
2 – Donkey Kong Country 1 e 2
Dois dos meus plataformers 2D favoritos também integram o catalogo, com ambos os jogos ostentando muita qualidade e charme.
Para quem cresceu jogando Mario, ou só conhecem os DKC mais recente, esses jogos são essenciais. Esta é um título único, com uma trilha sonora apaixonante e visuais excêntricos que se sustentam ainda hoje.
Esta é uma das experiências mais diferenciadas de toda essa lista, e por isso merece a posição tão elevada.
1 – Super Mario World
Certamente o maior clássico dessa lista, sendo até o jogo mais vendido do Super Nintendo. Embora seja difícil alguém se esquecer de Mario World, é sem dúvidas o jogo mais obrigatório da lista.
Com visuais impressionantes em pixel art e um level design no ponto, é visto por muitos como o melhor plataformer 2D da história. Além disso, introduziu Yoshi e vários poderes que marcaram e moldaram a franquia de Mario até os dias de hoje.
Sendo o bigodudo símbolo da Nintendo e dos Videogames, Super Mario World é um jogo importante para todos os jogadores de Nintendo.